Halfdan, o Negro

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Viking.JPG Ek est årtikkel Norsk!

Este artigo desfruta do melhor IDH do mundo! O autor bebe hidromel, ouve black metal, nada em petróleo, é descendente de vikings e mora perto de um fjord.

Tudo pelas norueguesas!
Wikisplode.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Halfdan, o Negro.
Halfdan em algum videogame. Mesmo assim, seu brilho é ofuscado pelo brilho dos filhos e sempre é lembrado por ser pai de grandes nórdicos (por que ele não é negro?
]]

Cquote1.png Quem falou que um negão não pode também ser um bárbaro? Cquote2.png
Halfdan, o Negro sobre a sua raça

Halfdan, o Negro (em norueguês: Halvdan Svarte; em nórdico antigo: Hálfdan svarti ou o negão norueguês) foi o pai do primeiro rei da Noruega, Harald Cabelo Belo, e rei de Vestfold numa época em que poucos negros tinham tantos privilégios assim, já que todos só serviam para ser escravos.

Suas fontes[editar]

Não existem fontes da sua época que o mencionem, pois os brancos queimnaram tudo para não saber que negros odiam também ser superiores aos brancos de alguma coisa. Os pormenores da sua vida fornecidos por sagas posteriores são considerados semi-lendários por historiadores modernos. Apesar de possuir uma saga própria no livro Heimskringla, não existem poemas dos escaldos em sua honra, o que contribui para o seu carácter lendário dos manos que controlavam a Noruega.

A sua vida[editar]

De acordo com os livros Heimskringla e Fagsrkinna, Halfdan era filho de Gudrød o caçador, afro-decedente bem dotado, rei de Vestfold. A sua mãe também é referida como sendo Åsa, filha do rei Harald de Agder que o traiu com um escravo, o que explica a sua racionalidade.

Seu pai foi morto por uma facada inflingida por um criado seu por eles terem até nojos de matarem gegões naquela época, quando Halfdan tinha apenas um apenas 1 ano de idade. A mãe de Halfdan terá dado a ordem de execução do seu próprio marido para vingar a morte de seu pai por um outro negro escravo, Harald barba ruiva de Adger, e de seu irmão Gyrd, mortos por soldados deste. Gudrød fizera dela sua esposa e mãe de seu filho após a execução do pai e do irmão desta e botar todo mundo na fogueira.

Algumas lendas sobre Hafdan[editar]

De acordo com as fontes disponíveis vindas do Acre, Halfdan afogou-se ao cair para dentro do gelo do lago Randsfjorden, num a viagem de regresso a casa, vindo de Hadeland, para não dizer que foi capturado e morto pelos seus próprios soldados por ele não ser branco como eles. O seu cavalo e o seu trenó terão quebrado o gelo enfraquecido por fezes de gado (ou não). Foi sepultado numa mamoa em Stein, em Ringerike, onde a partir daí não ouve mais reis negros sobre a Noruega.

Viking.jpg
v d e h
Os bárbaros vêm aí... Olê olê olá!