Hagia Sofia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
485px-Flag of the Byzantine Empire.svg.png

Ζήτω το Βασιλεία Ῥωμαίων!!!

Este artigo é Bizantino! Ele já falou latim, é cristão ortodoxo, adora um mosaico e morre de medo dos turcos!

Venha para o Império Romano do Oriente você também!

Ezde ardigo é Durco!
Bandeira do Império Otomano (1299–1923).png
15716.jpg

Ele come kebab ,louva Atatürk e jura que é europeu.
Não confunda com um árabe e muito menos com um grego

Lembre-se ,os Kurdos não existem!
Batmanhieroglifo.jpg Este artigo é relacionado à história.

Cquote1.png A História é dos vencedores! Cquote2.png
Seu professor de história sobre história.

60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Hagia Sofia.

Cquote1.png Você quis dizer: Vadia Sofia? Cquote2.png
Google sobre Hagia Sofia

Cquote1.png É o nome da minha 345ª filha! Cquote2.png
Sua mãe sobre Hagia Sofia

Cquote1.png E da minha 345ª sobrinha! Cquote2.png
Sua tia sobre Hagia Sofia

Cquote1.png O que é isto? Cquote2.png
Você sobre Hagia Sofia

O templo gordo.

Hagia Sofia também chamada de Hagia Sophia e de Basílica de Santa Sofia (grego: Άγια Σοφία Hagia Sophia, que significa "Sagrada Bundinha"; Ayasofya em Pacmanzês) e um templo construído pelo império bizantino, para praticar rezas obrigatórias na cidade turca de Istambul, se não seria cobrado fiança todo ano e o padre lhe perseguia para dizer que você iria para o inferno.

Hagia Sofia apesar disto, e um edifico pouco conhecido pela humanidade ignorante que hoje existe no planeta terra, aliás foi feita um gráfico das pessoas que conhecem este local, ainda neste artigo (Ver: Gráfico de Popularidade)

Toda a sua vida desde construção estará neste artigo (ou não).

Historia[editar]

No império de Constantinopla, na Nova Roma, que era a mesma merda, foi construído este templo para cultos religiosos e até hoje é sobrevivente. A Hagia Sofia é um templo com formato arredondado, muito gordo além disto, com quatro torres maiores do que o templo ao seu redor, mais que não tem nada neles, logo a sua cor e excêntricas e uma mistura muito exótica e feia, que seria azul com rosa, o que é o símbolo de bissexuais;o rosa e muito manchado que parece que alguém caiu em um pote de tinta e esparramou ali, já o azul e totalmente inreconhecivel, só poderá ve-lo bem se observa-lo bem de perto.

A primeira grande igreja chatônica que forçava as pessoas a rezarem grosseiramente no local foi construída pelo Imperador Constâncio (que lembra muito Constantinopla), filho de Constantino o Grande (que lembra muito Constantinopla, o que chega a pensar que Constantinopla não é nada original), mas foi destruída durante a Revolta de Nika de 532, uma puta que odiava igrejas, mais amava destrui-las.

Um dos mosaicos bizantinos de Jesus Cristo em Hagia Sofia;observe a sua felicidade fluindo!

O edifício foi reconstruído em sua forma atual, redonda, parecendo um bola de futebol, entre 532 e 537 sob a supervisão pessoal do imperador Justiniano I, que parecia mais um guarda de Londres do que um imperador grande reconhecido por toda Constantinopla.

É considerada o exemplo principal da arquitetura bizantina, mas que também não interessa a ninguém, por que ao menos nem você a conhece. De grande importância artística, seu interior foi decorado com mosaicos e colunas e esculturas de mármores, parecendo o banheiro da sua casa. A riqueza daquela merdae o nível artístico da basílica teria levado Justiniano a dizer Νενίκηκά σε Σολομών ("Salomão, eu te superei!Seu merda, filho de uma desgrama!").

Em 1453 foi convertido a mesquita o que virou uma felicidade para o povo, logo em seguida eles fizeram uma enorme festa neste templo e era permitido bebidas alcoólicas, pois agora eles não precisavam mais rezar naquela bola gigante.

Já em 2007 entrou na eleição das novas sete maravilhas do mundo, mais perdeu feio pois ninguém a conhecia.

Muito menos a referida Sofia.

Gráfico de Popularidade[editar]

Turcos: 70%

Outros: 30%

Brasileiros: 0%

Curiosidades[editar]

Você sabia que...

  • თში. ოფიციალურად მდებარეობს ევროპასა და აზიაში, თუმცა, როგორც წესი, ევროპულ ქალაქად მოიხსენიება, შესაძლოა მისი წინამორბედი კონსტანტინოპოლის, აღმოსავლეთ რომის იმპერიის დედაქალაქის გავლენით;
  • ბერძენ კოლონისტთა პირველმა დასახლებამ ბიზანტიუმი სახელი მათი ლიდერი მეგარელი ბიზასგან მიიღო. ახ.წ. 324 წელს ის რომის იმპერიის?
  • დასავლეთ რომის იმპერიის დაცემის შემდეგ კონსტანტინოპოლი ხდება ერთპიროვნული დედაქალაქი ქვეყნისა, რომელსაც ისტორიკოსები ამჟამად ბიზანტიის იმპერიას უწოდებენ. ეს იმპერია კულტურულად ბერძნული იყო და ამგვარად ბერძნული ორთოდქსული ქრისტიანობის ცენტრი ხდება რომთან კავშირის გაწყვეტის შემდეგ.

Ver Também[editar]

თშიო ფიციალუ

და აზიაში თუმცა

თშიეს იმპერია კუ