Idiofone

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Idiofone é uma sub-categoria de instrumentos musicais da listagem Hornbostel-Sachs que contém os instrumentos que vibram a si próprios para produzir som, sem o auxílio de cordas, teclas, amplificadores e coisas do gênero. Geralmente fazem um barulho insuportável e a grande maioria deles não toca mais de 5 "notas" musicais. O Vibrador de Ouro é um dos seus maiores expoentes.

Nomenclatura[editar]

O Reco Reco possuí uma tessitura semelhante a do zíper de qualquer calça jeans, porém com menos vibrato

O termo Idiofone nasceu da mistura da palavra grega Idiotus com a abreviação brasileira Fone, que são as duas qualidades mais importantes em um Guria Retardada (as melhores solistas do gênero). Uma outra versão mais simples, ainda em debate, diz que os Idiofones assim se chamam pois para tocá-los você precisa ter um QI não muito acima de 42, ou seja, um Idiota.

Estrutura[editar]

Por serem fabricados exclusivamente para crianças, a estrutura dos Idiofones deve ser a mais simples possível, sem conter peças soltas e possuir o selo de aprovação da Inmetro. Claro, como qualquer outro brinquedo infantil, a execução dos Idiofones se torna mais complicada com o tempo, devido a agilidade manha que se deve ter com estes instrumentos. Basicamente todos podem ser tocados como se fossem sinos de Igreja, e possuem um som tão bonito quanto aqueles de plástico que se colocam na árvore de Natal. Além disso, possuem formas quase 100% geométricas, porém não muito complicadas para não aumentar a "dificuldade" de serem tocados.