Geografia da Romênia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Romênia é um país do leste europeu que faz fronteira à oeste com Hungria e Sérvia, ao sul com a Bulgária, ao norte com a União Soviética Ucrânica e a leste com o Mar Afro-descendente. Até 1991 fazia fronteira à nordeste com a Moldávia, mas como sabemos, esse território foi anexado e incorporado à Romênia naquele ano.

Relevo[editar]

Um pedaço de nada nos Cárpatos, na Romênia.

Basicamente a Romênia é cortada transversalmente pelos Cárpatos, uma cadeia de montanhas sombrias cheias de vampiros que esconde inúmeros vilarejos desconhecidos até hoje. No centro do país está o Monte Moldoveanu, que foi nomeado em homenagem ao herói nacional "O Robin Hood romeno".

À leste há uma pequena região chamada Dobruja que se trata de um pedaço inútil de geografia da Bulgária presente na Romênia.

Hidrografia[editar]

O principal rio da Romênia na verdade está na Bulgária e é mais importante em pelo menos outros 4 países europeus, sendo a Romênia a última parada deste rio, que é o Rio Danúbio.

Ao norte há também o importantíssimo Rio Prut, que se não fosse por ele os vampiros romenos jamais saberiam ao certo onde ficava a fronteira com a União Soviética, pois todos sabem que a fraqueza primordial dos vampiros são comunistas, por serem zumbis e caso seu sangue fosse consumido seria veneno para os romenos.

Clima[editar]

O clima predominante em todo pequeno território romeno é o clima comunista, importado da Rússia em 1946 e vigente até hoje, o que quer dizer que lá está sempre nevando e fazendo frio mesmo que a Romênia nem tenha uma latitude polar ou temperada, e essa curiosa propriedade pode ser testemunhada em qualquer filme que a Transilvânia aparece.

Vegetação[editar]

A flora predominante consiste em árvores zumbis, e dezenas espécies de faias sem folhas, pois na Romênia o outono predomina o ano inteiro.

A fauna selvagem romena é feita predominante por vampiros, dampiros e lobisomens. No final de 2004 , uma única cabra selvagem teria sido visto mordiscando uma cerca elétrica do lado de fora de Bucareste, mas o raro avistar nunca foi confirmado. Apesar de suas precárias condições de vida, o animal mais famoso em toda a Romênia é o majestoso chupacabra-de-peito-roxo, uma verdadeira maravilha da natureza, este predador noturno relutante em se reproduzir em cativeiro é caçado e barbaramente ordenhado pelos romenos e está ameaçado de extinção por causa do consumo indiscriminado de seu leite, que é um ingrediente chave na maioria, se não todas, as sagrados bebidas destiladas romenas.

Flag map România.png
Romênia
HistóriaPolíticaSubdivisõesGeografia
EconomiaCulturaTurismo