Infamous

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Virtualgame.jpg Infamous se trata de um jogo virtual (game)

Enquanto você lê, Mario pula em cima de um goomba.


Infame
Infame logo.png
Logotipo
Gênero GTA com superpoderes
Desenvolvedor Sucker Punch (não o filme)
Publicador Sony Computer Entertainment
Plataforma de origem PolyStation 3
Primeiro lançamento Infamous (2009)
Último lançamento Infamous First Light (2014)

Infamous é uma série de jogos sem originalidade e sem carisma, criada pela empresa Sucker Punch (que não é aquele filme tosco) para dar à Sony uma nova franquia exclusiva que ninguém se importa, pois você jamais verá alguém comprando um PlayStation 3 ou PlayStation 4 só para jogar Infamous (enquanto verá gente comprando Xbox só para jogar Halo.

Produção e recepção[editar]

A Sucker Punch decidiu cometer o bom senso de abandonar a sua franquia anterior, Sly Cooper, fortemente baseada na temática furry, que foi mania na década de 90, mas que depois virou sinônimo de gente com distúrbios mentais. Os antigos personagens antropomórficos foram trocados por personagens humanos inexpressivos já implementadas pela Naughty Dog e Insmoniac, e assim dar vida à história de um humano com super poderes que tem o sonho de um dia fazer parte de alguma historinha da DC Comics.

Acontece que na mesma época de produção (e posteriormente de lançamento) do primeiro Infamous, a Activision estava trabalhando em algo similar, o jogo Prototype, mas felizmente os dois produtos finais foram bem distintos um do outro. Ou quase. Na época surgiram os fanboys e os haters, mas hoje todos são haters de Infamous, por entenderem que é um jogo tão tedioso e sem sentido quanto ao jogo Prototype o qual copiaram na cara dura.

Jogabilidade[editar]

Infamous é uma série de jogos de ação-aventura com mundo aberto, ou seja, a ideia é transformar a cidade num grande puteiro à céu aberto, explodindo esgotos, virando carros, incendiando prédios e coisas que qualquer pessoa realmente faria caso conquistasse super-poderes, porque combater o crime é que ninguém faria.

O personagem principal sempre tem habilidades de parkour misturada com uso exacerbado de super-poderes, sendo um jogo infanto-juvenil perfeito, pois mescla tédio, repetição, violência gratuita e poderzinhos de herói.

Um elemento que chama atenção nos jogos é o sistema de karma, que definem o alinhamento do personagem se ele é malandro ou mané. Há o karma mané que é nutrido toda vez que o jogador toma atitudes caretas, como não destruir coisas, ajudar os outros, ser gentil e esse tipo de baboseira de gente fresca, e no outro lado está o karma malandro que é aquele do melhor bom senso, que é alimentado toda vez que o jogador toma atitudes que qualquer pessoa normal tomaria como explodir coisas, intimidar os outros e matar a todos sem distinção.

Enredo[editar]

Os primeiros jogos da franquia até faziam um certo sentido (para o que se propunham) e contavam a história de Cole, um motoboy que convenientemente ganhou super-poderes após uma de suas entregas explodir em suas mãos, pois a Al-Qaeda confundiu o pacote colocando na encomenda purpurina explosiva da Marvel (já que na Marvel todo mundo que é picado por aranha, eletrocutado, exposto a raios gama, etc, ao invés de morrer, ganham super-poderes, o caso de Cole). E no jogo seguinte continua a saga.

Com o lançamento do PlayStation 4, a série sofreu um reboot com Infamous Second Son, com um personagem novo com poderes de viadagem, para agradar todo um novo público.

Série principal[editar]

  • Infamous 1 - Primeiro jogo da série, sendo apenas uma cópia de Prototype mas com menos inimigos e menos graça.
  • Infamous 2 - Apenas um DLC que fora lançado sob formato de jogo novo, é apenas o primeiro Infamous, mas com missões novas, que na verdade são a mesma coisa de sempre.
  • Infamous Second Son - Jogo notadamente e visivelmente lançado às pressas, para que o então recém-lançado console PlayStation 4 tivesse pelo menos um jogo exclusivo, por mais bosta e incompleto que fosse, pois o jogo é totalmente superficial e bugado. Como ninguém que tinha um PS3 compraria um PS3 e vice-versa,a empresa teve a liberdade de rebootar a série mesmo após apenas dois jogos, trazendo um novo personagem que desse vez tem o poder de soltar purpurina pelo rabo.

Caça-níqueis[editar]

v d e h
Infamous logo.png