Kevlar

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
ESTE ARTIGO É SOBRE QUÍMICA

LSD-2D-3D.png


Kevlar é um tecido resistente, feito com plástico de garrafas PET e teias de aranha, usado para confeccionar roupas à prova de balas, usadas pela polícia.

Invenção[editar]

Garoto-propaganda do kevlar

Inventado pelo holandês Kevin Laar, o tecido foi criado com base na pesquisa avançada de teias de aranha. Os cientistas chefiados por Laar analisavam a aparente resistência dos finos fios das teias, que resistiam impactos fortes.

A primeira tentativa de criar uma roupa usando os fios de teias fracassou, pois estava faltando algo para sustentar esta teia. Os cientistas pesquisaram várias cadeias de polímeros. Mas encontrando apenas maus elementos dentro das cadeias começaram a desesperar. Neste dia Macgyver apareceu pra dar um olá. Ele testou diversos materiais, como chiclete, cola, tampinha de garrafa e sua peruca, mas todos falharam. Macgyver já ia sair correndo, pois o laboratório estava prestes a explodir quando sua garrafa de pepsi-cola caiu no enorme tanque cheio de teias e daí surgiu o Kevlar. A mistura dos dois materiais formou uma massa que, depois de seca, seria várias vezes mais forte que o Adamantium.

O Kevlar só perde, talvez, para as meias Vivarinas. As facas Ginzu podem arranhar sua superfície.

Usos[editar]

O kevlar é usado na maioria dos coletes à prova de balas, pois resiste aos impactos de bala. Se não resistisse, talvez não fosse usado. O kevlar é colocado em todas as partes da roupa. Fora ser usado para a proteção, o kevlar também pode ser usado para fazer bonitos vasos de flores ou sanitários. Mas seu uso se resume quase que totalmente à criação de roupas protetoras mesmo. No entanto, o kevlar não protege de todas as balas. Soube-se de um guarda que, mesmo vestido com kevlar, morreu engasgado com uma 7-belo.

Sabe-se que até mesmo o Homem-morcego usa Kevlar.

Nos dias atuais de atualmente dos dias de hoje, preocupados com a segurança da população e com a segurança dos seus bolsos, japoneses estão usando o kevlar na fabricação da parte traseira de smartphones. Em caso de assalto, o usuário do referido smartphone pode usar o aparelho como um Bat-Escudo.

Propriedades[editar]

Matéria-prima para o kevlar

Por ser moldável, o kevlar pode ser usado até para fazer cuecas. Ele pode ser lavado com sabão e até mesmo água sanitária, sem perder sua cores pretas. Sim, o kevlar tem cor preta, pois a mistura do plástico PET derretido com as teias forma uma massa preta fosca.

Por ser preto, apenas caveiras podem usar este material. Se você não é do BOPE, então não use o kevlar. O kevlar é macio e pode ser usado em roupinhas de bebê também. O kevlar não tem contra-indicações, e pode ser usado por todo mundo. Pode ser tingido, desbotado e até ser usado para fazer barracas de camping. Por tudo isso é que o kevlar é um material muito caro. O metro quadrado custa 1000 reais. O uso do kevlar está aumentando cada dia mais.

Ver também[editar]