Jade

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Este artigo fala daquela pedra verde. Para outros significados consulte Jade (desambiguação).


Cquote1.png É só uma pedra. Cquote2.png
Oscar Wilde sobre Jade

Jade, o Hulk das pedras preciosas[1] é uma pedra preciosa valiosa e, portanto não é pro seu bico, por isso contente-se em ter apenas esse teu cascalho pintado de verde e esqueça de querer ter uma jade.

Características[editar]

Aqui vemos a diferença entre uma jade e uma esmeralda.

A jade é uma versão barata da esmeralda e não-radioativa da criptonita e portanto a sua principal característica é a sua falta de brilho.

Possui índice de refração de 2N por milímetro cúbico. Dureza de 8,5 na Escala do Tio Moe, é sensível ao calor acima de 1.000.000.000°C, e caracteriza-se visualmente por seus cristais compactos e especialmente por sua bela coloração que varia entre verde-vômito-claro e verde-cor-de-burro-quando-apanha-na-roça à verde-quiabo e verde-papinha-de-brócolis.

Sua fórmula química é composta por ferro, óxido de manganês, superfície de cromo, e espinafre para dar a coloração típica da pedra.

Cultura[editar]

A jade é muito apreciada na China. Lá todas as pessoas sonham ter uma, pois de acordo com a lenda, quem tem uma jade conseguirá um carro e deixará de andar de bicicleta (claro, uma pessoa que teve a grana para comprar uma jade, com certeza tem para comprar um carro). A jade é muito usada em rituais amorosos, é comum uma taça de jade cheia de saquê ser usada para celebrar noivados, e anéis de jade são usados para celebrar casamentos, sendo a pedra considerada a essência do amor conquistando qualquer mulher (mas na verdade isso tudo é baboseira, a tal essência do amor, qualquer mulher que veja um cara com um poder aquisitivo o suficiente de ficar torrando com taças de jade, é claro que ela se apaixona na hora!).

Os Astecas também usavam a jade. Afirmavam que jade em pó misturado com água e tomado antes da morte, preservava o corpo do morto da deterioração (atualmente essa fórmula é usada pelos sucos Tang de abacate). Os astecas costumavam usar adagas de jade para arrancar corações de virgens e oferecer ao Deus do Sol.

Curiosidades[editar]

Essa Jade aí é bem melhor que uma pedra.
  • O Capitão Planeta é feito de jade.
  • Sabe-se que flechas de jade são as únicas que podem matar aqueles imperadores imortais e malignos da China.

Notas[editar]

  1. Que piadinha mais infame...