Kaliningrado

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
St Basils Cathedral-500px.jpg ДECCИКЛOПEДИА

Estin artigovski é russki!

Leia com moderação.

Smirnoff.gif

Kaliningrado é o nome da única cidade russa que fica fora da Rússia, mais especificamente na Polônia (antiga capital da Prússia, hoje capital de uma merreca chamada óblast de Kaliningrado). Apesar de estar ali na Polônia, Kaliningrado continuou sendo da Rússia porque mesmo após 1945 e mesmo após 1991, tanto alemães, como poloneses e lituanos sequer lembraram que tinham uma cidade ali, que acabou ficando para os russos por desinteresse dos outros.

História[editar]

A cidade foi fundada em 1255 por um dono de uma cervejaria que estava perdido no leste da Europa, na época, Hans Chucrute, o seu fundador, decidiu batizar o vilarejo com o nome de Königsberg ("chucrute com cerveja" no dialeto local). Por ser a única cidade na região, acabou tornando-se a capital da Prússia por falta de melhores opções

Russos resolvendo o problema das sete pontes de Königsberg, destruindo-as em 1945.

Por muito tempo só uma cidade qualquer esquecida, foi relembrada durante a Segunda Guerra Mundial, porque estava no caminho da delegação soviética que iria participar dos Olimpíadas de Berlim de 1936. Como forma de treino para chegarem bem aos jogos olímpicos, essa delegação russa fez seu treino de tiro ao alvo e estupro de alemães por uns bons anos na antiga cidade de Königsberg, transformando-a em seu quintal.

Uma vez que os alemães foram completamente escorraçados e estuprados após 1945, as potências mundiais vencedoras das olimpíadas de 1936 decidiram firmar o Acordo de Potsdam, que entre os seus vários dispositivos também definiu o futuro de Königsberg, que deixaria de ser Prússia, pois Prússia agora não existia mais, e passava a ser soviética. Como os russos não tolerariam morar numa cidade cujo nome ("Königsberg") precisasse ser sempre berrado (coisa de alemão), o nome atual nome foia dotado a partir de 1945, Kaliningrado, em homenagem ao menos importante fundador da União Soviética, Mikhail Kalinin, o que combinava bem com aquela cidade sem importância.

Durante a época da União Soviética ficou como sendo parte da República Socialista Federativa Soviética da Rússia porque os russos estavam bêbados demais e esqueceram de criar uma República Socialista Soviética de Kaliningrado nos moldes da República Socialista Soviética da Lituânia. E como a população local sempre foi muito passiva, ninguém reclamou, e ficou por isso mesmo. Os alemães restantes foram todos expulsos e remanejados para regiões primitivas, como a América do Sul (Blumenau, etc), e Kaliningrado foi totalmente repovoada por russos, mas só os russos que não tinham onde cair mortos de fome. Apesar da União Soviética ter sido dissolvida em 1991, essa notícia aparentemente ainda não chegou em Kaliningrado, que continua sendo considerada parte da Rússia mesmo já não estando nela.

Sabe-se que por dó, e não por qualquer motivo válido, Kaliningrado foi incluída como sendo uma das sedes da Copa do Mundo de 2018, tal qual Manaus em 2014, só para haver um destino mais exótico para os turistas, já que a FIFA vetou uma sede na Sibéria.

Geografia[editar]

Pouco ou quase nada se sabe sobre a geografia de Kaliningrado, exceto que fica sobre um pântano gelado, o que explica o interesse dos russos nessa cidade originalmente alemã, os russos adoram cidades frias localizadas no meio de pântanos. É da geografia bizarra local que surgiu o problema matemático das sete pontes de Königsberg, que desafia um russo a atravessar as sete pontes da cidade sem repetir nenhuma. Esse problema foi solucionado por Leonhard Euler, que fez uma travessia a nado e assim não repetiu pontes durante seu passeio na cidade.

Economia[editar]

Kaliningrado é tipo uma Sibéria, mas com menos gelo e menos taiga, a mesma falta de oportunidade econômica. Por sorte a cidade está esquecida dentro da Polônia, então consegue ter sua economia sustentada por esmolas da União Europeia, que também nem sabe que Kaliningrado é da Rússia, geralmente acham que é a Letônia, já que faz fronteira com a Lituânia.

Turismo[editar]

Considerada a única cidade em toda Rússia onde é mais fácil encontrar cerveja do que vodka, Kaliningrado atrai muitos turistas curiosos em saber como seria uma cerveja russa. Os demais russos, por sua vez, não aprovam essa tradição, frequentemente acham que estão na Alemanha e ficam imediatamente tentados a invadir Kaliningrado e estuprar suas mulheres, mas aí relembram que ali já é Rússia, essa confusão os fazem odiar a cidade de Kaliningrado.