Itaiópolis

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Itália? Cquote2.png
Google sobre Itaiópolis

Itaiópolis é um município brasileiro do estado de Santa Catarina como qualquer outra cidade aqui em SC, ou não.

Sua etimologia

O nome Itaiópolis é um hibrismo tupi-grego, formado por "ita" (pedra ou a tua cabeça dura) + "i-ó" (molhadinha) + "pólis" (cidade, não é aonde você moras seu noob). O significado "cidade da pedra (ou laje para os do Rio de Janeiro) molhada" pode ser por causa dos rios bem característicos da região, que apresentam em seus leitos extensos trechos de lajes bem molhadinhos (pedra com a superfície plana, porém macias e bem durinhas) sobre os quais escorre uma lâmina d'água (que mantém as lajes sempre molhadas). Não entendeu? Procure um discionário virtual então seu noob.

Sua história

A história dessa coisa reúne muitas etnias e tem origem na fundação da cidade paranaense de Rio Negro, ou o Rio sujo de tinta preta para quem não entendeu. Os primeiros colonos chegaram em 1891, oriundos da Inglaterra, os que eram os maiorais do mundo antes da primeira grande guerra mundial. Imigrantes russos, poloneses e alemães vieram pouco depois e, com as famílias de tropeiros que acampavam na região, começaram a formar o povoado onde hoje se localiza a cidade. Itaiópolis pertenceu ao Paraná até se tornar independente, em 1909, mas um acordo realizado em 1917, após a Guerra do Contestado, converteu a localidade novamente em distrito para os mauricinhos daquela cidade, desta vez pertencente a Mafra. Um ano depois, Itaiópolis conquistou definitivamente sua emancipação após muita luta pelas suas terras e das suas indepedencia em explorar o povo da sua própria cidade.

Economia

A agricultura é baseada em maconha fumo, feijão pra alimentar "os peão" que trabaia duro nas indústrias elétricas e frutas, tais como: