Jaguari

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Gauchodanc.jpg Mas bah, tchê!

Este artigo buenaço e tri-legal é do mais puro humor gaudério dos pampas, vivente, então veste tua bombacha, recolhe teu pelego no galpão e toma um mate amargo com a gente, macanudo!

Chima.jpg
60px-Bouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Jaguari.

Cquote1.png Um dos lugares mais belos do RS? Grandes coisa. Cquote2.png
Gauches sobre Jaguari

Jaguari, conhecido como a "cidade das sacanagens belezas naturais", é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul com seus grandes rios poluidos limpissimos e puros.

Sua história[editar]

O local onde atualmente localiza-se o município no fim do mundo de Jaguari teve como primeiros habitantes os índios guaranis aprecioadores de Guaraná. Em 1632, quando o padre Romero, superior das reduções do Uruguai, e mais os padres Manuel Bertot e Luiz Ernot, vieram reunir-se com Cristovão de Mendonza e Paulo Benevides, fundaram, na margem direita do rio Jaguari a redução de São Tomé, tomando na marra as terras desses indios e ponhando o catolicismo por lá, mesmo que tenham que matar mais de 8 mil tribos na base do chumbo grosso.

Há informações sobre a existência de outras reduções na região, entretanto, a mais próspera foi a de São Tomé, situada onde hoje se localiza a cidade com muiota putaria e drogas como uma cidadezinha qualquer. São Tome, como as demais reduções, não teve um período de duração muito longom se fudendo no final. As mreduções enfrentaram vários transtornos, como a ameaça de onças, pestes, fome e o perigo da invasão bandeirante. Estes fatores reduziram consideravelmente a população da aldeia de São Tomé, que chegou alcançar 1800 almas, para não dizer que essas 1800 pessoas estão comendo capim debaixo das terras.

E após muito derramamento de sangue e negociações a partes, em 1899, quando houve a encampação do serviço de iluminação publica, ocorreu, de forma festiva, a inauguração da ponte Júlio de Castilhos sobre o rio Jaguari e outras bobagens por lá. Assim como o sistema rodoviário, também o ferroviário foi uma constante preocupação do administrador da colônia, no que resultou na ampliação do ramal ferroviário de Dilermando de Aguiar até Jaguari para que fique menos feio aquele vilarejo.

O município de Jaguari foi capela curada em 12 de dezembro de 1889, passando a ser paróquia em 8 de dezembro de 1915. Em 16 de agosto de 1920, Jaguari elevou-se a categoria de município, possuindo quatro distritos: 1° - sede, 2° - Santo Izidro, 3° - Ijucapirama e 4° - Taquarichin e não se discute mais sobre isso.

Sua geografia[editar]

Jaguari localiza-se a uma latitude 29º29'51" sul e a uma longitude 54º41'24" oeste, estando a uma altitude de 112 metros. Não entendeu? Nem eu entendi por eu ser péssimo em matemáticas.

E a sua população é de mais de 8 mil em população, segundo o Souter de Vegeta segundos antes dele ser quebrado.