Instrumento musical

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Um dos mais versáteis Instrumentos musicais

Instrumento Musical é um tipo de objeto com a finalidade de produzir som. Há quem diga que estes "sons" possam ser convertidos em "intervalos", e depois "acordes", passando por oitavas, melodias, harmonias, para chegar finalmente na música propriamente dita. Basicamente, todos eles são improvisados de uma caixa de maçãs, o que os torna extremamente justos naquilo que fazem de melhor: servirem de modelo para qualquer tipo de poser. Tirando estes últimos, pessoas (vulgo músicos, em teoria) podem usar seus instrumentos para demostrarem suas habilidades motoras e agilidade para assim, ganharem uns trocados nos centros de suas cidades. Também são úteis para fazer pagode.

Afinal, como se separam os Instrumentos?[editar]

Advinhe qual o diferente...

Partes básicas de um Instrumento Musical[editar]

Um instrumento moderno, seguindo as normas da Inmetro e da ABNT se divide em quatro partes principais, cada uma com suas frescuras funções e objetivos. Naturalmente, são todos farinha do mesmo saco, já que as diferenças visuais entre uma guitarra e um piano não são muito aparentes a primeira vista (possuem cordas e se tocam com os dedos), mas são notáveis as divergências quando se compara o efeito de atrair eventuais ninfetas (diria até que são inversamente proporcionais...). Só isso já é o bastante para provar que, apesar de serem farinha do mesmo saco, sempre a farinha ruim ficará sobre as outras quando seu José for vendê-la


Parte que produz o som

É a parte mais importante do instrumento, logo é também a parte que mais quebra. Porém isso varia muito de músico para músico. Um bom exemplo são os vagabundos seresteiros que tocam o violão usando, além das cordas, o tampo do próprio, fazendo um batuque ridículo que, segundo os próprios, dá uma "cor a mais" na música. Especula-se que esta cor seja o rosa, já que não passa de uma grande frescura.

Fora este e outros exemplos, o resto é fácil de se definir. Um instrumento que possuí cordas usa as cordas para produzir o som. Um instrumento que é parecido um tambor usa sua película para produzir o som, além de muito batuque. Um instrumento que se precisa assoprar dentro para funcionar usa o ar como elemento vibratório, provando como a Natureza é mágica e perfeita.

Parte que define o corpo do instrumento

Mais conhecida simplesmente como "corpo", esta parte dá o design e a estrutura básica para o instrumento ficar bonito e funcional. Alguns exemplos mais simples, como o violão, possuem um corpo modesto na forma de violão, mas quando incorpora numa vadia qualquer, aí sim, se torna prazerosa a execução do "instrumento". Porém outros, como a trompa, a flauta e talvez até a bateria possuem formas exageradas e cheias de luxo, o que as tornam mais obras de arte do que instrumentos musicais propriamente ditos. Porém seus praticantes são os que mais catam mulher, talvez devido ao fato de quanto mais volume, mais poder, logo mais grana, logo mais tunning, e assim vai sucessivamente, até chegar ao fato de que nada agrada mais uma puta do que dizer que você é um cara solteiro, tem um apartamento vazio e possuí um "instrumento" que vai deixá-la louca pra "tocar" (o que, no seu caso, é uma puta de uma mentira).

Parte que intensifica a música

Nos bons instrumentos (vulgo, acústicos) o som sempre é reforçado por uma parte que foi criada especialmente para isso. Talvez seja o único pedaço que realmente faz algo de útil ao instrumento. Como disse anteriormente, os bons instrumentos são os acústicos devido ao fato destes levarem esta parte de grátis, sem custos adicionais. Outros tipos (por exemplo, uma guitarra "foda") precisam comprar seu intensificador a parte, tal como amplificadores, pedais e outras coisas do gênero. Diferente de um violino no qual se precisa apenas da vara ou do tímpano que só é preciso umas baquetas modificadas, os instrumentos elétricos representam uma peso a mais para quem pode arcar com seus custos.

Partes que ajudam e controlam o som

São as famosas "pecinhas" que dão um trabalhão para quebrar, mas quando quebram... . Entre elas estão o famoso traste, que apesar de não ser uma peça em si, ajuda quem só sabe tocar no tato, apesar de terem senso o bastante para tocarem as notas certas de cor. Entre outros, existe os arcos, palhetas, baquetas, válvulas, martelos, teclados, pedais, entre outros tantos...

Classificação[editar]

Existem diversas classificações de instrumentos musicais, mas (claro) a maioria delas é incompleta e fútil. Creio que a melhor classificação é a do sistema Hornbostel-Sachs, pois é a única que pode abranger qualquer tipo de "instrumento" (desde pianos até cardaços de tênis). Para facilitar a compreensão do sistema, cada item estará com seu nome popular ao lado da classificação correta. Além disso, cada instrumento terá uma pequena resenha para qualquer n00b reparar as diferenças entre uma viola e um violino ou entre um trompete de um trombone.

Cordofones (Instrumentos de Corda)[editar]

Cordofones Simples[editar]

Instrumentos que basicamente são feitos de algumas cordas sobre uma base em forma de tábua

Cordofones Compostos[editar]

Instrumentos presos à sua própria caixa de ressonância e a necessitam assim como uma guitarra precisa de um amplificador

Aerofones (Instrumentos de Sopro)[editar]

Aerofones Livres[editar]

O ar fica livre, leve e solto fora do instrumento, tal como uma borboleta no cio

Instrumentos de Palheta Livre[editar]

São aqueles que possuem uma pequena língua-de-sogra dentro do cano (soa como um boquete...)

Aerofones Explosivos[editar]

O som é causado por uma explosão de alegria ar comprimido!

Aerofones Não-Livres[editar]

O ar em si fica preso no instrumento, assim como você fica preso no trânsito

Flautas[editar]

O músico sopra o instrumento dando-lhe um beijinho

Instrumentos de Palheta[editar]

O músico sopra contra uma lamela (?) e vai destacando o som

Instrumentos de Palheta Dupla[editar]

- De orifício cilíndrico

- De orifício cônico

Instrumentos de Palheta Única (clarinetes)[editar]

- De orifício cilíndrico, com botãozinhos

- De orifício cônico

Trompetes[editar]

Deve-se, obrigatoriamente, saber assobiar para saber tocá-los

Trompetes (propriamente ditos)[editar]

Instrumentos limitados pelos beiços do músico

Trompetes Cromáticos[editar]

O som pode ser mudado a partir de vávulas, botões entre outras frescuras...

Instrumentos de Bater[editar]

Instrumento para deficientes.
Lata musical.