Língua nepali

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua nepali (não possui opção de tradução no Google Translate) é o idioma oficial do Nepal uma região de dissidentes da Índia.

História[editar]

Um potencial falante do nepali.

O Nepal foi durante muito tempo a residência de Mestre Pai Mei e um grupo de mestres xaolins reclusos que escolheram viver como eremitas. A ausência de contato com o mundo exterior fez com que os nepaleses evoluíssem a sua língua (que originalmente era o sânscrito) para um idioma baseado em sons de baixa frequência audíveis apenas por outros nepaleses, no intuito de poupar fôlego, algo precioso para quem vive a 8.000 metros acima do nível do mar.

Em 1845 o explorador inglês Richard Badminton Ballantine foi o primeiro ocidental a ter contato com a língua nepali, o que acredita-se ser o misterioso motivo de pobre Badminton ter contraído coqueluche, mas lançou o primeiro livro em nepalês o नेपाली भाषा बिभिन्न समयमा बिभिन्न नामले चिनिन्थ्यो । खस कुरा, पर्वते भाषा तथा गोर्खाली भाषा आदि । यी मध्ये खस कुरा सबैभन्दा पुरानो नाम हो । ("Ao pisar em Kathmandu pensei estar no Paraíso, logo me dei conta que me haviam drogado com uma mescla de ópio e clorofórmio, me haviam roubado meu passaporte, minhas roupas, meu dinheiro e me haviam tatuado a bandeira da França na bunda.")

Distribuição geográfica[editar]

O nepali pode ser encontrado em regiões do norte da Índia, especialmente no estado do Nepal, podendo se encontrar também alguns criadores de iaques no Butão que falam esta língua.

Gramática[editar]

O primeiro passo entender o nepali é saber o hindi e sânscrito, e em seguida colocar cinco ou mais azeitonas na boca. Seguindo estes passos cuidadosamente, você se tornará um perito nesse idioma (o cuidado é para não engolir nenhum caroço).

Na tabela abaixo você pode observar o curioso conjunto de pronunciação consonantal nepali.

Bilabial Dental Alveolar Retroflexiva Palatal Velar Labial-velar Glotal
Nasal ɑɻɻɻɻ jɑɻɻɻɻ wɑɻɻɻɻ ɑɻɻɻɻ aʊɻɻɻɻ aʊɻɻɻɻ aʊɻɻɻɻ aʊɻɻɻɻ
Plosiva wɑɻɻɻɻɻɻɻɻ
Africativa Ni Niiii Ni ni ni Niiiiii Nɻɻɻɻɻɻɻ
Fricativa ɥʊ̃ɻɻɻɻ ɑ̃ɻɻɻɻ ɥʊ̃ɻɻɻɻ
"Fap Fap" jɤ̃ɻɻɻɻ WTF? ...
Aproximante əɻɻɻɻ jɤʊɻɻɻɻ


Alfabeto[editar]

Na falta de um alfabeto próprio os nepaleses roubaram o Devanagari dos indianos. Mas se você for pirado o suficiente, pode arriscar transliterar o idioma.

Frases úteis[editar]

  • हुनुहन्छ - Julululululululululu!
  • काठ्माडौँ जाने बाटो धेरै लामो छ - A estrada para Kathmandu é muito longa.
  • नेपालमा बनेको - Se o Nepal fosse o único país do mundo, ele seria o melhor país do mundo (ditado popular nepalês).