Língua curda

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua curda é um dialeto do persa, um idioma órfão, os turcos tem pavor que esse idioma tenha origens turcas, e o mesmo pensam os árabes.

História[editar]

Um time de futebol curdo que fala curdo.

Aquelas tribos que ficaram naquele meio ali, não eram nem turcos, nem árabes, nem russos, nem armênios, nem persas. O que eles eram? Curdos! E para conseguirem comercializar o seu haxixe tiveram que inventar um idioma, um negócio que parecia persa, mas se escreve como turco, mas se fala como armênio, a língua curda.

Recentemente, a CIA em estudos secretos descobriu que a língua curda é uma arma de destruição em massa secreta iraniana, pois ler mais de três parágrafos de qualquer texto em curdo pode causar estrabismo e demência crônica, por isso que atualmente uma grande conspiração mundial vem sendo desenvolvida para banir a língua curda do planeta. Primeiramente, os curdos não ganharam um país de graça da ONU como os hebreus ganharam Israel, e em seguida financiaram Saddam Hussein para fazerem o trabalho sujo de genocídio.

Na ausência completa de identidade nacional, os curdos tem apenas sua língua, tanto que uma resolução da ONU diz que devido a dificuldade de diferenciar árabes, de curdos, de persas, para você ser considerado um curdo deve saber falar curdo, escrever curdo e cantar o hino nacional do Curdistão em sua mente.

Atualmente o idioma curdo serve apenas para fazer as piadas sobre turcos, assírios, armênios e árabes ficarem mais engraçadas se faladas em curdo.

Distribuição geográfica[editar]

Atualmente o curdo é proibido na Síria, no Líbano, na Turquia, e em Tonga. Em Tuvalu falar os escrever em curdo é infração penal gravíssima cuja pena é açoitamento nos glúteos. Todo esse ódio do curdo é justificado se você acessar este artigo e ver a maluquice que ele é.

Dialetos[editar]

O curdo possui basicamente três dialetos:

  • Curmânji - Curdo falado no norte pelos soviéticos. Sim, como laá ainda não existe nem rádio nem televisão, eles acham que ainda estão sob domínio da União Soviética, e usam alfabeto cirílico em seu idioma.
  • Sorâni - Curdo falado no Iraque, anão existe mais depois que deu a louca no tio Saddam.
  • Quelúri - Curdo falado no Irã, é tão compreensível quanto escutar o hino nacional ao mesmo tempo que se come um prato de farofa.

Gramática[editar]

Curdos felizes em poderem falar curdo.

Por questões políticas, a gramática curda não é muito unificada, e por questões culturais não existem livros dessa língua, e por questões de manter a sanidade é melhor nem querer saber como funciona a gramática dessa língua.

Basta saber apenas que você deve escrever as letras "H", "K", ou "U" em qualquer palavra curda.

Alfabeto[editar]

O curdo mais tradicional utiliza o alfabeto latino, mas com um incontável número de acentuações. Os curdos tem alguma coisa contra vírgulas e pontos final, é que eles gostam de falar rápido.

Os mais audazes arriscam utilizar o alfabeto persa, mas esse tipo de curdo é considerado lenda.

Vocabulário curdo que interessa[editar]

  • Bunda - .
  • Boceta - Vajîna.
  • Filho da puta, vai tomar no seu cu arrombado do caralho - Kêkolînên li ser lehceyên kurdî heta nîvê pêşîn ê vê sedsala me.