Geografia da Somália

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Somália é um país africano localizado em todo contorno do Pênis da África e tem um formato de tripinha torta, banhado à oeste pelo Oceano Indiano e ao norte pelo Golfo de Áden, faz fronteira à sudoeste com o Quênia e a noroeste com Djibuti. Do Djibuti ao Quênia há uma fronteira aleatória com o Quênia, uma terra conhecida como Terra de Ninguém.

Relevo[editar]

Uma cadeia montanhosa artificial na Somália

Na região da Somalilândia predomina um planalto montanhoso, onde está o Monte Suruba do Gato, que é a maior pica da Somália com mais de 200.000 centímetros, sendo ela a responsável pelo nome "Corno da África" para a região inteira.

Já ao sul o relevo é mais desértico, com planícies de dunas, muita guerrilha, fome e outras coisas típicas da geografia da África.

Hidrografia[editar]

A Somália é abençoada por Maomé com o maior litoral de todo o estado da África, sendo conhecida, em particular, por causa dos longos e profundos fiordes na parte ocidental do litoral país e maciças geleiras grandes.

Os principais rios somalis (por serem os únicos) são a dupla dos Rio Shebele e Rio Juba, que começam na Etiópia onde tentam fugir desesperadamente, e depois ao chegar na Somália toma o caminho mais rápido até o oceano para fugir com mais desespero ainda.

Clima[editar]

O clima da Somália é, ao norte, predominantemente o semi-árido, que é outra maneira de dizer que, para a metade do ano toda a água potável está contaminada, enquanto que durante a outra metade não há água em qualquer parte. Ao sul predomina o clima semi-desértico, porque assim que o pobre agricultor não basta combater as pragas de gafanhotos, mas também enfrentar a seca contínua para fazer crescer sua lavoura de nabos ou milícias.

Vegetação[editar]

Basicamente um deserto cheio de cactos, visto que apenas 1,64% das terras da Somália são aráveis, o que é um pouco triste quando você considera tudo que quase 10 milhões de pessoas com fome paralisante só possuem um pedaço de terra do tamanho de uma mesa de ping-pong para plantar.

Flag-map Somália.png Somália
HistóriaPolíticaSubdivisõesGeografia
EconomiaCulturaTurismo