Guangdong

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Madruga1.jpg Pastel de flango, né?

Este altigo foi fablicado na China e pode queblar a qualquer momento. O autor plovavelmente luta Kung Fu e tem uma pastelalia. Não estlague este altigo, pois Jackie Chan está de olho.


Guangdong é uma província do sul da China, é o caminho mais curto e seguro para refugiados das Filipinas e o mais longe para a invasão de japoneses. A sua capital é a cidade de Guangzhou.

História[editar]

O moderno trem-bala de Guangdong transportando o ópio para vender em Pequim.

Guangdong surgiu durante a Batalha do Lamen, um sangrento conflito que ocorreu no sul da antiga China do século -XX a.C do calendário chinês, envolvendo 6,5 província e o Tibet que lutaram pelo monopólio do macarrão no oriente. Guangdong nunca foi muito expressivo e perdeu a guerra tendo que ficar comprando macarrão de Pequim até hoje.

Foi em Guangdong que explodiu a Guerra do Ópio no século XVI, motivada pela falta de poder aquisitivo para a compra da droga, os habitantes de uma pequena aldeia de pescadores no litoral começaram a matar os plantadores de ópio das outras cidades de Guangdong roubando a mercadoria. Assim surgiu uma pequena guerra civil que estourou no conflito. Após a guerra foi criada a Cidade Autônoma de Macau para delimitar a região aonde são internados os viciados em ópio

Em 1850 ocorre a Rebelião Taiping, quando empresas telefônicas lutam pela independência em Guangdong. Assim surge Hong Kong.

Recentemente Guangdong esteve em guerra contra a província de Guangxi, e depois de muito sangue derramado, os monges de Guangxi conquistaram grandes poções de terra de Guangdong, e agora tem costa estratégica para o oceano.

Pastelaria[editar]

Em Guangdong é obrigatória a visita à mais famosa pastelaria do local: a Long Dong Quentinho. Esse nome surgiu devido ao pastel típico da casa, que tinha um formato roliço e muito longo, recheado normalmente com Ka Tupiri, um creme importado da América do Sul desde o tempo das rotas portuguesas (a matéria prima tinha origem no Brasil!!!) e por isso o nome Tupiri, que significa Índio Tupi fez péssimo negócio da China. Apesar das críticas administrativas, a casa nunca fechou porque sempre teve quem quisesse ir lá: mesmo não aguentando o Long Dong Quentinho inteiro. Os gerentes justificam-se: É tudo Mao Te King (ou Malketing, sei lá...)

Você Sabia que[editar]

  • A expressão "Guangdong" é o som de campainha na China?

Ver Também[editar]