Imposto sobre serviços de qualquer natureza

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Nem relógio trabalha de graça Cquote2.png
Velho ditado sobre Imposto sobre serviços de qualquer natureza
Cquote1.png Tá achando ruim? A aliquota de 5% que a gente cobra ainda é camarada em comparação aos mais de 30% que você poderia pagar caso o produto ou serviço estivesse enquadrado nas condições para cobrança do ICMS. Cquote2.png
Fiscal Tributário sobre o ISS

Imposto Sobre Serviços ou ISS de qualquer natureza é, em suma, mais uma forma que o Estado brasileiro arrumou para arrecadar dinheiro da forma que puder. O nome é auto-explicativo e sugere a taxação de toda e qualquer modalidade de serviço prestado por um cidadão brasileiro seja este um vendedor de churros terceirizado ou o drag queen que faz barba, cabelo e bigode da sua mãe no salão próximo a sua residência.

Apesar de constar "serviços" na grafia do nome dessa apropriação indébita, o imposto também incide em produtos (veja você, caro contribuinte), o que o faz se tornar uma versão municipal do ICMS, que é de incompetência estadual.

Introdução[editar]

Destino do valor arrecadado com o ISS

O ISS é um imposto criado com o intuito de taxar qualquer serviço, independentemente do que seja, se você fez algum serviço este será taxado. Não importa se foi uma boa ação, ajudar um velho atravessar a rua, ou chutar a bunda daquele professor escroto, você terá que pagar uma pequena taxa por isto. Pouco, mas se somado aos outros impostos que incidem sobre as mesmas coisas lá se vão litros de dinheiro jogado no lixo.

A coleta deste imposto fica a cargo de todos os municípios, com exceção do Distrito Federal que também coleta, uma vez que tudo por lá é esculhambado. Esta coleta é destinada à Pessoa Jurídica, Física, Química e afins que exercerem qualquer um dos serviços descritos na "Lista abaixo".

Serviços que arrecadam o imposto[editar]

Todos os tipos de serviços que não estiverem contidos nesta "Lista abaixo" estarão taxados pelo ISS, sem choro nem vela:

  • teTudo
  • Todos
  • Qualquer um

Alíquota[editar]

Após um retalhar de emendas constitucionais, a alíquota mínima ficou definida como %