Humphrey Bogart

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Death99.png
Humphrey Bogart já morreu!

Mas pode voltar como zumbi...

Clique aqui pra ver quem te espera no inferno

Cquote1.png É um grande astro mesmo, mas ele fedia muito à nicotina! Cquote2.png
Fãs sobre Humphrey Bogart

Humphrey Bogart é mais um dosca atores do Universo dos filmes de Hollywood dos cinemas.

Sobre ele[editar]

Humphrey DeForest Bogart também conhecido como Marlboroman (parido em Nova Iorque, 25 de dezembro de 1899 — se fudendo em Hollywood, 14 de janeiro de 1957) foi um ator de cinema e teatro dos Estados Unidos, eleito pelo American Film Institute como a maior estrela macho alfa do cinema norte-americano de todos os tempos e eleito como a maior lenda do cinema mundial pela Entertainment Weekly.

Conhecido pelo público como Bogie ou Bogey (preferia ser chamado de Bogie), é considerado um dos grandes mitos do cinema e ganhou o Oscar de melhor ator de 1951 por seu papel em Uma Aventura na África, entre outros.

Sua história[editar]

Bogart fazendo bico de locutor nos estúdios da Jovem Pan.

Batizado como Humphrey DeForest Bogart, ele era o filho mais velho de de um casalsinho qualquer. Seu pai era um médico cirurgião e a mãe artista gráfica de sucesso. Viveu confortavelmente no bairro de Upper West Side, em Nova York e estudou em uma escola particular prestigiada, a Trinity School e posteriormente na Escola preparatória Phillips Academy em Andover, Massachusetts. A princípio pensou em estudar medicina na Universidade de Yale, mas seus planos não se concretizaram por ter sido expulso da escola preparatória por comportamento rebelde por lá ser proibido ficar fumando.

Por ter nascido no Natal de 1899, Bogie foi batizado como "o homem do século dos neandertais". Bogart se alistou na Marinha para combater na Primeira Guerra Mundial, mas foi expulso por fumar demais.

Sua carreira[editar]

Humphrey Bogart começou sua carreira nos palcos do Brooklyn em 1921, sem nunca cursar aulas de teatro. Entre 1922 e 1925 entre muitas tragadas e interpretações, apareceu em 21 produções da Broadway. Na época, Bogart conheceu Helen Menken. Eles se casaram em 1926 e se separaram um ano depois. Em 1928 ele se casou com a atriz Mary Philips, só para se separar no ano seguinte.

Em 1934 Bogart atuou na peça "Invitation to a Murder". O produtor Arthur Hopkins não tendo mais ninguém que preste, o viu na peça e o escolheu para fazer parte do elenco de The Petrified Forest.

Mas foi em 1941 Bogart em que atuou como protagonista em Seu Último Refúgio, um roteiro que teve a participação de John Huston, seu parceiro de farra. No mesmo ano, também atuou no clássico film noir Relíquia Macabra, com John Huston assumindo a direção. Neste filme, ele fez o papel de Sam Spade, um investigador particular que fumava um charutão ao mesmo tempo que metia balas nos bandidos.

De 1943 até 1955, Bogart fez vários filmes fodas interpretando diferentes personagens. Em 1949, ele fundou sua própria produtora, a Santana Productions.

No ano de 1951, Bogart com um cigarrinho na boca fez o filme Uma Aventura na África contracenando com Katharine Hepburn num duelo memorável de interpretações e dirigido por John Huston. Este foi seu primeiro filme colorido e seu trabalho como o barqueiro Charlie Alnutt fez com que conquistasse finalmente o Oscar de melhor ator.

E sua morte[editar]

Bogart bebia e fumava muito e teve um câncer fodido no esôfago. Em 1956, fez uma cirurgia para retirar o esôfago e dois linfonodos, porém o câncer continuou se espalhando, ele decidiu que a a partir em diante ele largaria de vez o vício dos cigarros em alguns meses antes da sua morte no dia 14 de janeiro de 1957.