Grutas de Yungang

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Jackie chan.jpg Pastel de flango, né?

Este altigo foi fablicado na China e pode queblar a qualquer momento. O autor plovavelmente luta Kung Fu e tem uma pastelalia. Não estlague este altigo, pois Jackie Chan está de olho.


Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


As Grutas de Yungang (do chinês Grutas de Gang Bang) são buracos escavados por tatus perto de Datong, uma cidade da província de Shanxi, no sul da Mongólia (recentemente anexada pelo governo chinês).

Esse complexo de grutas é mais um integrante da série Grutas Isoladas da Civilização com Milhares de Estátuas de Buda, um marco da cultura chinesa, aqueles bilhões de monges adoram esculpir Budas em cavernas isoladas.

Atrações[editar]

Monges com abstinência sexual desde que nasceram...um perigo para os turistas das Grutas de Yungang.

Os escultores de Yungang são os mesmos malucos que fizeram Longmen e Mogao. Esses monges budistas saíram peregrinando pela China esculpindo estátuas de Buda por onde passassem, estavam quase na Mongólia quando morreram fazendo sua última obra em Yungang.

Essas grutas são um labirinto de 500 grutas e cavernas com 50 mil estátuas de Buda, sendo que em cada uma das grutas há um Buda gigante que parece ter sido construído por alienígenas.

Essas grutas localizavam-se na Rota da Seda do Norte, e todo mundo passava por lá para gastar dinheiro só para dar uma olhada em milhares de estátuas de Buda que eles podem ver em qualquer outro lugar na China (vai entender os chineses...).

Com a fundação da capital da Dinastia Wei do Norte, vizinho das Grutas de Yungang, o imperador local ordenou que fossem construídos quantos Budas fossem possível construir até ele morrer, e assim foi feito a atual galeria da caverna.

A erosão causada pela escavação nas grutas sagradas agrediram o meio-ambiente, tornando as terras inférteis nas proximidades das grutas. Os fiéis no entanto continuam esculpindo mais Budas para ver se seu deus fica feliz e lhes garantem fertilidade, mas parece que Buda ainda não está satisfeito e quanto mais estátuas são esculpidas, mais inféteis vão ficando as terras.

Curiosidades[editar]

  • Turistas se perdem constantemente nos labirintos de Yungang.
  • As Grutas de Yungang se transformaram em local de extração de carvão.
  • Todos os 50 mil Budas das Grutas de Yungang usam batom.