Língua marata

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota - Não repare que este artigo contenha frases em hindi ao invés de marata, afinal, não existem tradutores de português-marata, e muito menos algum desocupado o suficiente que não more na Índia e conheça essa língua. Por isso, faça de conta que todas frases em hindi desse artigo sejam na verdade marata (o que convenhamos, você não notaria a diferença se eu não tivesse dito).

Língua marata é uma língua de códigos e sinais gesticulada oralmente na Índia, compondo uma de suas 5679 línguas oficiais.

História[editar]

जूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलूलू.

O marata surgiu na época que os portugueses estavam direto lá na Índia para comprar pimenta e havia a seguinte piada rolando nas ruas: "Quantos portugueses são precisos para por um prego na parede? Resposta: 100. Um segurando o prego e 99 empurrando a parede!", então inventaram o marata para que os portugueses não entendessem e não se ofendessem, e agora para dizer a piada basta você dizer "कितने को दीवार में एक कील से पुर्तगाली जरूरत है? जवाब: 100. एक 99 कील पकड़ और दीवार धक्का! (Kitanē kō dīvāra mēṁ ēka kīla sē purtagālī jarūrata hai? Javāba: 100. Ēka 99 kīla pakaṛa aura dīvāra dhakkā!).

E assim, quando decidiram indianizar o português, surgiu o marata.

O ápice do marata foi em 1977 quando a Voyager Golden Record foi lançada pela NASA para a constelação de Ofiúco com a seguinte mensagem para Jabba the Hutt em marata: "नमस्कार. ह्या पृथ्वीतील लोक तुम्हाला त्यांचे शुभविचार पाठवतात आणि त्यांची इच्छा आहे की तुम्ही ह्या जन्मी धन्य व्हा".

Disatribuição geográfica[editar]

O marata é a língua oficial do estado de Maharashtra, e como é lá que está o caos generalizado chamado de "cidade" Bombaim com seus 90 milhões de habitantes, por isso o marata é uma das línguas mais faladas no mundo e você não sabia disso.

Gramática[editar]

O marata sustenta-se através do sistema "sujeito-objeto-verbo", apesar de ser comum também frases do tipo "verbo-sujeito-objeto" ou sujeito-verbo-sujeito" ou "verbo-verbo-verbo-objeto".

Possui algumas características típicas do sânscrito como a existência de três gêneros, masculino, feminino e homossexual neutro.

Alfabeto[editar]

O marata pode ser escrito em devanagari, o que faz do marata algo que parece o hindi, se escreve como o hindi, se fala berrando como hindi, compõe musiquinhas para fazer aquelas dancinhas como o hindi, mas não é o hindi.

Pode ser também escrito no alfabeto modi, que é uma mistura de árabe com devanagari só que mais rabiscado.

Frases úteis[editar]

  • मुझे के लिए पांच दिनार नाखून के इस बिस्तर में झूठ को - "5 dinares para eu deitar nessa cama de prego."