Iapu

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Iapu ou popularmente conhecido como Complexo habitacional de Iapu é uma favela de Minas Gerais. Iapu é uma das diferenças entre Minas Gerais e o resto do Brasil: No Brasil, as favelas ficam nas Praias e nos morros, em Minas Gerais as favelas ficam em micro municípios e recebem nomes toscos, como Iapu.

Iapu O Iapu tem mais de 60 anos de existência. Os primeiros habitantes vieram de São José do Rio Preto - SP, após foi se construindo uma vila, que pertencia a cidade de Inhapim. A cidade de Bugre também era pertencente à Iapu. Seu primeiro prefeito foi Gradenor Faustino de Melo. é uma cidade pequena com aproximadamente 14.000 habitantes. Sua região topográfica é constituída de bastantes relevos (morros para os idiotas de plantão que não sabem o que significa). Conforme a cidade ia crescendo, e as ruas não iam sendo modificadas,elas ficaram pequenas para tamanha movimentação, gerando um pouco de desordem no Centro comercial de Iapu.

História[editar]

Prova de que Iapu devia se chamar "complexo habitacional do Iapuzinho"

A cidade é um quebra cabeças. Basicamente começou uma onda de emancipações e vários distritos de uma cidade que antes era chamada "Inhapim" ou Caaratinga. Sei lá, estou confuso, essa região se emancipou tantas cidades que está pior do que a cara do Jigsaw do Justiceiro.

Vamos começar com essa lista. Tudo começou quando o governante de Inhapim descobriu que a sua mulher tinha colocado chifres na cabeça dele com um cara de um dos distritos da cidade de Caaratinga ou Inhapim. Ele ficou tão ofendido que mudou o nome do município duas vezes, uma para cada chifre dele, São Estevão e Bocha Boachá.

Depois, ele descobriu que a mulher dele tinha colocado mais três chifres na cabeça e o fez ser um pentacorno. Com muita raiva, o prefeito de Inhapim emancipou Bugre, São João do Oriente e Iapu de uma vez só. Ele se divertiu pois os municípios que ele tinha emancipado todos adquiriram o vírus da caipirisse que consiste em o infectado perder os dentes, ganhar um sotaque e receber um bigode, seja homem ou mulher.

No fim, 1995 tudo se normaliza e Iapu ganha o seu nome.

Favela[editar]

Eu fiquei em dúvida se eu colocava cidade, bairro ou favela. Preferi favela pois os nativos já estavam acostumados de serem chamados de "Corintiano" ou "Flamenguista", e por gostaram já estavam acostumados de serem chamados como "Favelados". É uma realidade do país, não adianta você ficar com raivinha senhor Iapuense.

Se está irritado por chamarem você de flamenguista e corinthiano... Nós estamos aqui para falar dos aspectos da cidade. Primeiramente, a prefeitura fica em uma antena gigantesca que fica no topo do morro onde fica Iapu. A cidade tem uma infra estrutura tão boa que se ocorrer mais um pouco de chuvas todas as casas descem morro abaixo.

Outras "vantagens" de se morar em Iapu é que ninguém liga se você jogar bola no meio da rua, já que ninguém tem carro mesmo, só carroça. Todos sonham ser jogadores de futebol lá e os pais apostam todas as fichas de que aquele guri vai dar um bom jogador de futebol. O resto da história já sabe... Só lembrar do Romário... Estou dizendo em questões psicológicas e não econômicas.

Feira da paz[editar]

Se resume a uma festa que tem uma vez por ano onde todo mundo guarda dinheiro o ano inteiro pra comprar roupa pra sair nos três dias da festa, onde grandes artistas como Latino, Eduardo Costa, Gino e Geno, Chico Rey e Paraná já se apresentaram, o show acontece na única praça da cidade. Tem também o tão disputado Desfile da Garota Feira da Paz onde as beldades de iapu disputam o tão sonhado título. Então se você quiser vir a Iapu, venha quando estiver acontecendo essa festa, pois é a única coisa que acontece la durante o ano, você só vai ver gente na praça se estiver acontecendo a Feira da Paz.