Klub Sportowy Górnik Zabrze

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Górnik Zabrze)
Ir para: navegação, pesquisa
Klub Sportowy Górnik Zabrze
Escudo do Górnik Zabrze.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial '
Origem Bandeira da Polônia Polônia- Zabrze
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Polonês
Divisão Ekstraklasa
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Klub Sportowy Górnik Zabrze é um ex-time grande do futebol polonês que hoje em dia mal consegue ganhar algo em seu próprio país e inclusive já coleciona rebaixamentos na Polônia. É um time que serve de bom consolo para qualquer outro torcedor de qualquer outro time do mundo, que ache que seu time está ruim o bastante e irreconhecível, o Górnik Zabrze tem a função social de acalmar estas pessoas sendo pior que qualquer outro time que já foi grande em alguma época no passado, até mesmo o Guarani.

História[editar]

Fundação[editar]

Este time fora fundado em 1948, e sua função inicial era o de servir de saco de pancadas do rival Légia Varsóvia mais tradicional e mais vitorioso. Perder no campeonato polonês é considerado uma tarefa mais difícil que ganhar uma Liga dos Campeões, então rapidamente o Górnik Zabrze ganhou respeito e reconhecimento em sua aldeia natal, a cidade esquecida de Zabrze.

1960 a 1989[editar]

Apesar dos primeiros anos de fiascos, o time viria a gozar de 30 anos de sucesso no cenário polonês. Como os times da capital Varsóvia eram formados por playboyzinhos filhinhos de papai e todo tipo de elite intelectual, seres os quais os comunistas denominam de "modinha", todos os jogadores destes tradicionais clubes da capital começaram a apanhar da polícia secreta e seu desempenho caiu vertiginosamente na competição, deixando espaço para o Górnik Zabrze ganhar seus únicos títulos, pois advindo de uma aldeia de plantadores de batata e com um escudo com o símbolo de duas marretas, este time de peões se tornou um xodó do governo comunista.

Nesta época de glórias foi o time onde jogou o craque polonês Włodzimierz Lubański, um escravo que fora portanto proibido de sair do país conforme as leis vigentes, por isso mesmo com tantos títulos poloneses o Górnik Zabrze nunca foi lomge em nenhuma competição internacional pois metade de seus jogadores sempre estavam proibidos de viajar.

É até hoje o maior time vice polonês devido ao glorioso vice da Taça das Taças de 1969-70. Goleou times tradicionais mas incrivelmente ruins ao longo de seu caminho rumo à final. Goleou o Olympiacos, goleou o Rangers FC, não goleou e quase se fodeu para o inexpressivo PFC Levski Sofia. A semifinal porém foi algo totalmente inusitado. O Górnik Zabrze enfrentaria o AS Roma da Itália, mas por divergências na regra ao invés de jogarem futebol os dois times decidiram a vaga da final num jogo de cara ou coroa realizado na Áustria.

Na final perdeu de 2x1 para o Manchester City porque jamais um time polonês vencerá algum inglês.

A partir de 1990[editar]

Com a falência do comunismo, a arbitragem tendenciosa, tortura dos adversários e todas demais vantagens do Górnik Zabrze sumiram de uma vez. O clube entrou em grande decadência e nunca mais ganhou nenhum campeonato (nem de cara ou coroa).

Rebaixamento[editar]

Ainda muito desacostumado com o sistema capitalista, bastou fechar negócio com uma grande empresa multinacional de bebidas energéticas. Logo pelo campeonato polonês de 2008-09 ficou em último perdendo em casa até para o GKS Bełchatów, e rebaixou para a Segunda Divisão após sua primeira experiência capitalista. O clube até tentou dar uma de Fluminense e comprou a vaga do ŁKS Łódź, mas como rebaixavam dois times, o Górnik Zabrze rebaixou mesmo assim, em penúltimo.

Retorno, segunda divisão de 2009-10[editar]

Por 2 pontinhos conquistou o vice da Segunda Divisão Polonesa, só para relembrar os velhos tempos em que conseguia ser vice na Primeira Divisão para o Légia Varsóvia. Ficou 16 pontos atrás do campeão Widzew Łódź.

Títulos[editar]