Hibernação

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Biologia.jpg Este artigo é relacionado à biologia.

Antes de ler este artigo, verifique se tem Tripanossomíase americana.

Cquote1.png Você quis dizer: Vagabundagem Cquote2.png
Google sobre Hibernação
Cquote1.png Experimente também: Soneca da tarde Cquote2.png
Sugestão do Google para Hibernação
Cquote1.png POOOORRRAAAA!! QUEM FOI O DESGRAÇADO QUE ME ACORDOU! Cquote2.png
Urso sobre hibernação.

Hibernação é um estado de inativade permanente de alguns seres vivos, animais e vegetais, onde o metabolismo fica meio que capenga. O período de hibernação ocorre majoritamente no inverno, já que em outras estações do ano os animais passam o seu tempo matando os outros.

A função biológica[editar]

Um grande mamífero em processo de hibernação. Note que ele está com os olhos bem fechados.

Você deve está se perguntando: "para quê serve a hibernação?" Pois bem, vou lhe responder por apenas R$ 1,99 : durante o período de inverno fica cada vez mais difícil para certas espécies conseguirem alimento (será que é por causa da inflação?) e como o organismo desses seres não é bobo nem nada o que ele faz? Ele diminuí a temperatura corporal e os batimentos cardíacos para que o animal entre em um estado de "sonolência", o que alguns chamam de "torpor", até que o inverno passe.

Obviamente o animal precisa se alimentar bastante antes de entrar em hibernação, visto que se ele não fizer isso não terá reservas de gordura para queimar quando estiver em "torpor" e se tornará um bicho sedentário. O sistema excretor de alguns animais hibernantes para de funcionar para que eles não tenham que mijar e cagar o tempo todo, fazendo com que a hibernação fosse totalmente em vão.

Alguns animais, por serem do contra, fazem um processo contrário da hibernação, que é vagabundear durante o verão. Isto se chama sanduíche de presunto estiva e é comum que alguns caramujos, insetos e outros animais desprezíveis participem disso.

Diferenças com o sono[editar]

Ao contrário do que a sabedoria popular diga, esse urso panda está hibernando, não dormindo.

É muito fácil os leigos em assuntos biológicos confundirem hibernação com sono. Qual é a diferença então? Como já fora escrito acima, e provavelmente você não leu por preguiça, durante a hibernação ocorrem transformações físicas significativas no corpo do animal; enquanto no sono seu corpo funciona da mesma forma de sempre. Dormir qualquer um pode, mas hibernar é só para os fortes, meu querido!

Caso não hiberne...[editar]

Dois irmãos ursos brigam por uma ursa peluda caverna quentinha.

Não vá pensando que é em qualquer lugar que os animais hibernam! Tem que ser um lugar longe de predadores, de barulho e de camelôs gritando que estãl vendendo óculos escuros por um real. Normalmente esses locais costumam ser cavernas, tocas ou o sovaco da sua prima. Quando esses lugares não estão disponíveis o animal também tem a opção de se abrigar na buceta da sua mãe. Todo animal hibernante É OBRIGADO a hibernar, senão eles não seriam animais hibernantes, correto?

Camelos também podem hibernar, mas só quando estão realmente a fim de hibernar.

Animais hibernantes[editar]