Jequié

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Gnome-searchtool blue.png Jequié é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Quando o fim do mundo chegar, esta cidade não vai ser destruída.

Sciences de la terre.svg.png
Nudflameprincess.png Este artigo é queeeente!

Se quiser editar este artigo, entre numa geladeira, ligue o ar condicionado no máximo e beba uma coca-cola gelada. E não lute contra K'!

Jequié Terra de Painho, Terra de Zé Grilo
Bandeira de Jequié.JPG
Bandeira
Libertas Cannabis qae seras tamém.
Hino "Quanta Mulher Perdida"
Local link={{{3}}} Bahia Interior da Bahia
Idioma Jequieense
Geografia
Clima Infernal
Locais de referência Puteiros
Economia Putaria em todos os seus aspectos
Produtos exportados Putas
Política
Governo
Nuvola apps core.png
PSB
Atual prefeito
Nuvola apps core.png
{{{prefeito}}}
Vice-prefeito
Nuvola apps core.png
Hassan Iossef PSD
Mídia
Cidadãos ilustres
Crystal Clear action bookmark.svg.png
Zeu Britto
Esporte símbolo FUDER
Santo local MENDIGO REAL

Cquote1.png Você quis dizer: Caldeirão do diabo Cquote2.png
Google sobre Jequié
Cquote1.png Experimente também: Clima Infernal Cquote2.png
Sugestão do Google para Jequié


Cquote1.png O"Paraíso" sexual, quanta quenga! Cquote2.png
Pseudo-turista tarado sobre Jequié
Cquote1.png Não! É um país da Europa! Cquote2.png
Carla Perez sobre Jequié
Cquote1.png Minha propriedade! Cquote2.png
Roberto Britto sobre Jequié
Cquote1.png Péssimas recordações... Cquote2.png
Antônio Carlos Magalhães sobre o dia em que caiu do palanque em Jequié
Cquote1.png Ai que calor danado! Êta nóis, é ladeira dimais! Cquote2.png
Jequieenses sobre Jequié
Cquote1.png Esse lugar non ecziste! Cquote2.png
Padre Quevedo sobre Jequié
Cquote1.png Gentalha!Gentalha!Não se misture com a gentalha! Cquote2.png
Dona Florinda sobre Jequié
Cquote1.png Não contavam com o minha astúcia! Cquote2.png
Chapolin sobre alguma coisa
Cquote1.png Eita Cachaça Boaaa! Cquote2.png
Lula sobre Jequié
Cquote1.png Se você não conhecer, Tereza vai endoidar! Cquote2.png
João Rosa da Embasa sobre Jequié
Cquote1.png em 2050 vamos ter um aeroporto Cquote2.png
Prefeito de Jequié sobre Jequié


História[editar]

Jequié se formou devido a um grupo de retirantes esfomeados que viam de Salvador (se diziam italianos) em direção a São Paulo, mas ficaram com preguiça e resolveram parar no meio do caminho. Sem ter nada com que ganhar dinheiro, as mulheres salvaram a pátria, fundando um cabaré que se tornou o mais famoso da região, situado na antiga rua do Maracujá, hoje conhecida como 15 de Novembro Manoel Vitorino. Lugar, inclusive, onde Pepeu Gomes iniciou sua vida sexual artística! Escrevendo as músicas nas paredes e autografando também! Em Manoel Vitorino todo mundo se acha rico e importante, quem tem um Chevette velho é considerado milionário, quem tem o segundo grau completo é considerado Doutor e quem tem curso superior é considerado Deus ou Alienígena. Na época de politica os Manezenses declaram guerra a todos que não apoiam o mesmo candidato que eles, mesmo entre vizinhos de anos de convívio a brigas e represálias, tudo para se sentirem importantes e acharem que fazem parte de alguma coisa se matando por um ladrão que quando assumir o cargo irá rir muito da cara deles. As comidas tipicas da região são o jegue no rolete, jegue com macaxeira e calango no espeto com leite de caquito.

O primeiro cacique de Jequié foi Waldomiro Borges que junto com sua "linda" esposa Dona Jujú Borges ajudou a povoar a cidade. Mais tarde veio Lomanto Júnior que governou com uma certa paz, se deixarmos de lado o sumiço de parte do dinheiro público, e a micareta da qual os artistas nunca viram o dinheiro... Não tardou para a tranquilidade de Jequié acabar. Pois o próprio Lomanto Júnior, querendo continuar no poder, ajudou o médico tarado Roberto Brito a virar prefeito. Mas Lomanto não contava com a astúcia de seu protegido. Provando que sabe mais do que só comer as médicas da cidade (e outras além), Roberto Brito torna-se o atual ditador da cidade. Tem ainda na história, um tal de Reinaldo Pinheiro, se não me engano é o atual prefeito... Mas esse aí é tão insignificante que não devemos nem citar.

Um outro capítulo que ficou marcado para sempre, nos anais da história dessa cidade, foi o belo dia em que um tal de Antônio Carlos Magalhães, também conhecido como Toinho Malvadeza, o terrível, vindo das terras do norte, derrubou um palanque em pleno discurso, dizem que foi de muito comer o oferecido acarajé de Irá. Nesse dia foi feriado na cidade, por que só assim falaram dela no Jornal da Globo e no Jornal Nacional, sem contar a citação na novela Senhora do Destino.

Reinaldo Pinheiro, criação de Roberto Britto, tem sido o melhor prefeito da cidade, construiu uma ponte sobre o esgoto Rio Jequiezinho de 5 metros onde gastou 350 mil. Pintou várias praças pra gastar mais 300 mil. Organizou jardins para justificar mais 300 mil. Redirecionou os funcionários públicos pra ganhar gastar receber 10 milhões do Banco Itaú que comprou cadastrou os funcionários. Reformou a Praça Rui Barbosa onde derrubou as algarobas centenárias pra plantar licuris, quer dizer, palmeiras de 6.000 cada, com acostamento e drenagem para garantir os quase 3 milhões!!! Montou a exposição de carros para a coleção museu pessoal.

Mas o seu legado mesmo foi trazer Shoppings para Jequié. Um que já está pronto: Favela Shopping Popular, onde abriga os favelados comerciantes ambulantes, que não precisam pagar impostos e outro em construção: a Feira Livre Shopping a Céu Aberto do Calçadão da 7 de Setembro que está em fase terminal de iniciação.

Jequié em 2010 conseguiu o recorde de dinheiro desviado: 1 bilhão de reais desviados da saúde, educação e infraestrutura.

Características[editar]

Jequié durante o verão.
Jequié durante o inverno.


Jequié está localizada não muito distante de Salvador em um buraco entre os planaltos de Maracás e Vitória da Conquista, o portal hiper quente dos quintos do inferno. O lugarejo cidade possui um povo hospitaleiro e preguiçoso tranquilo. Sua maior festa é o São João, onde se reúne milhares de pessoas, atraídas principalmente pela maconha e kengas, abundantes nesse período. A maior festa já foi a Micareta, mas como Lomanto Júnior deu o calote a moratória nas bandas, o jeito foi ficar só com o São João mesmo.

Em Jequié se plantando nada dá, por causa do intenso calor. A exceção é a plantação de maconha e viados, uma das maiores do Brasil. Mesmo com o calor que nem o cão aguenta, existe uma Barragem que serve mesmo é prá levar as kengas da cidade prá passear na escuna da Galinha Branca. Prá viadagem da cidade, há dezenas de picas bicas onde tomam banho sem nenhum medo de cair na bica. Eu falei BICA.

E sem esquecer que os viados servem como fonte de renda local e de manutençao da circulação da maconha, devido a prostituiçao dos filhinhos de papai falidos se prostituirem cumendo cús de viados pra sustentar seu vício.

Também conhecida pela cidade com maior número de moto-táxi da Bahia, onde para cada morador, há 2,3584 motos, e sabe-se lá o que isso significa. Sendo que para 3 moto-táxis, dois são assaltantes. E o que sobrou cobra caríssimo (R$4,00 do centro pro Joaquim Romão)!

A cidade também é chamada de caldeirão do diabo. Ainda corre a lenda que a respctiva cidade sofre de um calor sobrenatural por ser a escolhida do capeta para passar suas férias de verão!O Capeta devia se instalar logo lá tomando o posto de dono da cidade de Roberto Cabritto e a batiza-la de JEQUINFERNO!

Vale resaltar que na Era Glacial os jegues fugiram todos para Jequié devido ao sol ardente, onde ficaram durante anos até morrer um por um. Assim, as cabeças de jegue ficaram enterradas lá, impedindo a valorização financeira, deixando seus moradores desesperados.

Para crescer nesta cidade, ou se é político ou ladrão... acho que dá no mesmo, pois os espíritos de jegue continuam atormentando aqueles que tentam ser honestos, se é que existe.

E se por acaso você pensar em tentar a vida por lá ,leve em conta o que está escrito acima(mas se sentir tentado consulte um psiquiátra ou um padre exorcista, lembre-se lá é o veraneio do capeta). Se sua situação finaceira era ruim antes, pode ficar pior ao se instalar nesse recinto, devido a quantidade de gente pseudo rica que o tataravô plantava cacau, mas que hoje a familía deve os pano da bunda e tira onda com carro de test drive, atrás de um forasteiro desavisado pra chepar almoço, café, janta e principalmmente pra tomar umas no bar, além de não pagarem por serviços prestados NUNCA!Pois não é só Leur Lomanto que não pagou as bandas da micareta, tá na genética (anomalia)da população nativa ser caloteiro.

Outras peculiaridades da cidade são a quantidade de marias-gasolina (que fazem sexo por um pastel com canudo, iguaria aprecidada na "city"), a falta de educação daqueles que passam por alguém conhecido e finge não conhecer apenas para não cumprimentar e a receptividade e hospitalidade para com pessoas que vêm de fora e dão a impressão de terem uma boa conta bancária, simplesmente pra tentar extorquir alguma coisa nem que seja um acarajé de irá e depois é o que realmente acontece, finje que não conhece a tal pessoa em que deram um pequeno ou um grande calote!

Educação[editar]

Os cursos superiores particulares de Jequié não são considerados pelo MEC e são considerados nulos outras regiões. Quem tem curso superior naquela região é considerado somente Alfabetizado no Sul e Sudeste. Nessa cidade não tem gente inteligente, pois ou estão na única mais famosa praça (Rui Barboza), ou estão fumando escondido, ou estão traficando. As escolas possuem ponto de tráfico e prostituição infraestrutura ruim, e só há desvio de verba. Por isso e outros motivos nosso querido prefeito querida é a mulher dele,aquela puta esta sendo como mandato sendo cassado. Se você é filho de médico, pode cagar na prova que você tira 10! É só um telefonema.

Há 13 anos chegava à cidade um polo revolucionário de educação: a FTC. Essa instituição veio profissionalizar o mercado de putas da região. De puta à garota de programa em apenas 4 anos.

LINGUAGEM DE Jequié[editar]

Iae moral?= Como vai?

Num é di sua conta!= Não vou lhe conta!

Vou trampar.= Vou trabalhar.

É ni uma. = Ok, tudo bem, sem problemas.

Vai buscar dalila= Vai buscar uma pedra, crack.

E outras linguagens que não devem ser ditas em lugar algum no mundo. Por isso resolvi não colocar aqui. Se quiser saber as outras coisas venha até aqui e saiba.

FATOS HISTÓRICOS SOBRE JEQUIÉ:[editar]

- 99% de seu território de Jequié é uma cratera provocada pela queda do meteoro que arrasou os dinosauros.E que está previsto pelo proveta zé buceta ,que em um encaixe perfeito pra outro meteoro cair em 2012 extinguindo os Borges e as quengas( a revolta de Deus contra os pecadores, se é que Deus lembra que aquilo existe).

- Ao se jogar uma pedra no Rio de Contas, ao invés de se ouvir tigum, ouve-se help( e não confunda com a música dos beatles).

- A cidade não possui um cinema desde a Idade Média.

- O Mc Donald's não permitiu franquia para Jequié, pois tinha muito pobre coitado na cidade.Além de outra previsão do profeta zé buceta que viu a falência da franquia por calote.

- A cidade é repleta de sonhadores punheteiros poéticos.Que copilam versos de outros autores. Enfim tudo nessa "city" é fraude.

- Reza a lenda que Jequié terá Faculdade de Medicina. A lenda vai continuar rezando por muito tempo até se tornar realidade.*A lenda se concretizou pra felicidade das antas de cursinho que sonharam por duzentos anos em fazer medicina, pois quem perde em todas as públicas, na UESB( a "facul" de jequinferno) tem que passar.

- Reza outra lenda que vai passar uma linha de Trem na cidade la pro final 2014. E mais uma vez a lenda vai continuar rezando nesssa porra a lenda só reza porque em 2012 o mundo vai acabar. Ou não. Mais ja começaram a comprar casas no morro do Mandacaru e algumas propriedades no Brejo (Lugar muito depois do Mandaru). Tomara que o mundo não acabe em 2012. (É né, parece que o mundo não acabou em 2012 e nem teve linha de Trem em 2014...)

- O Teatro da cidade vive sob reforma desde que a cidade foi emancipada.

- A biblioteca ganhou um mega espaço para acomodar centenas de livros. Só serve pra isso mesmo: depósito.

- A Praça Ruy Barbosa foi reformada usando-se uma formula mágica de doze por um de cimento.

- Esta é uma cidade record em Shoppings. Tem um para favelado, um para pobre e tem um elefante para sem teto.

- A ponte do Mandacaru é o elo de ligação dos dois extremos da cidade. Outra travesia só de barco canoa e com roupa à prova d'água, para evitar a contaminação.

- O aeroporto particular público só serve como pista de skate e treinamento de velocistas.

- A tele comunicação de Jequié tem um canal e dois merdas bostas canais que não sabem quando estão no ar sob transmissão.

- Internet mais rápida tem 1b por segundo.

- Os bairros mais famosos da cidade são: Morre Sem Vela, Posto do Tõe, Rola Bosta, Beco das Perdidas, Alto do Cemitério, Inferninho, Cururu, Mandacaru, Jequiezinho, Invasão, Km3, km4, Cidade Nova entre ostros nomes didáticos.

- Tem cinco FODE MUITO o povo FMs, uma Armação Maior AM, que não transmite nada, repete tudo e uma porrada de picaretas clandestinas que impregnam o ar. Entre estas uma peste de um programa chamado "Clima de Festa" com um locutor demente que inferniza o juizo do povo, mandando empurrar nele!

- É conhecida como a capital da poesia, pois é repleta de maconheiros pensadores, que vivem sonhando com uma Jequié melhor.

- Tem tanta igreja que os moradores já compram pão e leite dos pastores.

- Os idosos dão toda a aposentadoria,jóias,casas,carros,fazenda e a virgindade aos padres.

- Tem crente pra porra caramba! São mais de 200 novas igrejas a cada ano. É um povo que acredita em tudo, tudo mesmo. Tem gente que espera Papai Noel no São João, sentado na Praça da Bandeira viajando na Maiose, morô véi?. Mas, mesmo com tanta fé, ninguém faz nada, vivem esperando deus descer em nave espacial... só se for deuszebú!!!!!!!!

- Tem uma fabrica de calçados que manda na cidade.Ou não.

- Tem dois clan. Não é de gangster é sim . Que controla a cidade na politica.

- É a unica cidade do mundo a ter um brega (bordel) tombado como patrimonio cultural da cidade , o brega de Almenade.* Que agora encontrou jeito mais fácil de ganhar dinheiro virou IGREJA.

- Jequié revolucionou no quesito Shopping center , criou um exclusivamente para mendigos e nóias fumarem suas pedras e cagar a vontade.

- O sonho de todo jequieense é comer no Mcdonalds , e quando comem guardam a embalagem pro resto da vida como se fosse algo muito marcante na vida dela.

Algumas Localidades[editar]

Mandacaru[editar]

O terceiro bairro mais populoso da cidade onde abriga as garotas putas e viados . É tambem terceiro mais fudido.Que vive uma constante guerra entre o Morro, a Beira-rio, a Rua do Fosforo. Ele tambem abriga o estadio de futebol da cidade, a ponte mais velha e importante da cidade. É o bairro onde abriga mais noias e da cidade.Segundo os moradore nessa briga rola até troca de tiros, tapas, e beijos .

Joaquim Romão:[editar]

-Um dos bairros mais ricos de Jequié, e isso não impede de ser um bairro fudido. Um malandro por m², que se demoninam "us cara". Também um dos bairros que menos concentram barangas, e só perde para o Infernim (Inferninho), que será citado a diante.

Alto do Cemitério:[editar]

-Mais conhecido como "Alto do Amor", é o bairro que mais concentra crianças remelentas, por causa das inúmeras escolas de ensino fundamental.

Inferninho:[editar]

- O Inferninho, (ou infernin para os mais íntimos) é um dos bairros mais intocados de Jequié, por causa de algumas pessoas (ALGUMAS).

Morro do urubú, em um dia de temperatura agradável.

Morro do urubu:[editar]

- O bairro recém criado na cidade, já se tornou o bairro mais violento da cidade, passando até do Inferninho (Infernin), que também é lotado de nóias. (Como todos os bairros de Jequié) Isso mostra a segurança daquela localidade. _policial nao sobe pois nao quer. _Fica proximo ao Pau-Ferro, aos Porcos,a Cachueirinha,ao Condominio do Milhonarios e ao presidio da cidade(que só fica preso lá quem quer.Ou não).AH!como poderia esquecer! o nome oficial é CONDOMINIO JARDIM TROPICAL!!!!

Jequiezinho[editar]

- Onde mora 95% da população jequieense. Pode-se encontrar qualquer tipo de gente, animal ou extraterrestre, o fato é que o bairro é tão grande maior que a cidade que precisou ser dividido em blocos pra orientar os carteiros na hora de entregar as contas de água e luz, que raramente são pagas pelos moradores.

Centro:[editar]

- Bairro mais pacífico de Jequié . Este bairro foi dominado peles lojas mais chiques e populares de Jequié. Este bairro guarda a Catedral de Santo Antônio , que é o maior e mais conhecido ponto turístico da cidade, porque todos que vem para a cidade, tira uma foto na frente dela.

Pontos Turísticos[editar]

Barragem de Pedras:[editar]

Fica distante da cidade não tem segurança alguma, mais mesmo assim todos oa finais de semana fica lotado de gente que tem algum dinheiro pra colocar gasolina em sua moto ou carros que você não encontra em lugar nem um no mundo.A estrada de acesso a Barrage(para os mais intimos)alem de ser esburacada e de cascalho que quando chove fica mais esburacada. La não tem salva-vidas, e nem as pessoas que vão lá são solidarias ao ponto de salvar alguem quando esta se alfogando então não é bom ir lá.

Catedral de Santo Antônio:[editar]

O maior ponto turístico da cidade pois como disse acima, todos que aparecem na cidade tem que tirar uma fotografia na frente da Catedral. Senão, não curtiu a cidade.

Praça Rui Barbosa:[editar]

Seguindo a rua na frente da catedral, o infeliz o turista dá de cara com o segundo ponto mais badalado da cidade, lugar onde se encontram os rapazotes e as moças para a balada de logo mais tarde.

Passarela sobre o Rio de Contas:[editar]

O povo da cidade também ama apreciar a paisagem podre e fétida sobre as pontes, pois elas dão lugar privilegiado para ver o pôr do sol.

Viveiro[editar]

Não, não é viveiro de passarinhos. é sim! O viveiro trata-se de um lugar muito relaxante da nossa cidade, que sempre atrai os otários muitos turistas que ouvem falar desse lugar.


PUSADA DA ALMENADE

tradicional puteiro da cidade, onde os jovens nativos conheciam os prazeres da carne. hoje esse divino local transformou-se em um negócio mais lucrativo, uma igreja("evangélica")que tem por slogan: "onde abundou a bunda, hoje supera a bunda, a bunda". Um sacrilégio!!!!!!! Onde já se viu um local de tanta utilidade pública torna-se um antro de religião!!!! Tanto lugar pra abrir igreja!!!!!! Uma escola, com tantas aplicadas professoras, acabar... Agora nada mais me surpreende!!! Qual será o próximo passo? O Pé na Jaca virar convento? Mira Bracim ser beatificada? Luiz Amaral governar a cidade? Meus amigos jequieenses, essa é uma nota de repúdio a atitude dos gerentes do brega---- igreja de omenade!

Jequié: Porque Cidade Sol?[editar]

A cidade tem este nome, porque esta tem um clima infernal (vide imagens acima), o sol nessa cidade não dá trégua, por isso a fama de forno da bahia. Já há informações de que vários ovos já foram cozidos quando colocados dentro da areia exposta ao sol.

Posso cozinhar coisas no asfalto?[editar]

Claro que pode! Quando a cidade marca temperaturas muito elevadas (o ano inteiro) várias famílias se juntam às margens do asfalto e cozinham tudo lhes vem à mente. Por isto que o comércio de gás não se fixa na região, já que as trocas de gás nas casas jequieenses só acontecem de 6 em seis meses, ou até mais.

Qual a menor e a maior temperatura já marcadas na cidade?[editar]

A menor temperatura já registrada na reigão foi de 30 graus, durante uma madrugada de frio extremo na cidade. Já a maior temperatura foi de 58 graus, marcado hoje. Mas não há registros oficiais, pois todo dia a temperatura bate recordes.

Posso me casar com alguém de lá?[editar]

Se quiser morrer de AIDS pode.