Língua occitana

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua occitana ou provençal é um idioma ou uma família de línguas? Seria o dialeto falado pelos franceses que se acham andorranos? Ninguém sabe direito o que é occitano, ninguém sabe nem como pronunciar corretamente a palavra "occitano".

História[editar]

Regiões onde teoricamente deveria se falar occitano.

As origens desse idioma são incertas, sabe-se apenas que após a Segunda Guerra Mundial, na região da Occitânia (que ninguém também sabe ao certo onde fica), surgiram uma grande quantidade de jovens com camisas escrito "FIER D'ÊTRE OCCITAN", mas o occitano é tão inútil que nem essas blusas aparecem escritas em occitano, mas em francês.

É impossível reconhecer o idioma occitano como occitano, pessoas desavisadas confundirão achando se tratar de um francês com sotaque bem carregado, é mais fácil reconhecer um occitano por seus trajes de couro de camelo, sempre fazendo referências ao povo bérber que habita Marrocos, mas odeia quando seu avô vem o buscar na escola vestindo uma boina, camisa xadrez vermelha e amarela feita de tricô, um macacão azul e sapatos delicadamente trabalhados artesanalmente, situação constrangedora aos jovens occitanos perante seus amigos franceses normais.

Distribuição geográfica[editar]

Todas as áreas da França, da Espanha e do oeste da Itália que são ignoradas por seus respectivos governos são as mesmas áreas onde é possível encontrar falantes do occitano, e mesmo assim não é lá tão fácil, sendo mais fácil encontrar um mico-azul que fale fluentemente o português.

Dialetos[editar]

O occitano, embora as dúvidas de que realmente ainda seja utilizado, ainda possui inúmeros dialetos igualmente inúteis, são os limusino, auvernês, gascão, andorrano, languedociano, judeo-provençal e alpino-provençal.

Gramática[editar]

Misture o vocabulário francês com a gramática espanhola e italiana, com a ortografia portuguesa, suprimindo umas vogais ali, colocando umas letras "S" em algumas palavras, e pronto, você está apto a falar o occitano com destreza.