Hássio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Massacration.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Hássio (em homenagem a Hesse, uma região qualquer da Alemanha que nem eu nem você conhecem) é um elemento químico de número atômico 108, que por ter ganho o nome de um lugar alemão, serve apenas para encher linguiça naquela tabelinha nefasta.

É o primo pobre do ferro.

História[editar]

Atenção: o hássio é radioativo e pode provocar apologia ao nazismo.

O hássio foi sintetizado pela primeira vez pela mesma equipe de pesquisadores alemães trolls que levaram o crédito pela descoberta do bóhrio. Foi produzido por eles o isótopo Hs-265 pelo bombardeamento de chumbo grosso-208 com um feixe de Ferro-58 criado em um acelerador de partículas da Suíça. Mais tarde os pesquisadores coçadores de saco de Dubna confirmaram a descoberta, o que não fez diferença porque os cientistas do mundo estavam mais preocupados em serem homenageados com o elemento do que estudá-lo.

Da mesma forma que os elementos 101 a 109, os não tão famosos tapa-buraco da tabela periódica, criou-se uma controvérsia inútil sobre qual seria o nome do elemento 108. A IUPAC estava sem ideia e inventou "unniloctium" (símbolo Uno). Em 1994 os americanos insistentes sugeriram o nome hahnium, em homenagem ao Otto Hahn, o cara que ganhou o Prêmio Nobel de 1944 apenas por ter pago uma propina de 7 pirulitos do Zorro e 3 balas 7Belo à comissão julgadora.

Em 1997 puseram um fim naquela pancadaria adotando internacionalmente esse nome bonitinho que ele possui hoje, hássio, que é derivado de Hesse, uma região alemã líder na produção de salsicha.

Características[editar]

Não se sabe quase nada sobre o hássio, afinal quem vai querer estudar um elemento com uma meia-vida de 2 milissegundos? Quem??

O elemento divide opiniões. A IUPAC jura que ele é um elemento metálico, de transição, sólido, de coloração cinza ou branco prateado, com propriedades químicas semelhantes ao ferro. Porém meu professor de química disse que nunca ouviu falar desse elemento, opinião partilhada por grande parte dos cientistas do mundo.