Golden Axe (jogo)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Virtualgame.jpg Golden Axe (jogo) é um jogo virtual (game).

Enquanto você lê, Opa-Opa consegue pegar todas as moedas dropadas pelo chefão.


Cvania-nes phantombat fly.gif
Golden Axe (jogo) é da época da Velha Guarda dos Games

provavelmente foi um dos motivos para a crise de 1983


Machado Dourado
Golden+Axe.JPG

Tela principal do jogo, mostrando o quanto antigo se passa o jogo

Informações
Desenvolvedor Sega
Publicador Sega
Ano 1989
Gênero Beat'em up, Esquartejar, Esfaquear, Cortar, Matar, Se divertir
Plataformas Muitas Arcade, Mega Drive, Sega CD, Master System, DOS, Amiga, Atari ST, Amstrad CPC, Commodore 64, Arcade Legends Sega Genesis Volume 1, Virtual Console, WonderSwan Color, Xbox Live Arcade, ZX Spectrum
Avaliação 1x200
Idade para jogar De acordo com alguns patrimônios históricos; Livre

Cquote1.png Golden Axe? Por acaso é uma edição especial daquele desodorante?? Cquote2.png
Carla Perez sobre Golden Axe
Cquote1.png Agora é da era antiga? Parece que eles fazem de tudo aqui! Cquote2.png
Oscar Wilde sobre Golden Axe
Cquote1.png Isto lembra minhas aventuras. Cquote2.png
Conan sobre Golden Axe
Cquote1.png Como asssim "Machado de Ouro"? Cquote2.png
Nerd sobre Golden Axe
Cquote1.png Você quis dizer: Conan, o Bárbaro + O Senhor dos Anéis Cquote2.png
Google sobre Golden Axe (jogo)
Cquote1.png Você quis dizer: Conan Cquote2.png
Google sobre Ax Battler
Cquote1.png Você quis dizer: Red Sonja Cquote2.png
Google sobre Tyris Flare
Cquote1.png Você quis dizer: Gimli Cquote2.png
Google sobre Gillius Thunderhead
Cquote1.png Você quis dizer: Thulsa Doom Cquote2.png
Google sobre Death Adder
Cquote1.png Não é o Mestre, dos Sete Anões? Cquote2.png
Loira Burra sobre Gillius Thunderhead
Cquote1.png Ele ainda me deve muito dinheiro pra minha conta de luz. Cquote2.png
Jesus Cristo sobre Gilius Thunderhead
Cquote1.png Esse cara é perfeito para a nossa nova propaganda Cquote2.png
Fabricante de anabolizantes sobre Ax Battler
Cquote1.png Eu bato uma pra ela!! Cquote2.png
Nerd sobre Tyris Flare
Cquote1.png Eu só jogo isso aí para ver aquela gostosa de vermelho Cquote2.png
Punheteiro sobre Tyris Flare
Cquote1.png Na União Soviética, o machado de ouro esquarteja VOCÊ!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre Golden Axe
Cquote1.png PORRRRAAAA!!!! Cquote2.png
Jogador ansioso, tosco e suado sobre ter levado o "combo do Death Adder"
Cquote1.png Aê, terminei o jogo!! Cquote2.png
Jogador ansioso, tosco e suado, após pensar ter terminado o jogo, ao passar da fase 6
Cquote1.png Porra, tem mais?? Cquote2.png
Jogador ansioso, tosco e suado, ao perceber que o jogo na verdade, não termina na fase 6 no Mega Drive
Cquote1.png Caralho, que chefão é esse?? Ele solta magia e tudo!! Cquote2.png
Jogador ansioso, tosco e suado, enfrentando o real chefão final
Cquote1.png Morri!! AH, VÁ À MERDA, PORRA!!! Cquote2.png
Jogador ansioso, tosco e suado, extremamente calmo e sereno, ao ser derrotado.

Golden Axe é mais um Beat'em up feito pela Cega Sega (que novidade). Este é que nem muitos outros Beat'em ups conhecidos, mas neste contém algumas diferenças que serão citadas depois.

História[editar]

Uma das capas do jogo, mostrando Ax (frente) todo gostosão com sua espada, Gilius (esquerda) dando posse pra sua velhice, e Tryis (direita), mostrando sua pose famosa que todo mundo gosta.

O jogo se passa num lugar fictício chamado Yuria, um mundo que plagia em estilo de Conan, o Bárbaro. De acordo com a história, um chefão-malvado-grande-e-muito-fodão conhecido como Death Adder queria dominar o lugar (como todo bom chefão), e assim então capturou o rei e sua filha e o fizeram de prisioneiros em seu castelo. Ele então, pra espalhar um pouco de caos de destruição, mandou os seus 1000021 soldados inúteis pra poder destruir alguns vilarejos, e, enquanto isto, Death Adder encontrou o "machado de ouro" (daí o nome Golden Axe), o emblema mágico de Yuria, que na qual Death Adder se aproveitou daquele poder pra dar uma de chefão narcisista pra fazer coisas como:

Cquote1.png Se vocês não seguirem minhas regras, eu irei destruir a família real, junto com você, teu pai, tua mãe, mãe dele, tua irmã, tua irmãzinha, teu irmão, teu irmão mais velho, tua tia, seu tio engraçadão, sua sogra, sua cunhada, etc... Cquote2.png
Death Adder falando merda

Só que ele não contava com minha astúcia uma coisa; três bravos guerreiros procuraram vingança por ter seus parentes mortos e se dedicaram pra fazerem um passeio pelos vilarejos derrotando todos os 1289412 soldados inúteis e depois Death Adder pra vingar a morte de seus parentes. Agora cabe a eles derrotarem tudo pra salvar Yuria da destruição certa.

Sobre o jogo[editar]

O jogo é um Beat'em up. Ou seja, é aquela mesma história de você ter que ficar passeando pelas fases e cenários derrotando todos e tudo que apareça pelo seu caminho (já que o que só vai aparecer é inimigo mesmo). Mas aqui contém algumas diferenças. A diferença mais conhecida é o fato de isto se passar nas eras antigas, sendo então um dos raros games que se passam nas eras antigas e que não são RPG. Outra diferença conhecida é de que finalmente você pode se utilizar daqueles saltos esquizofrênicos de outra dimensão pra ter que pular paredes, escadas, pedras, casas, buracos infinitos e outros obstáculos inúteis.

Os cenários são o maior exemplo de imbecilidade criatividade que um desenvolverdor de games pode ter. Eles passam desde cascos de tartarugas até asas de águias gigantes. Pelo menos não existe um mapa de cachorro gigante, do contrário, ele poderia se coçar com a agitação da luta, se coçar pensando que são pulgas, e aí, fudeu!

A jogabilidade é bem moderada (já que você devera se utilizar de espadas e machados pra derrubar o cacete nos inimigos), e os sons estão... estão... a mesma coisa. Existem muitas outras diferenças, e dentre elas tem o fato de se utilizar de um meio diferente pra soltar especiais que será citado depois.

Os personagens[editar]

O jogo consiste em 3 personagens, 100000200 inimigos, e um chefão fodão.

  • Ax Battler: Ax Battler é aquele típico personagem que é fortão e tem corpo e estilo perfeito pra ser o protagonista principal do game, mas como aqui não tem histórias de líder ou então de protagonistas, então não irá passar de um guerreiro mediano. Ax é um bárbaro e, obviamente, ficava fazendo coisas de bárbaros antigamente, como por exemplo arranjar encrenca, ficar andando pra lá e pra cá com uma cueca de couro e beber umas. Ele procura vingança de Death Adder por sua mãe ter sido morta pelos seus soldados.

Ax é, como dito antes, um guerreiro mediano; ou seja, é médio tanto em habilidade quanto em magia. Sua magia consiste em simplesmente fazer umas mexidas em algumas lavas do centro da terra e, depois, traze-las para o solo pra se transformarem em explosões escrotas superfodonas e tudo mais.

Ax Battler é um personagem de péssimo desempenho. Trata-se de um jogador pesado e pouco ágil. Talvez seja por causa do excesso de músculos inúteis. Pressionando-se os botões de salto e golpe ao mesmo tempo, todos os personagens desferem um golpe mais poderoso com sua respectiva arma, mas esse golpe feito por Ax Battler é uma prova da sua viadagem, visto que ele gira a espada quem nem uma biba, pelo alto, e depois golpeia. Ui!! Além de tudo, é um golpe de pouco alcance.

Há indícios que Ax Battler seja um antepassado de Mr. Satan, visto que ambos possuem muitos músculos, mas no combate, lutam que nem aquele noob no seu primo que acabou de se alistar no exército.

Gilius se achando o gostosão do jogo.
  • Gilius Thunderhead: Gilius Thunderhead é um velhote e anão, possivelmente parecendo ser o mais inteligente do grupo ou tal, só pelo fato de ser um anão e um grande velho. Antes do acontecimento, ele ficava fazendo coisas muito normais pra anões, como por exemplo cortar lenha. Daí a razão de ele usar um machado como arma. Ele procura vingança de Death Adder por seu irmão ter sido morto por ele.

Gilius é o guerreiro mais eficiente do jogo, já pelo fato de ele andar pra lá e pra cá com um machadão nas suas mãos, além de ter golpes poderosos e ser bastante ágil. O tal golpe especial dos botões de salto e ataque é muito eficiente em Gillius, visto que se consiste em dar uma cambalhota e acertar uma machadada por baixo nos inimigos, se é que você me entende! Mas, em compensação, ele é realmente uma porcaria em soltar magias, pelo fato de ele ser muito velho pra poder invocar magias escrotas vindas de alguma outra dimensão. A sua magia consiste em apenas dar uma chamada pra Jesus Cristo para que ele de um raiozinho nos inimigos, mas porém isto faz aumentar a conta de luz dele. Até hoje ninguém conseguiu saber como é que Gilius consegue fazer isto. Algumas pessoas dizem que é pelo fato de ele ser um anão e muito velho, sendo o tipo perfeito pra poder fazer magias iluminosas. Outras pessoas dizem que isto é só uma viagem e que ele na verdade se utiliza de alguma máquina de eletricidade plantada em um helicóptero e que, quando chega a hora, ele telefona pro piloto pra dar um choque nos inimigos, mostrando ser uma grande farsa.

Tyris, sempre dando uma de gostosa.
  • Tyris Flare: Nenhum Beat'em up é um Beat'em up se não tiver uma lutadora gostosa na tela de seleção de personagens. Tyris esta aqui então pra isto. Tyris é uma amazona e como toda boa amazona gosta de ficar arranjando encrenca e ficar gritando em florestas comendo frutas e outras tosqueiras coisas. Bom, tudo isto até acontecer o desastre mesmo. Ela procura vingança de Death Adder não só por ter seu pai e sua mãe mortos por ele, como também de ela ser a que mais se fudeu na história (Gilius perdeu só o irmão e Ax perdeu só a mãe. Ela perdeu o pai e a mãe, portanto ela se ferrou legal). Tyris contém as mais fuderosas e legais magias do game, desde umas bolas de fogo ou ataques de fogo, até a invocação de um dragão gigante que queima a rosca dá uma esquentadinha nos inimigos.
Death Adder mostrando pro pessoal sua criança.
  • Death Adder: Ele é o Super-Hyperultramáximo-Expert chefão fodão do jogo. Como dito anteriormente, ele quer dominar todo o vilarejo e depois tomar o controle daquele lugar (como todo bom chefão). Ele fica na fase final em um castelão cheio de inimigos inúteis, aonde ele fica na parte final do castelo sentado em uma cadeira/sofá/pedra/seja lá o que for aquilo te esperando ansiosamente para a batalha. Ele tem em sua disposição o poder do "machado de ouro" pra poder lhe tornar mais forte, e ainda com a ajuda de dois inimigos imortais na parte final só pra te atrapalhar mais. Death Adder contém muitos poucos golpes (talvez só uns 3), mas é o suficiente pra você já ficar de cara no chão rapidinho. Dentre todos os seus golpes, ele sempre faz o seu famoso golpe "combo do Death Adder". Em primeiro lugar, ele te dá uma machadada das grandes te fazendo ficar de bunda no chão (se você estiver longe, ele dá uma porradona no chão em que sai raiozinhos do chão que, na qual, explodem ao seu simples toque), e depois que você terminar de sair do ar pro chão, ele plagia e faz uma das magias mais poderosas de um de seus personagens para te fazer ficar mais fudido do que já esta. Então, se você quiser acabar com esta viadagem situação, então só tem 5 palavras: FECHE A PORRA DO JOGO!!! (O animal que editou misturou o Death Adder com o Death Bringer!)


Coisas do jogo[editar]

Ax preste a dar porrada em mais um inimigo (e talvez levando uma marretada no processo).
  • Magias: Para se soltar uma magia, deve-se fazer o seguinte. Em primeiro lugar, pode-se ver uma barrinha vermelha com números na parte de cima da tela. Alí é que mostra quantos potes azuis de magia (o troço que você precisa pra soltar magia) você tem. Apenas aperte o botão de magia que você solta logo o bagaço. Os potes azuis só são encontrados se você ficar passeando pelos cenários derrubando o cacete nos inimigos até você encontrar uma espécie de super-anões que carregam sacos brancos nas costas. Se você encontra-los, é só chutar a bunda desses bagaços que eles soltam potes azuis de magia pra você poder soltar as magias (existem os super-anões azuis, os que trazem potes azuis (dãããã), e os verdes, que na qual trazem carnes inúteis pra recuperar sua barrinha de vida).
  • Fases: As fases são na maioria vilarejos e vilarejos abandonados (se não for, então ou é uma ponte ou um castelo cheio de inimigos). As vezes você, de alguma forma, salva inocentes que não irão ajudar em nada no seu HighScore. De acordo com a história, tem vezes que você fica exatamente em cima de alguns animais escrotos (tem uma tartaruga e uma águia), que te mandam pelo mar ou pela água para que você continue sua busca cansativa e monótona.
  • Inimigos: Os inimigos são muitos. Podem ser carinhas afro descendentes com marretas, outras amazonas, cópias baratas do Buda, esqueletos reencarnados e inúteis, guerreiros gigantes com armaduras, e mais de outros milhões destes (a maioria é a mesma coisa só que de cor diferente).
  • Monstros bizarros: As vezes você encontra durante o jogo inimigos que veêm com alguns monstros escrotos que, na qual, você pode os utiliza-los como veículos pra dar mais porrada (só se você tirar os inimigos deles, óbvio). Existe um tipo de "Pata-de-Galo", que você pode utilizar seua cauda pra derrubar o cacete nos inimigos mais rápido, um dragão que vem em cores diferentes, cujo um (verde) apenas cospe fogo pra queimar a rosca (literalmente, claro), e outro (vermelho) que solta bolas de fogos fodonas que o torna o mais eficiente de todos os outros monstros/veículos/criaturas/seja lá que porcaria seja.
Tyris fazendo um pequeno treinamento em algum bosque abandonado.
  • The Duel Mode: Este é uma viagem opção que apenas o faz derrotar alguns inimigos só pra passar o tempo. No modo single, você fica em uma fase derrotando consecutivamente grupos de inimigos que, na qual, você deve derrota-los até se cansar (pra que? Eu sei lá, só sei que é pra derrotar). Você apenas deve derrotar tudo que vir em cima de você e pronto. Apenas lembre-se que não dá pra soltar magia (já que os super-anões não aparecem mesmo), e que aqui, as vezes, aparecem chefões e inimigos em cima daqueles monstros bizarros. Agora se for em modo de duplas, adivinha. Ao invés de ser modo de cooperação, vai ser na verdade uma batalha entre você e seu irmãozinho/primo/sobrinho/qualquer um (aposto que esperava modo cooperativo pois esta muito difícil né? Se ferrou).

Conclusão[editar]

Golden Axe é um jogo que você deveria jogar. Não só pelo fato de ser um Beat'em up, pois como também você poder ter as inúmeras novidades citadas aí em cima (se você não viu elas, então ou você é muito vagabundo e não quis ler, ou você só quis chegar até aqui em esperança de encontrar um resumo). Bom, apenas jogue e ponto final.

v d e h
Golden Axe logo.png