Igrejas da Moldávia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Igrejas da Moldávia que não ficam na Moldávia mas sim na Romênia são um grupo de igrejas velhas e abandonadas espalhadas por Suceava na Moldávia Romênia onde vivem alguns frei monges plantadores de batatas para subsistência.

História[editar]

A Igreja da Virgem da Desciclopédia no antigo Monastério de Humor.

Tudo começou quando uma legião de vampiros começaram a atormentar os romenos, a população assustada acatou as dicas de Van Helsing (o protagonista de Castlevania I), para a construção de igrejas ortodoxas que ocorreram entre 1487 e 1532. O problema é que para a sua construção, visando economizar gastos, foram contratados engenheiros acrianos, por isso todas igrejas foram construídas na vanguardista arquitetura de pau a pique em adobes.

Este conjunto sinistro de casebres abandonados no meio do mato serviram de sinistros cenários para o jogo inspirado em fatos reais Castlevania II: Simon's Quest.

Inclusão como patrimônio mundial[editar]

Devido ao seu grande valor cultural para a cultura antivampiresca romena, todo esse conjunto de igrejas carcomidas por cupins foi em 1993 incluídas como patrimônio mundial da humanidade.

Embora fiquem na Moldávia como o nome sugere, a UNESCO considerou oficialmente este patrimônio como da Romênia pois a existência da Moldávia ainda não foi comprovada cientificamente.

Lista das igrejas[editar]

  • Igreja da decapitação de São João Batista, Arbore - Nesta igreja está exposta a cabeça de São João Batista que acreditam os ortodoxos, tem poderes de soltar raios pelos olhos e banir qualquer mau que se aproximar da igreja.
  • Igreja da Virgem da Desciclopédia no antigo Monastério de Humor, Guru do Himalaia - Considerada uma das primeiras igrejas do desciclopedianismo do mundo, cujos escritores fazem votos de castidade (por isso, virgem) e uma vida de reclusão sem relações sociais, apenas trancafiado num quarto escrevendo artigos de humor e desinformação.
  • Igreja da Renunciação no Monastério de Moldoviţa, Moldoviţa - Pequena igreja que renuncia o vampirismo e goticismo, ficou conhecida por perseguir jogadores de RPG.
  • Igreja de Santa Cruz Futebol Clube de Recife, Pătrăuţi - Igreja construída na época que o Santa Cruz chafurdava na série D do campeonato brasileiro, como tentativa de abençoar este lamentável time e quem sabe ele ser campeão da Libertadores em algum ano.
  • Igreja de São Nicolau do Meu Pau de óculos e o Católico do Monastério de Próstata, Probota - Importante igreja durante a Idade das Trevas, que tratou a pandemia de sífilis e gonorreio nos romenos com castração, curava no mesmo instante.
  • Igreja de São Jorge e Mateus, Suceava - A igreja responsável pela disseminação da música sertaneja na Romênia.
  • Igreja de Seu Jorge no Monastério de Voroneţ, Gura Humorului - Foi por causa da bênção deste monastério que Seu Jorge mesmo com aquela cara de mendigo conseguiu pegar a Deborah Secco.