John Gilbert Gil Cavalcante Veloso

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Georgia Massa.gif

Este artigo é uma PUTA FALTA DE SACANAGEM!!! :'(


Platéia vazia.jpg Please STOP the music!

Este artigo se trata de cantores, bandas ou músicas cantadas muito, mas MUITO mal.
Nova Bandeira da Bahia-Desciclopédia.PNG Colé moral, essi negoçaqui é da terra do dendê. O tio qui feiz issáqui é cuncerteza baiano, intõ, sinhá disgraça de lá do sul da minha caceta, num méxi nas porra daqui nã, vu? Ô vô rumaladsgraça e inda chamo a barrêra pá ti pancá, seu comédia.

Arband.jpg

Este artigo é sobre um(a) artista, grupo musical ou uma banda.
Certamente, fãs idiotas alienados odiarão este artigo!!

CounterZero.gifCounterZero.gifCounterZero.gifCounter5.gifCounter7.gifCounter3.gifCounter2.gif

é o número de Número de pessoas que dormem em cada segundo da apresentação do João Gilberto


Emblem-sound.svg.png João Gilberto
Jão 02.jpg
Toda a simpatia de João Gilberto
Nome Malão John Gilbert Gil Cavalcante Veloso
Origem Há controvérsias
Sexo virgem
Instrumentos
Nuvola apps kcmmidi.png
Violão e punheta
Gênero Música de véio e Música de pseudo-intelectual
Influências Tony Mala Bennett
Nível de Habilidade Alto
Aparência de alguém de 200 anos
Plásticas Não Há
Vícios
Nuvola apps atlantik.png
Se trancar no quarto e odiar Rock
Cafetão/Produtor
Crystal Clear action bookmark.svg.png
Frank Sinatra

Babel fish.gifTraduzindo: John Gilbert
Babel Fish sobre João Gilberto
Cquote1.png Você quis dizer: Chatão Gilberto Cquote2.png
Google sobre João Gilberto
Cquote1.png Você quis dizer: Sonífero Cquote2.png
Google sobre João Gilberto
Cquote1.png Canta mais alto porra, não ouço nada, caralho! Cquote2.png
Dercy Gonçalves sobre João Giberto
Cquote1.png È meu cantor de funk favorito Cquote2.png
Carla Perez sobre João Gilberto
Cquote1.png João Gilberto é lindo, a Bahia é linda. Ou não Cquote2.png
Caetano Veloso sobre João Gilberto
Cquote1.png Eu ia lhe chamar, enquanto corria a barca Cquote2.png
Moraes Moreira sobre João Gilberto
Cquote1.png Salve a santa Bahia imortal, Bahia de sonhos mil, eu fico contente em saber que a Bahia é Brasil Cquote2.png
João Gilberto sobre a Bahia
Cquote1.png Vaia de bêbado não vale Cquote2.png
João Gilberto sobre você
Cquote1.png No teatro Vila Velha, velho conceito de moral Bosta Nova pra universitário, gente fina, intelectual Cquote2.png
Raul Seixas

Irmão de Jão (a esquerda) mostrando igualmente toda a simpatia

João Gilberto Gil Cavalcante Veloso nasceu em Juazeiro na Bahia, em 1931 (a.c). È considerado um dos criadores da Bossa Nova.

Sobre[editar]

Desde pequeno João Gilberto tinha alguns hobbies como tocar violão, reclamar de tudo e dar um tapa na pantera, como ninguém o agüentava em Juazeiro ele foi para o Rio de Janeiro. Logo quando chegou no Rio ele passou a ser conhecido como Zé Maconha. Além da marijuana ele tinha um hábito de tocar uma o dia inteiro.

Dizem que a Bossa Nova surgiu quando ele estava no banheiro tocando uma (pra variar), até que saiu uma Bosta Nova. Logo depois, João foi contar a novidade para os bebuns Tom Jobim e Vinicius de Moraes, eles acharam uma bosta, mas como estavam bêbados acabaram gostando.

Logo a dupla dinâmica Tom e Vinicius compõem o samba Chega de saudade, viu acabar a bebida do bar e disse pra ele: "Chega de Saudade, a realidade é que sem ela não pode ser!". João Gilberto também é famoso por reclamar do ar condicionado, do som, de uma mosca, de alguém respirando e da sua mãe.

Têm várias histórias famosas sobre o João Gilberto, a mais famosa dela é que o gato dele acabou suicidando depois do João tocar O pato, cheirando o pobre gatinho. O gato não aguentou e pulou da janela.

João acabou inspirando grandes nomes da música brasileira como: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tiririca, Banda Calypso, É o Tchan, Mc Créu e Latino.

Em 1962 João Gilberto vai para os Eua e começa a fazer sucesso por lá, principalmente porque os americanos não entediam nada do que ele cantava. No mesmo ano Tom Jobim e Vinicius de Moraes compoe a Tia da perua, também conhecida como Garota de Ipanema.

Rebolation tion, Leo Santana um mestre do Pagode Clássico dos inspiradores do gênio da bossa bosta.

João Gilberto já fez interpretações maravilhosas de clássicos da música brasileira como:

1 - Chega de saudade
2 - Garota de Ipanema
3 - O pato
4 - Dogão é mau
5 - Créu
6 - Chupa que é de uva
7 - Festa no apê
8 - Segura o tchan e tantos outros.

João Gilberto possui hábitos normais como: Não sair de casa para nada, falar no telefone durante horas, tocar uma o dia inteiro, dormir as 8:00 da manhã e acordar as 14:00.

No ano 2000, ele foi fazer um show ao lado de seu amante Caetano Veloso. Como sempre ele começou a reclamar de tudo: do ar condicionado, de mais uma eliminação do Corinthians na Libertadores e da sua mãe. A platéia de saco cheio com esse velho chato começou a vaiar, ele acabou mostrando a língua para eles, começou a cantar Vaia de bêbado não vale e virou emo.

Caetano Veloso reclamou, pois não estavam xingando ele e sim o João e falou: Ninguém pode falar mal do João, tem que falar mal de mim, a bicha louca sou eu!

Atualmente João Gilberto canta as mesmas músicas da época que a Dercy Gonçalves era virgem. Seus shows estão cada vez mais raros (ainda bem).

De Volta As Raízes[editar]

No álbum ao vivo e DVD De Volta As Raízes, João regrava cover de canções que inspiraram a consolidação de seu estilo musical, o álbum conta com 26 músicas de artistas de sua dele não a sua admiração

Abrindo o álbum, Chupa Que É De Uva dá mostras do que vem pela frente. A sincronia perfeita entre os acordes do violão caipira Funk Progressivo e o vocal propositadamente baixo de João fazem desta faixa a mais empolgante de todas.

Dogão É Mau, Sapo Caiu Na Lagoa, Créu e Segura O Tchan formam uma das melhores seqüências já ouvidas em um álbum de Bossa Nova, são quatro clássicos do estilo.

Festa No Apê reúne elementos do dançante pagodão dos anos 90. E assim como em Segura, a calmaria que reina em A Pipa Do Vovô Não Sobe Mais, por sua vez, faz com que este seja um dos Sambas mais prazerosos já gravados. A combinação violão-punheta-apito-cuica-bongo convida os fãs a se sentarem em um canto e tomarem um saboroso Ki - Suco .

Ademais, Meteoro é a faixa mais fulera de De Volta As Raízes. Traz um bom balanço, um ótimo acompanhamento de bongo, mas não chega a contagiar. Em contrapartida, Florentina e Só As Cachorras são ideais para serem ouvidas com um bom copo de Tang nas mãos.

É Nois Que Tá foge um pouco do estilo imposto ao álbum. Trata-se de uma faixa diferenciada, que agrupa elementos variados do Samba.

As Andorinhas clássico de Milionário e José Rico, Viciado Em Você e Seleção de Pagodes e Boi Soberano são ótimas. De todas as faixas de De Volta As Raízes, são as únicas em que se percebe, o estilo Bossa Nova de João.

E por falar em influência, Moda Da Mula, trata-se de um autêntico Funk Caipira, com cuica violão, apenas.

Toca Um Samba Aí, Me Faz Feliz, Apaixonado e Abandonado junta elementos do Pagode Clássico e Funk Psicodélico, com o João dedilhando habilidosamente seu violão acompanhado de Bruninho do Jeito Moleque no cavaco base e vocal de apoio, Caio Mesquita no Saxofone, Ursinho Gente Fina no bongo, Breno do Exaltasamba na cuica, Sorocaba do Fernando e Sorocaba no violino, Joe Satriani no cavaco solo e DJ Chrissi nas pick - up.

Hoje Eu Vou Beber fecha o álbum com maestria, clássico da Gaiola Das Popozudas, o Jão o toca de forma que seu instrumento chore todas as notas.

Loituma.gif Este artigo é sobre algo ou alguém que enche o saco e inferniza os outros por diversão. Se você vandalizar, ele será seu tormento pro resto da vida!



Tom Cavalcante imitando João Gilberto:

Pra ver no Youtube[editar]