Jano (satélite)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Jano)
Ir para: navegação, pesquisa
Não é a primeira vez que se acha dois satélites que talvez sejam só um.

Jano (satélite) é um satélite de Saturno, já que aquilo nem lua é. Isso pra não chamar de pedregulho espacial. Jano orbita Epimeteu mas há controvérsias e uns dizem que é epimeteu que orbita Jano. Mesmo assim, ninguém liga para os satélites mais distantes de Saturno e que estão prestes a destruir o Anel G só pra caírem dentro.

Descoberta[editar]

Jano foi o primeiro dos satélites co-orbitais de Saturno a serem descobertos. Conta-se que Dolfus, seu descobridor, deixou o telescópio sozinho com seu filho de 6 anos na sala, ele foi dar um "coco" pulo no banheiro e quando voltou o telescópio estava torto e desregulado.

Justo no dia em que ele ia observar Messier 45 para não ser demitido. Então eis que ele descobre Jano. Ele sugere o nome e manda a Cassini dar meia volta para tirar fotos. É aí que descobrem que Dolfus tinha descoberto dois satélites, um deles ele chamou carinhosamente de Epimeteu.

Apesar de não ter nenhuma relação entre os nomes, ignoraram isso e foram tirar algumas fotos do satélite e confirmaram que aquilo é "uma lua irregular", para não dizer que é na verdade um pedregulho ambulante espacial.

Satélite[editar]

Jano rodeia Epimeteu mas há gente que diz que Epimeteu (Satélite) rodeia Jano. Para encerrarem essa rixa inútil disseram que não havia diferença nenhuma e que eles se orbitavam pois ambos tinham um tamanho insignificante para considerar se um está controlando o outro.

Em breve resumo. Jano é uma lua que co-orbita Epimeteu. Interessante não? Pois é a única coisa interessante que dá pra achar nesse satélite já que a maioria deles são só pedregulhos bombardeados por outras pedras e sem atmosfera com formato Fálico. E essa foi a descrição de Jarno, entre tantos outros "satélites irregulares".

Então, se aparecer algo com o nome "satélite irregular" não vá atrás de mais informações que é só aquilo mesmo de informações.

Nomenclatura[editar]

Jano foi um dos irmãos de Epimeteu na mitologia grega, apesar de tudo ele ficou só pra enfeite já que a trama era entre Epimeteu e Prometeu mas não fez. Epimeteu era o idiota e Prometeu era o astuto enquanto Jano ficava olhando que nem uma anta. Nesse caso, Jano e Epimeteu não tem nenhuma relação com quem deveriam ter relação: A lua de Prometeu.