Guarulhos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa



Município de Guarulhos
""
Brasão de Guarulhos
Bandeira de Guarulhos
Brasão Bandeira
Aniversário 8 de dezembro
Fundação 8 de dezembro de 1715
Gentílico Guarulhense, mamonense
Lema Lavô, inxugô, tá novo! (Guarulhenses sobre as travestis mulheres conterrâneas)
Prefeito(a) Dr. Leôncio
Partido dos Suecos Do Brasil, no cargo até 2012
Primeira(o)-dama(o) Não disponível
Localização
Localização de Guarulhos
23° 27' 46" S 46° 31' 58" O
Estado São Paulo
Mesorregião Nordeste
Microrregião Norte
Região metropolitana
Municípios limítrofes Recife, Natal, João Pessoa, Rio Branco, São Paulo e Maceió.
Distância até a capital 30.000.150 quilômetros
Características geográficas
Área 1 km²
População 1.874.430 hab. IBGE, 1822
Densidade 1.874.430 hab./km²
Altitude 18.450 metros
Clima Quente Pra Caralho QPC
Fuso horário UTC Fernando de Noronha (Ilhota Guarulhense)
Indicadores
IDH Rede TV! Antiga Rede Manchete, 1999
PIB R$ 1,99 IBGE/1766
PIB per capita R$ 0,50 IBGE/1912

Cquote1.png Você está deixando Guarulhos - terra dos Mamonas Assassinas e do Aeroporto de Cumbica. Se estiver deixando de Pássaro Marron, deixa a carteira e o celular porque é um assalto! Perdeu! Cquote2.png
Placa de despedida de Guarulhos
Cquote1.png Você quis dizer: Pernambuco Cquote2.png
Google sobre Guarulhos
Cquote1.pngVocê quis dizer: BagulhosCquote2.png
Google sobre Guarulhos
Cquote1.png LOL to na desciclo Cquote2.png
faveladomorador do jardim jacy - Pimentas sobre esse artigo
Cquote1.png Eu só vou em balada da Vila Olí­mpia. Cquote2.png
Patricinha Guarulhense mentindo pra amigas em Guarulhos
Cquote1.png Eu gosto de morar aqui, é sossegado, seguro, ninguém mexe comigo Cquote2.png
Morador do Bairro dos Pimentas sobre Guarulhos
Cquote1.png Um dia fujo de Guarulhos. Cidadezinha de merda! Cquote2.png
Paulistano morando em Guarulhos sobre Guarulhos
Cquote1.png Fala aê, Guaru! Cquote2.png
Paulistano típico cumprimentando um guarulhense
Cquote1.png oOÔoôôô os loko de Guarulho chegoo Cquote2.png
Guarulhense na caravana pro Pacaembu ver o curintia


Guarulhos é uma embaixada nordestina localizada na Grande São Paulo. Conhecida pelos nordestinos, nortistas e afins como “Recife Paulista”, é a região brasileira com maior concentração de cabeças-chatas, CD’s do Calypso, Casas do Norte e barracas de Tapioca por metro quadrado. Cidade profundamente odiada pelos paulistanos por ser a grande responsável pelo enorme número de mendigos nordestinos encontrados nas ruas da Capital. Recentemente, a cidade foi protagonista de uma risível tentativa de anexação aos Estados Unidos do Sul, obviamente vetada por Jorge Bornhausen e seus comparsas.

A cidade também é conhecida pela importante atividade indígena, em especial nos duelos de arco-e-flecha realizados em praça pública – sempre em horário comercial – financiados pelo honorável prefeito da colônia, Dr. Leôncio.


Tabela de conteúdo

História

Alguns antigos moradores indígenas da colônia afirmam que a história da cidade começou por volta do século XV, mas há divergências históricas com relação à data de sua fundação: Padre Cícero, conhecido como “Padim Pade Ciço”, o primeiro nordestino a desembarcar na região, no ano de 1715, afirma até hoje que é ele próprio o responsável pela fundação de tão aprazível cidade.

Cquote1.png "Matei todos os índio dessa terra, rapá. Sou cabra ôme”. Cquote2.png
Padre Cícero sobre a antiga civilização indígena de Guarulhos
Cquote1.png “Cabeça-chata, mentiroso e favelado”. Cquote2.png
Papa Capim, um dos Índios Guaru sobreviventes, sobre Padre Cícero

A verdade é que a chegada de Padim Pade Ciço na então Vila de Guarulhos deu início a uma terrível e sangrenta guerra, conhecida como “A Guerra dos Chimbinhas”. Desconhecendo o fato de o filho da puta guitarrista da arrombada banda Calypso ser paraense – portanto, nortista, e não nordestino – o inteligente Padre Cícero mandou encomendar mais de 500 mil nordestinos devidamente caracterizados ao estilo Chimbinha, e o confronto com os pacatos e tranquilos Índios Guaru teve início no dia 8 de Julho de 1715.

Padre Cícero, Fundador de Guarulhos.
Os soldados do Exército dos Chimbinhas se reproduziam com incrível rapidez, ao passo que em menos de dois meses as quengas mulheres dos soldados nordestinos já haviam parido mais de 3 mil filhos cada, o que num cálculo rápido de um astuto matemático pernambucano da época, elevou o exército nordestino à quantidade de mais de 67 milhões de homens.

Embora bebês, os jovens herdeiros dos Chimbinhas, acostumados ao estilo assassino carpinteiro e canibal batalhador de vida que seus pais tinham, logo empunharam facões e peixeiras e estavam prontos para a batalha final, realizada no dia 8 de Dezembro, conhecida como a “Batalha da Rapadura”.

Um militar comum do Exército dos Chimbinhas, com a arma em punho

Obviamente, os Índios Guaru nada puderam fazer para resistir aos ataques volumosos do Exército dos Chimbinhas.

Liderados pelo valente índio Papa Capim e por um enorme exército composto por seus amigos Cafuné, Iracema e Caipora (voluntária convocada às pressas do elenco de um programa infantil da época, “Castelo Rá-Tim-Bum”), a tribo resistiu por pouco mais de 3 minutos de batalha e então deu-se por derrotada. Cafuné, Iracema e Caipora não resistiram à batalha e, feridos, mudaram-se para a Bolívia, dando origem àquele belo povo sul-americano. Papa Capim, por sua vez, escondeu-se em uma toca de tamanduás e ali vive até hoje, sem ser incomodado pelos nativos da cidade.

Assim, no dia 8 de Dezembro de 1715, o Exército dos Chimbinhas, liderado por Padre Cícero, declarava a fundação da Livre Colônia Nordestina de Guarulhos. O documento enviado ao governador de São Paulo à época, Paulo Maluf (1240-1998), redigido à mão pelo próprio Padre Cícero, traz os singelos dizeres:

Cquote1.png “Eu, Padre Cissero Cícero, declaro agora a fundassão da Repúbrica Livre Colônia Nordestina de Guarulhos, após a vitória na grorificante Batáia da Rapadura.Cquote2.png
Padre Cícero, no documento da Fundação de Guarulhos

O Exército dos Chimbinhas e Padre Cícero comemoraram o êxito com muita cachaça e com a distribuição de centenas de camisas do Sport Recife e do Náutico no Mansão Danças, tradicional casa de eventos da cidade. Embora o futebol ainda não existisse na época, mais de 100 mil pessoas morreram esfaqueadas durante as comemorações, devido às brigas de torcidas entre os eternos rivais dos clubes citados.

Atualidade

Atualmente, a Colônia de Guarulhos registra a 8ª maior economia do país, algo que traz muito
Típicocidadão guarulhense em festa
orgulho para os habitantes da cidade. A maior fonte de renda da população guarulhense é o dinheiro paulistano. Nordestinos aventureiros que residem em bairros nobres de Guarulhos (Residencial Bambi, Cabuçú, Ponte Alta, Fortaleza, Soberana, Haroldo Veloso, Santos Dumont, Seródio, Lavras, Marilena, Primavera, Mikail, São Domingos, Santa Lídia e afins) enfrentam horas e horas de ônibus lotados para chegar até a vizinha cidade de São Paulo. Lá chegando, passam dias inteiros pedindo esmolas aos ricos cidadãos da cidade, e chegam a faturar aproximadamente 15 mil reais por dia. Essa é a razão pela qual cada vez mais a população guarulhense cresce, e consequentemente, a quantidade de mendigos nas ruas da capital triplica a cada mês. São Paulo é a terra das oportunidades para os nordestinos, mas não se enganem: todos eles moram em Guarulhos.

Outra forte atividade financeira da população guarulhense provém da cultura local, ou seja: a cultura das regiões Norte/Nordeste. Não são raros os casos de cidadãos que montam pequenas tendas de CDs piratas de bandas como Calypso, Companhia do Calypso, Trem da Alegria do Calypso, Balão Mágico do Calypso e outros, e que em pouco menos de 1 ano constroem enormes Shopping Centers com o dinheiro arrecadado com a venda dos CDs. Assim surgiu o mais antigo shopping da cidade, o Shopping Poli, e também o mais recente, o aprazível Shopping Bonsucesso. Em quase todas as ruas da cidade você, nobre turista, sempre será surpreendido com as mais belas músicas da trilha sonora que embala o dia-a-dia do povo guarulhense. Um dos programas favoritos da população da cidade é comer um bom Caldo de Mocotó na Rua Dom Pedro II, ao som das mais belas e variadas canções de Joelma e Chimbinha (ver: Demônio).

Esportes

As atividades esportivas em Guarulhos são praticamente nulas. O grande trunfo da cidade é o futebol. A Associação Atlética Flamengo de Guarulhos, clube de futebol conhecido pelos habitantes da colônia apenas como “Flamenguinho”, é motivo de orgulho para todos que residem neste belo pedaço de terra brasileira.

O clube, fundado por um sergipano torcedor do Flamengo, iniciou suas atividades nos anos 70 e já ganhou inúmeros títulos, sendo o mais importante deles o Mundial Interclubes de 1981, após uma inesquecível vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, da Inglaterra. Atualmente na Série A-2 do futebol paulista, eventualmente o clube disputa o Campeonato Maranhense, ao lado de outras potencias do futebol da Via Láctea como Moto Clube e Sampaio Correa. Mas, engana-se quem pensa que o Flamenguinho é apenas um time convidado no disputado Campeonato Maranhense. Na verdade, todos os demais clubes é que são convidados a participar do torneio, tendo em vista que nenhum outro clube é tão genuinamente maranhense quando o próprio Flamengo de Guarulhos.

Turismo

Um pouso tranquilo no Aeroporto de Guarulhos
Atualmente, Guarulhos possui vários pontos turísticos de grande renome mundial. Um deles é o Aeroporto de São Paulo-Guarulhos.
Caçadores felizes no Quadrilátero Guarulhense
Construído originalmente no século XVIII, servia para o pouso e decolagem de paus-de-arara voadores oriundos das províncias do Suriname, Amapá, Alagoas e Tocantins. O moderno meio de transporte entrou em extinção em 1909, sendo então o Aeroporto desativado em 1910, pelo mesmo infeliz que fundou o Corinthians. A área do antigo Aeroporto entrou em desuso e transformou-se em um imenso deserto inabitado (ver: Acre). Até que em meados da década de 80, o Imperador de São Paulo, Paulo Maluf, descobriu aquele enorme e plano terreno baldio e resolveu reconstruir um novo Aeroporto no local. Desde então, a região é conhecida por grandes congestionamentos aéreos e acidentes de enormes proporções motivados pela falta de inteligência dos chefes das torres de comando do local. O mais conhecido destes acidentes vitimou a única coisa realmente boa que Guarulhos deu ao restante do país: A banda Mamonas Assassinas.

Um outro ponto turístico conhecido na cidade é o Bairro dos Pimentas. Vivendo atualmente o auge de sua vida turística, o Bairro dos Pimentas é constantemente comparado à locais maravilhosos como a Favela da Rocinha e à Itaquera, no que diz respeito à segurança, desenvolvimento, saneamento básico e belezas naturais da região, algo que é motivo de extremo orgulho para seus moradores.

As áreas semi-áridas de Guarulhos também são muito visitadas pelos turistas que desembarcam
Flamengo de Guarulhos jogando em seu belo estádio
no moderno Aeroporto da cidade. Bairros como Ponte Alta, Água Azul, Cidade Soberana e Fortaleza (!) são conhecidos no mundo todo pelas famosas brigas de arco-e-flecha que ocorrem na região. Também são utilizados nos duelos as famosas bigas, catapultas e bestas. Desprovida de alguns bens de domínio público como asfalto, rede de esgoto e luz elétrica, os bons cidadãos do Quadrilátero Guarulhense se dedicam à atividades diárias como a caça, a pesca e as danças tribais, como o axé.

No mais, os turistas que visitam a cidade se encantam com as modernas instalações do Estádio Padre Cícero Romão Batis, a casa do Flamengo de Guarulhos. Conhecido pelos moradores da colônia como Estádio Padim Pade Ciço – em uma justa homenagem ao fundador da cidade - trata-se de um dos primeiros estádios no mundo a substituir a já ultrapassada técnica da grama sintética pelo moderno piso constituído por lama, onde os jogadores, em dias de chuva, brincam de banheira do Gugu pólo aquático.


Política

Dr.Leôncio, o divertido Prefeito de Guarulhos.
Depois de um longo império ditatorial imposto por Padre Cícero (1715 – 2000), há 8 anos o povo guarulhense vive sob a batuta do general sueco Dr. Leôncio. Cansado de ser motivo de estorvo e chacota nos já conhecidos desenhos do Pica-Pau, Dr. Leôncio decidiu brincar de casinha em Guarulhos, onde realiza grandes churrascos regados a muito pagode e convidados especiais como Elba Ramalho, Asa de Águia e Dominguinhos, patrono da cidade. Adorado pelo povo da grande colônia, Dr. Leôncio prepara a sucessão do trono neste ano de 2008. Em seu lugar, pretende colocar seu esposo, que goza de grande popularidade na região: o Carteiro Jaiminho, oriundo da popular série televisiva “Keys” (ver: Chaves).

92% do território guarulhense é composto pelo Aeroporto de São Paulo-Guarulhos, enquanto os 8% restantes são destinados à favelas, casas de dança nordestinas e Casas do Norte.


Entreterimento

  • O povo gualhense possui varias opções de lazer, principalmente a noite, o povo tem desde a conhecida "away", onde bate o recorde de possuir seu espaço interno menor que o proprio caixa, e também ao fato de ser local de encontro de tribos emos e se tornar berçário durante as festa, localiza-se na frente do famoso putero de luxo, a incidencia de nordestinos e indios também é alta na away, como também de corinthianos, cabeças-xatas, traficantes, vila galvonenses, pimentenses e outros enses da cidade, fora que o estabelecimento possui um time de seguranças de alta qualidade, que vaum desde o porte de socos ingleses, ate a revista que consiste na masturbacao por parte do seguranca em quem esta sendo revistado, sendo um dos responseveis pela diceminacao de herpes e aids no local, dentro, ocorre o consumo alcoólico, de cigarros e de macoma por parte das crianças que frequentam o local, onde arrumam briga, sendo que nem possuem pelos faciais quanto pubianos, na away encontramos variedade de pessoal, como prostitutas, quengas, travestis, e também sempre frequentado pela Xuxa do antigo Banespa e pela Mariceta; também temos o famosos hangar da pça 8, onde ocorre a cada festa a maior concentracao de guarulhenses, perdendo apenas, para quarta feira no xops intercoco, o unico lugar decente da cidade, lugar de maior concentracaum de pessoas feias por mm², onde nas quartas o cinema se torna mais barato, o povo aproveita pa assisti os xuazinegers, dicaprios, vandaimes da vida, e fora o cinema, o povo gosta de entrar nas lojas e experimentar tudo e no final num levar nada, porque assim tem o gostinho do rico. Não podemos esquecer da tão famosa "Casa do Som", que reuni, nas sextas, os guarulhenses afim de "curtir" os variados estilos musicais como: forró, funk, axé e pagode; é uma loucura para entrar neste lugar de tão disputado que é (creia você ou não).

Curiosidades

  • A Cidade Recebeu em 24 de Outubro de 1968, do então Governador do Piauí Sr. Alex Aliaga o Título Emérito de Cidade de Gente Feia
  • A cidade é carinhosamente apelidada de Bagulhos ou Guaralhos ou Barulhos.
  • 92% do território guarulhense é composto pelo Aeroporto de Guarulhos, enquanto os 8%restantes são destinados à favelas, casas de dança nordestinas e Casas do Norte.
  • Guarulhos possui a maior avenida principal do mundo: a Via Dutra (BR116), que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e permite a fuga diária de 100% da população da cidade.
  • Guarulhos tem investido fortemente para conquistar a identidade de "Cidade Trânsito", na tentativa de se passar por São Paulo. Obras como o esburacamento do centro da cidade e o desvio do trânsito para ruas estreitas, associados aos trajetos circulares das linha de ônibus, garantem ao guarulhense a agradável sensação de estar em São Paulo.
  • 9% da população guarulhense acredita que Guarulhos terá Metrô, 81% não sabe o que é Metrô e os 39% restantes pensam que são matemáticos, inclusive o próprio criador deste artigo.
  • Terra dos semáforos e lombadas e ruas contra mãos, e ano de eleição é trio elétrico o dia todo.
  • Guarulhos possui em sua bela legislação um artigo que prevê o rodízio de carroças e o uso obrigatório de cinto de segurança e capacete nas mesmas.
  • Guarulhos é uma cidade pioneira em faixas de pedestres em curvas sem sinalização, contribuindo assim com a saúde física daqueles que atravessam a rua correndo.
  • Guarulhos criou o "BOM PRATO" eo "FOME ZERO" quase um do lado do outro, no centro assim causando uma enorme imigração de favelados, mendigos, entre outros do gênero que ficam mendigando no centro da cidade.
  • Guarulhos tem o Shopping Internacional de Guarulhos, também conhecido como centro de treinamento de trombadinhas, igreja nacional de pessoas feias e Kaaba de todo baiano. Afinal, todo baiano tem que visitar o Internacional Shopping Guarulhos uma vez na vida.
  • É em Guarulhos que encontra-se a maior poça d'água do mundo! Localiza-se no bairro da Vila Botulhão e é apelidada de "LAGO DOS PATOS".

Celebridades Guarulhenses

  • Frank Aguiar (foi ele quem animou a festa de inauguração da Praça Centenário)
  • Mamonas Assassinas
  • Dr. Leôncio
  • Papa Capim
  • Padre Cícero
    Didi Mocó, renomado cidadão Guarulhense
  • Juvenal Antena
  • Antônio Carlos Magalhães
  • Luis Inácio Lula da Silva
  • Luis Caldas
  • Novos Baianos
  • Dodô e Osmar (Inventores do Trio Elétrico)
  • Dorival Caymmi
  • Didi Mocó
  • Tati Quebra-Barraco (pois é)
  • MC Leozinho (sim, ele nasceu lá mesmo)
  • Vicentino Pappoto (ex-prefeito, Latifundiário, traficante de influências)
  • Paschoal Thomeu (Fundador não-oficial de Guarulhos, foi prefeito 28 vezes, não sabe-se direito do seu paradeiro mas já deve ter morrido de tristeza não suportando a morte de seu principal aliado Nefi Tales)


v d e h
ESTADO NORDESTINO DE SÃO PAULO, MEU!
Bandeira do Estado de São Paulo.svg.jpg

/s> banda Calypso ser paraense – portanto, nortista, e não nordestino – o inteligente Padre Cícero mandou encomendar mais de 500 mil nordestinos devidamente caracterizados ao estilo Chimbinha, e o confronto com os pacatos e tranquilos Índios Guaru teve início no dia 8 de Julho de 1715.

Padre Cícero, Fundador de Guarulhos.
Os soldados do Exército dos Chimbinhas se reproduziam com incrível rapidez, ao passo que em menos de dois meses as
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas