Guadalajara

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Guadalajara é capital moral de Jalisco, estado do México. Conhecida no Brasil pelo seu time de futebol e as tequilas baratas. Foi aonde aconteceu os Jogo Pan-Sulafricanos de 2011.

História[editar]

Guadalajara é mais uma dessas cidades latino-americanas de história bizarra que foi fundada umas 13 vezes e deslocada de lugar umas tantas outras vezes. Os espanhóis como eram grande gênios, insistiam em construir Guadalajara em locais que não haviam suprimento de água e por isso constantemente deslocavam a cidade, até seu local atual.

Em termos gerais, a cidade parece uma Vila do Chaves multiplicada por cem mil, com o adendo da existência de chupacabras rondando os esgotos da cidade.

Economia[editar]

Um grande produto de exportação.

A sólida economia de Guadalajara é composta sobretudo nas exportação de mariachis, mulheres formosas, pimentas alucinógenas e demais estereótipos mexicanos. Todavia, a maior fonte de renda vem do setor de bens e serviços, sobretudo o dinheiro de turistas para a aquisição de analgésicos, antiácidos, anti-inflamatórios, papel higiênico e sal de frutas ENO, tudo proveniente do consumo dos nachos locais sem a supervisão de um mariachi.

População[editar]

Guadalajara abriga 4.000.000 mexicanos, perdendo apenas para a Cidade do México em temros de caos urbano generalizado, poluição do ar, da água, visual e sonora e outros males relacionados à criminalidade e falta de educação e saúde.

Futebol[editar]

Um típico vestido de noiva de Guadalajara.

Guadalajara é bem conhecida no Brasil pelo seu time de futebol Chivas Guadalajara (traduzido como "Quinze" na dublagem da novela mexicana As Putas vão pro Bordel), equipe que desde tempos imemoriáveis disputa contra o America quem se fode no campeonato mexicano de futebol.

O Chivas é tradicional por usar apenas jogadores mexicanos, técnicos mexicanos como o holandês Leo Beenhakker e cores de países como a França e Estados Unidos.

Hospício Cabañas[editar]

Guadalajara é a sede do famoso Hospício Cabañas. Monumento incluído como patrimônio mundial pela UNESCO por ser a única instituição do mundo capaz de internar em condições humanas, vítimas de demência devido à exposição prolongada a altas doses de RBD, Gloria Trevi, novelas da Televisa e Chaves.

Cidadãos ilustres[editar]

Ver também[editar]