Guaratuba

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Porção onde as bananas crescem... algumas são murchas mesmo por nascimento.

Guaratuba é uma cidade do litoral do Paranã que fica a não sei quantos metros acima do nível do mar mas, pode acreditar que Netuno não a afundou de dó. Não, corrigindo: Um dos cupinxas de Netuno teve dó e não afundou Guaratuba porque Netuno nem teve conhecimento da faixa litorânea paranaense.

E o que é mesmo?

O balneário de Guaratuba é considerada das melhores praias (praia e balneário são a mesma coisa mesmo que digam que não o é) do Paraná... então só imagine as inferiores. Mas, quem não é guaratubense (acho que é isso), e passa um fim de semana, uma temporada de férias por lá e, é paranaense, principalmente da capital, a não ser que seja classe A ou B tem o maior orgulho de falar que foi pra Guaratuba... só não se sabe porque, até mesmo porque quem vai para outras lugares Antonina, Paranaguá (viva o porto!), Matinhos diz que é a mesma coisas porém mais divertido.

Pode perceber que empregos para jardineiro não faltam por lá.

Pode ser que essa fama de melhor praia do litoral do Paranã seja por causa de uns predinhos de com sacada em granito azulejo verde gosmê, isso sem contar os SSPP (acho que é isso ou era quando fiquei lá).

Antes de falar que era capitania e foi elevada a vila e os cambal, vamos ao significado de Guaratuba, que é tão somente em tupi-guarani, muitos guarás, guarás como se sabe é aquela ave de plumagem cor de burro quando foge mas, na verdade não é por causa da aves. Então, lembra do lobo-guará? Pois é: Algumas bibinhas indígenas (isso tem em todos os povos) gostavam de se vestir de lobas e ficar uivando, pois esse era o ritual de chamar os caciques que do jeito que as lobinhas estavam enfeitadas nem sabiam que não eram indias até ver a surpresinha. Um pajé homofóbico (isso também tem em todos os povos) ficou sabendo da pouca vergonha e mandou nada mais nada menos do que matar as pobres bibinhas mas, os uivos delas ficaram a assombrar a aldeia por muito tempo e, por isso é que é Guaratuba: muitos guarás.

Guaratuba possui ainda, um portal para um compartimento do inferno.

Quando tentaram, os invasores colonizadores mudar o nome da, então cidade, os uivos das bibinhas voltaram a assombrar fortemente a moleira dos atrevidos e, o nome voltou a ser Guaratuba. Segundo se sabe, esses uivos também assombram em nome da natureza e, por isso há em Guaratuba uma das maiores reservas ambientais do Paranã, claro isso nada tem haver com aquele monte de bananas que saem de lá, é outra coisa.

Praias (balneários pode crer)

Agora a descrição detalhada das praias de Guaratuba:

  • Brejatuba, se quiser vá lá e veja.
  • Central, se quiser vá lá e veja.
  • Caieiras, se quiser vá lá e veja.
  • Prainha, se quiser vá lá e veja.

Ora, pensa que vou ficar aqui descrevendo reservas e ambientes e não sei mais o que? Se quiser vá lá e veja vadio.