Jandaia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Jandaia é um grande arraial de festa junina 365 dias por ano, considerado pelo IBGE um município do interior de Goiás.

História[editar]

Entrada da cidade já esbanjando a pobreza inerente à Jandaia.

Lugar que se iniciou como qualquer cidade em Goiás, no infeliz ano de 1927 quando goianienses tiveram a brilhante idéia de construir fazendas lá do outro lado do morro. Boi, vaca, galinha e caipiras, estava formado a população de Jandaia.

Inicialmente a pacata cidade recebeu o singelo nome de Água Limpa devido a uma antiga lenda indígena que mandava limpar o cu com a água limpa do rio e com isso trazia mais prosperidade.

Em 1953 aqueles barracos já eram considerado um município emancipado, mas como a água não estava mais tão limpa, na necessidade de modificar o nome, escolheram Jandaia, o nome de uma rolinha muito comum nas paisagens da cidade.

Atualmente Jandaia esbanja uma alta taxa de arborização (mato por todo lado), baixo índice de criminalidade (tédio completo) e confraternização entre seu povo (fofocas).

Economia[editar]

Cidade localizada na GO-320 (conhecida como Estrada do Pau de Sebo) que interliga Indiara-Paraúna, Jandaia se destaca no comércio de grãos, comida de passarinho e óleo de peroba.

Com o surgimento de uma grande usina de álcool, a divisão do trabalho em Jandaia ficou bem clara: Metade da população foi trabalhar como boia-fria nos canaviais e a outra metade desempregada bebe a cachaça produzida a partir dessa usina.

Turismo[editar]

Em Jandaia, a hospitalidade é a marca registrada,especialmente se você for um homem vindo de Brasília, consegue comer 20 garotas só de dizer sua origem.

Os locais bons para visitação são suas mais de 20 praças onde você pode ficar fazendo nada olhando o céu ou fofocar com as velhas da cidade. Os terrenos baldios também são uma boa pedida para ir jogar dominó.

Jandaia tem se destacado por suas festas de carnaval e festa junina, as duas principais estações de acasalamento de caipiras, segundo documentários do Discovery Channel.

Outra atração a parte é o Lago, onde você pode ir nadar (e se afogar) pelado para se refrescar do calor infernal de Jandaia.