Língua bhojpuri

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota¹: Devido a limitações técnicas, alguns navegadores talvez não consigam demonstrar alguns caracteres neste artigo. Se você estiver vendo uns quadradinhos ou um monte de "A", você deveria tomar vergonha na cara e instalar um navegador melhor.

Nota²: Devido à ausência de tradutores online de bhojpuri para português, este artigo estará contendo textos em hindi, afinal, quem sabe a diferença?


Cquote1.png आआआआआआआआआआआआआआआआ Cquote2.png
Alguém gritando em bhojpuri

Cquote1.png भाड़ में जाओ तुम Cquote2.png

Cquote1.png मेरे गधे को चूम Cquote2.png

Língua bhojpuri é mais uma forma lisérgica de língua hindi, tão difícil de falar que é difícil falar até "bhojpuri".

História[editar]

क्या बकवास?

Em certo momento da história do antigo Putaquepariuistão um conjunto de analfabetos se meteram escrever em hindi para mandar uma carta pedindo 40 espigas de milho para seus parentes do sul. O processo de decifrar e decodificar aquele pedido deu origem ao tal "bhojpuri" (apesar deles terem enviado 4 vacas em resposta).

O bhojpuri usa elementos do hindi, sânscrito e urdu. É mais ou menos como você pegar as sobras do almoço e do jantar de ontem para usar no almoço de amanhã.

Os maiores expoentes da literatura bhojpuri são os renomados escritores Bhartendu Harishchandra, Mahavir Prasad Dwivedi, e Bhikhari Thakur. Mundialmente desconhecidos porque o bhojpuri é desconhecido.

Bhojpuri no mundo[editar]

Esta língua tem 150 milhões de falantes (escritores não dá para garantir muito), os principais estão nas roças do norte da Índia de Uttar Pradesh e Bihar. Há também alguns indianos que vivem no Nepal e nem sabem disso, mas que falam o bhojpuri, porém sofrendo influência do nepalês que coloca muito o sufixo "एह" (né?) no final das frases.

Há ainda 7 falantes de bhojpuri em Fiji, e mais 5 em São Vicente e Granadinas.

Dialetos[editar]

O bhojpuri possui uns 3 ou 70 dialetos. Naquele lugar toda vez que alguém escreve ou fala errada se justifica dizendo que está falando num outro dialeto tal. Então se bhojpuri é um dialeto do hindi, isso quer dizer que todos estes são um dialeto do dialeto.

Gramática[editar]

Devido ao costume indiano de se atrasarem sempre, todas as locuções verbais do bhojpuri já são automaticamente flexionadas no pretérito imperfeito, afim de evitar aborrecimentos.

Uma frase em especial muito utilizada no norte da Índia que deve ser dita com cuidado é a expressão "Eu comi sua irmã" que se diz "मुझे तुम पर बहन के साथ सेक्स किया था" que se pronuncia "Mujhē tuma para banana kē sātha sēksa kiyā thā tomanuku". O cuidado é porque se você não flexionar no pretérito e disser "मैं उसकी बहन खाया" ("Maiṁ usakī bahana khāyā") vão achar que você é canibal.

Alfabeto[editar]

O bhojpuri é bem eclético, pode ser escrito tanto em kaithi, quanto em nasta'liq, como também em devanagari, como transliterado para o alfabeto latino colocando traços em cima das vogais. De qualquer forma tratar-se-á de um idioma incompreensível, só no Brasil existem 0 pessoas que sabem falar bhojpuri fluentemente.