Krav Maga

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Flag of Israel.svg.png
Atenção! Este Artigo é Israelense!

E se Israel pode pôr a mão então é Israelense!
E não adianta chamar a ONU, OAB e a puta que pariu!

ForçasEspeciaisIsraelComPalestino.JPG
Cquote1.png Só não vale esquecer de apelar para os golpes baixos Cquote2.png
Instrutor de Krav Magá sobre Flairplay

Cquote1.png 5x murros na cara, 2 movimentos simples para imobilizar o oponente, 2x chute no saco Cquote2.png
Descrição Básica de Sequência do Krav Magá
Cquote1.png Você não precisa ser mais rápido que uma bala, filho... Só mais rápido que um dedo Cquote2.png
Albert Einstein sobre desarme de armas de fogo

Instrutor de Krav Magá matando um militante do Hamas a fins de ilustração numa revista especializada

Krav Maga é uma arte marcial de origem em Israel – aquele país que segundo Mahmoud Ahmadinejad não existe. No hebraico significa Combate de Contato, embora há uma grande discussão acadêmica de que seja apenas uma onomatopeia de um osso quebrando e rasgando um órgão ou o som de uma televisão lançada no Mar Morto por Imi Lichtenfeld. É erroneamente atribuído a Imi o título de criador da luta, o que é uma mentira já que está arte marcial é um sistema de defesa militar milenar, de uso pseudocivil, que tem origem bíblica, e faz sua primeira aparição em Gênesis. O Krav Magá não é um esporte, uma vez que não tem uma vertente competitiva pois não existem regras que o limitem, nele não há referências ao respeito da integridade física de todos seres humanos, nem do valor supremo da vida humana, e por isso é impedido juridicamente que prepare para si mesmo uma competição.

Tabela de conteúdo

História

O Lutador de Krav Magá é instruído a apanhar primeiro, e depois, irado, movido pelo seu demônio interior, atingir o inimigo rapidamente com uma violenta emoção e uma explosão física de fúria. Na sequência o rapaz acima acertou-o bem ali...

O Krav Magá foi criado ninguém sabe onde, nem por quem, mas surge sua referência pela primeira vez na passagem do livro de Gênesis em que diz que Jacó, filho de Isaac, brigava com um homem, que o tocou na sua coxa e que por causa disso ficou manco pelo resto da vida, e sentiu uma puta dor que o fez ter pena de todos animais que caçaria pra comer dali pra frente, nunca comendo aquele maldito nervo. Para os curiosos: Gn 32:24-31.

Daí o Krav Maga foi evoluindo, saindo da legítima defesa, partindo para violência gratuita durante o preído do livro de Juízes, onde havia o grande Mestre Sansão que era tão bruto quanto um açougueiro espartano da Guarda de Leônidas. Chegando ao período de Crônicas I e II, o Rei Davi e seus valentes aperfeiçoam esta arte marcial até se tornar tão impiedosa e cruel quanto o Kratos possuído pelo inferno inteiro - nesse ponto o Krav Magá chega no seu apogeu, onde não existia mais regras nem tão pouco juízes e no combate governava os mais obscuros sentimentos primitivos do ser humano.

Porém, com a Diáspora, famílias de judeus da linha guerreira dos Valentes de Davi, preservaram as tradições de ensinar aos seus filhos a luta. Com a perseguição, linhagem por linhagem foi extinta, e quase que a arte marcial sumiu na história. Muito mais do que mil anos se passaram, a parca descendência tentou manter viva o que restou da arte. Após a Segunda Guerra Mundial, Holocausto, vem o plano de partilha da ONU. Nesta época, surge a necessidade de um exército, porém esse exército não tinha armas e nem sabia lutar, surge então Imi Lichtenfeld, o último guardião da última relíquia dos Valentes de Davi, a lança de Jossebe-Bassebete, o hacmonita, que agora era um bastão sem ponta chamado de Kapap. Imi passar a treinar a Haganá, e a Haganá vence a Guerra da Independência Mundial contra a Liga Árabe, e vira a poderosa Força de Defesa Israelense.

Formato Moderno

O Krav Magá moderno tem sua índole militar. Como no ambiente militar não há regras, somente uma: quem morre primeiro perde. Desta forma, treinar Krav Magá é muito arriscado, sendo proibido por lei em Israel você praticar entre os seus colegas. Só é permitido repetir os movimentos fazendo de conta, sendo punido com a morte quem faz o contrário. Quando os Israelenses estão na Escola de Artes Marciais do Exército, eles estudam os movimentos, e depois praticam no Lado Palestino de Israel. Hoje, o Sistema Krav Magá, adotou técnicas de Ninjutsu, Jiu-Jitsu, Silat, Sambo, entre outras táticas. O sistema mais avançado desta família de artes marciais se chama é o tipo feito na cidade praieira de Eliat, na Escola de Contra-Terrorismo de Israel.

De um ponto de vista crítico, o Krav Magá é uma arte marcial completamente absurda, assim como todas as artes marciais no século XXI, hoje você pode comprar uma Traser (pistola elétrica), um spray de pimenta, uma soqueira, uma faca (você não viu essa sugestão aqui), ou uma pistola (com porte legal – óbvio, né?), e pode ter certeza que será mais eficiente e mais defensivo... Mas se você for uma pessoa fria que gosta de violência gratuita e ter tendências masoquistas e sádicas, normal, pratique Krav Magá. A doutrina de Krav Magá é a de nunca tomar a iniciativa, eles o doutrinam tão bem nisso que uma briga séria entre dois praticantes se torna a coisa mais entediante do mundo, porque só fica no vai e volta, rodeia, rodeia e porra nenhuma, você perde completamente a iniciativa de ataque, porque no Krav Maga, perde quem primeiro agir.

Utilização

O Krav Magá é pouco utilizado para sua função pensada, ambiente de combate urbano, mas é muito útil para os policiais de fronteira israelenses matarem o tempo matando uns palestinos na porrada ali e acolá. Economizando o uso de Uzis, tanques, metralhadoras e helicópteros fabricados nos EUA, o que desperdiça enormes recursos em manutenção e munição.

Cquote1.png Isso é mentira! Todo mundo sabe que o Hitler só matava ciganos! Nunca vi um judeu que os nazistas tenham matado! Cquote2.png
Mahmoud Ahmadinejad sobre afirmação acima

Desvangagens do Krav Magá?

DUELO vs REALIDADE: Luta no Chão, UFC, MMA e combates desportivos

O chão é um ambiente proibido no Krav Magá, porque se deduz que você indo ao chão você está morto. No entanto é treinado alguns golpes de submissão partindo do princípio que o combate se inicie nesse território, ou seja, o Krav Magá é o oposto do Jiu-Jitsu e isso tem uma explicação. Muitos por isso pensam que a defesa-pessoal israelita é inofensiva, e acrencentam à isso a total ineficácia do sistema em combates esportivos como UFC e rinhas humanas do gênero.

Ocorre que a funcionalidade do Krav Magá não é desenvolvida dentro do princípio do DUELO, mas do ambiente imprevisivel da violência urbana e dos conflitos militares, onde você não sabe quantos oponentes existem. Levar o adverário ao chão é um erro estratégico nesse campo, pois numa richa é bom precaver-se sempre de um "amigo" que pode surgir para quebrar suas costelas com um chute ou pior, esmagar sua cabeça pulando sobre ela. O kravmagarista deve fazer de tudo para ficar em pé, e o treino é focado em deter mesmo o jíu-jita (melhor arte marcial neste sentido) mas preparado, com hammers na nuca (mão fechada sobre a nuca), dedos nos olhos, chutes no saco e outros golpes fatais.

Outro ponto é que dizem que o Krav Maga não foca-se em aperfeiçoar a força e a velocidade ou perícia dos golpes em pé, como o Muay Thai, por exemplo. Mas essas artes marciais são muito úteis em combates refinados, porém no ambiente urbano o tempo que você precisa para estudar o adversário e o espaço que tem de buscar para administrar tempo não existe, a qualquer hora um bando de pitboys defecados de famílias ricas do Rio de Janeiro podem te cercar, e enfrentá-los junto é mais uma questão de resistência e sorte (à polícia vai chegar?). Krav Magá é aproveitar a força explosiva e os segundos que tem disponível para ser o mais fatal e brutal possível, de forma que a ameaça seja neutralizada (não necessáriamente derrotada) e você tem capacidade de continuar vivo e sobreviver aos próximos.

Videos

Coronhada Kravmagariana

"Qubra Nozes" Israelense

Desarme Mortal Ninja de Pistolas

Desarme de Facas Bassebetiano

Demonstração de Krav Maga

Instrutor Roy Elghanayan da Sayeret

Veja Também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas