Língua birmanesa

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Se você estiver vendo um monte de quadradinhos, não se preocupe, é assim mesmo


Língua biramanesa é o nome dado ao conjunto de sons exalados pelo povo da Birmânia, embora ainda não seja considerado oficialmente um idioma propriamente dito, pois está mais perto da língua dos golfinhos do que de qualquer outra coisa.

Dialetos[editar]

Por que você acha que as birmanesas precisam desse aparato em seus pescoços? É para suportar a língua birmanesa.

Existem basicamente dois tipos de birmanês:

  • escrito (မြန်မာစာ) - Que é a segunda coisa mais aleatória do mundo. Lendas tibetanas afirmam que a população birmanesa não consegue pronunciar essa forma, e muito menos ler.
  • falado (မြန်မာစကား) - Que é a primeira coisa mais aleatória do mundo. em 1900 o pesquisador de nome နွား (sem tradução para o português) provou que os birmaneses se utilizam de vocabulários aleatórios na presença de estrangeiros na tentativa de ludibriá-los, pois entre si falavam através de Código Morse.

Gramática[editar]

O birmanês é um idioma tonal e analítico (falado com o ânus) escrito em Código Morse e entoado através de flatulências anais e com menos frequência alguns sons nasais e vocais.

Um exemplo claro disso é o famoso provérbio local que diz "Falar birmanês não é o mesmo que escrever birmanês, que não é o mesmo que digitar birmanês, embora seja tudo uma grande escrotidão" (ဖတ်တော့အသံ၊ ရေးတော့အမှန်, [pʰaʔ dɔ̰ ʔəθã̀ jé dɔ̰ ʔəm̥ã̀]).

Outro detalhe a ser observado é o sistema de aglutinação que diferenciam certas palavras umas das outras, como por exemplo: Vaca နွား, é diferente de vaca (xingamento) နွားများ, que é diferente de vaca (elogio) နွားနွားများ.

Alfabeto[editar]

Se você achou que os alfabetos indianos, o alfabeto chinês, e o alfabeto árabe, eram difíceis, é porque você nunca viu o temido Alfabeto birmanês e seus quadradinhos típicos do dialeto falado no Inferno.

Esse alfabeto birmanês é tão escroto que ele tem que vir sempre necessariamente junto do Alfabeto fonético internacional porque é impossível qualquer teclado normal no mundo digitar esses quadrados. Para o birmanês ser digitado foneticamente até que é fácil, apenas limpe bem seu teclado e depois bata com a cabeça nele consecutivas vezes, depois introduza o ditongo consonantal "mj" aos montes no meio das palavras e pronto, você escreveu em birmanês coloquialmente.

Esta língua é considerada impossível de ser transliterado para o alfabeto latino a não ser que alguém tenha a capacidade de compreender uma quantidade infinita de consoantes numa mesma palavra e invente umas 30 letras novas letras para definir certos sons.

Frases úteis[editar]

  • Eu como: စားတယ်
  • Eu comi: စားခဲ့တယ်
  • Eu como rolinho primavera: ကော်ပြန့်
  • Eu estou comendo sua esposa: စားနေတယ်ဇနီး
  • Eu vou comer o rabo de sua prima: စားမယ်
  • Eu vou comer já já arroz: စားတော့မယ်
  • Eu vou comer uma perna frita de uma galinha: ဖတ်တော့အသံ၊ဖတ်တော့အသံ၊ဖတ်တော့အသံ၊