Língua hebraica

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Flag of Israel.svg.png
Oy vey! Este Artigo é Israelita!

E portanto abaixe o volume se não gosta de Rave.
E Viva a Skazi, Infected Mushroom e Astrix! Viva ao Psy!

ForçasEspeciaisIsraelComPalestino.JPG
Agora o hebraico está disponível com a instalação de um botão específico aos teclados.

O Hebraico (עברית) é um idioma de origem semita. É a língua oficial do Estado de Israel, do Bom Retiro e de Higienópolis. Entretanto, inscrições em Hebraico podem ser vistas pelas ruas de qualquer cidade brasileira.

Falando Hebraico[editar]

Inscrições em Hebraico (tipografia Rashi) num prédio no Brás, São Paulo. Lembre-se: Leia sempre da direita para a esquerda!

O idioma Hebraico tem, basicamente, três sons:

  • A escarrada (כ ,ח). Chanukkah Chanucá, por exemplo, se pronuncia RR'''RR´´ánucá. Assemelha-se muito ao Ŗ (R-Cedilha) do Carioquês.
  • A cusparada (ש). Em shalom, ou YiSHrael.
  • A tossida (א). É só dar uma tossida, mesmo.

Esses três sons que foram "perdidos" com o tempo, hoje subsistem somente como letras mudas ou tiveram sua pronúncia voluntariamente recriada:

  • O gemido do homossexual passivo sofrendo o coito (ע). É um A, só que muito forte e vem do fundo da garganta. Embora tenha sido abolido no hebraico, e hoje essa letra seja um coringa, ele ainda é usado corriqueiramente na língua semítica brima, o árabe(ع,عـ).
  • O grito do homossexual ativo atingindo o orgasmo (צ). Na língua semítica brima, o árabe, este som ainda existe, e é uma espécie de "sa" que vem do fundo da garganta (ﺹ). No hebraico moderno virou um som como o zz italiano de Pizza.
  • O T do carneiro (ט). Simples assim: imagine um carneiro tentando pronunciar o fonema "T". Pois adivinhe só: na língua semítica brima, o árabe, este som ainda existe (ط). Mas no hebraico moderno virou um T normal, só que como já existia um T normal no hebraico antigo, hoje o hebraico tem dois T (ת,ט). É só escolher qual você prefere!!

Todas as palavras do idioma podem ser criadas a partir das infinitas combinações desses sons básicos. É fácil!

A prova da existência desse idioma[editar]

A declaração de independência do estado Israel acontecida no interior da Palestina, foi redigida em hebraico num rolo de papel (papiro) e endereçada aos ingleses, todos os palestinos presentes ao acontecimento leram e concordaram.

Gramática Hebraica[editar]

O hebraico possui uma gramática extremamente lógica, baseada em algumas simples funções logarítmicas,algorítmicas, trigonométricas, matriciais e fatoriais. Deste modo, os israelenses nem sequer precisam das vogais para ler e escrever, visto que a partir de alguns elementares raciocínios matemáticos é possível deduzir precisamente quais são os sons das vogais omissas e também como conjugar cada um dos tempos verbais, de acordo com alguns simples teoremas (bynianim). Por exemplo: FZR= fazer. As vogais são omissas por que é simplesmente óbvio que FZR não pode significar nenhuma outra coisa a não ser NADA mesmo já que é um expressão de ligação do verbo fazer. Entenderam ? Contudo, existe um sistema de vocalização no hebraico para ajudar os retardados incapazes de proceder com o mais elementar raciocínio lógico o que consta nos escrituras sagradas.

Este simples logarítmico, por exemplo, permite saber quando a vogal omissa é um "e": log2(e) ≈ 1,44269504.

Este outro permite saber quando a vogal omissa é um "a": log10(a)≈ 0,4342944853.

0d324a0fb59ef3783a780b91e9f6d274.png

Acima, o Teorema (Binyan) de Pa'al, um dos 7 teoremas de conjugação dos verbos em hebraico. Abaixo, o Teorema de Huf'al:

E072560f558bc14c45270fbb09b891c1.png

Literatura em Hebraico[editar]

Vocabulário rápido[editar]

Algumas frases básicas em Hebraico são:

  • Malakoi - devassos
  • Ben zona. - filho da puta
  • Lé tezayen kivsa. - Vai se fuder lavandeira.
  • Lech tezayen gufa shell soos bayarkon ya zayn meyubash! - Você realmente deveria trabalhar num kibutz.
  • Kama ima shelha lokahat le laila. - Quanto custa?
  • Aba shelha sarsur. - Seu pai cuida bem da sua família.
  • Alevai eize kelev ya'anos et ima shelha ve otha gam. - Tudo de bom para você e pra quem for da sua família.

Aprendeu? Agora você está pronto para fazer sua aliyah!

A Desciclopédia adverte: Evite cumprimentar pessoas que falam hebraico com as frases acima. E o Chuck Norris.