Língua malaia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png b4h45 inDn5 4DlH bha54 r5m rpblk iNd0n5i4 d4n bH5A pr5tn banG5 1nd0n5. bhS 1Ndnsi d1r5mkn Pen66Nnny 5etL4H pr0klm45 kemRdk4N 1nd0N5, tptNY sH4r 55dhny, bR5mn dN6n Mul brLKny4 k0n5Tt5. d tmR l5T, bh45 1ndoN5 4dlh Bhas k3rj4 (WrkN6 ln66). Cquote2.png
Bahasa Indonesia sobre Bahasa Melayu

Língua malaia (alfabeto japonês: بهاس ملايو) é o terceiro idioma da Maria Ozawa, utilizado de vez em quando na Malásia é o idioma oficial da Universidade Massachusettsuana de Tuvalu.

História[editar]

Cquote1.png Aku benci Bahasa Indonesia, saya bercakap Bahasa Melayu Cquote2.png

Este curioso idioma chegou à península malaia por volta de 3.000 a.C. através de camelos advindos da bucólica cidade de Oriol, embora a origem da raça malaia ainda seja desconhecida é mais que claro as influências do azerbaijanês na gramática malaia. Os mais antigos registros da língua malaia estão numa uma pedra datada de 9010 a.C. encontradas num banheiro químico em Iskandar.

Nos dias modernos as mulheres que usam calcinha não precisam aprender o malaio, apenas o tailandesa.

Bahasa Melayu X Bahasa Indonesia[editar]

A Malásia e a Indonésia possuem uma reconhecida rivalidade milenar em todos os campos socio-culturais-econômicos, o que inclui seus respectivos idiomas. A diferença do malaio para o indonésio é a mesma diferença entre o argentinês para o uruguaiês (nenhuma). Mas existem dois detalhes básicos para conseguir se diferenciar o Bahasa Melayu do Bahasa Indonesia:

  1. O malaio tem uma grande aficção pela letra "ə" que os indonésios não tem.
  2. A útil frase "comer fígado" pode ser entendida no malaio como "makan hati", enquanto o indonésio não possui nenhuma tradução equivalente.

Gramática[editar]

Não existem regras bem definidas para escrever malaio, a principal é utilizar "ə" ao invés de "e".

Outra regra importante se aplica quando você convida sua namorada para ir a um karaokê, você deve chamá-la para um "dicukur" (depilador), pois para a mulher malaia pernas peludas são o sinal de estarem a disposição.

Outra regra básica do malaio é chamar o Homem-Aranha (spiderman) de "spy deer man".

Alfabeto[editar]

O malaio pode ser escrito de duas formas reconhecidas:

  • Jawi - Utilizado com o alfabeto árabe é uma forma cada vez mais rara de escrita, nem os muçulmanos aguentam usar isso direito...
  • Rumi - Na tentativa de se tornarem mais normais, alguns malaios optaram por utilizar o alfabeto latino.