Língua punjabi

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua punjabi é um dos 222 dialetos da língua hindi e uma das 2222 línguas oficiais da mesma família indo-europeia do ingrêis. O punjabi é tão compreensível quanto a língua laociana.

História[editar]

Restaurante que experimentou transliterar o punjabi para o ingrês.

O punjabi surgiu através dos estudos do Sikhismo, quando aqueles velhos sábios sikhis pensaram numa maneira original de divulgarem seus escritos, e decidiram inventar uma escrita que fosse uma mistura de hindi mas com um sistema fonético similar aos elefantes (criatura sagrada). E por isso ninguém entende o sikhismo, e por isso não é exatamente a religião mais popular que se tem notícia...

Recentemente o punjabi vem cada vez mais dando espaço ao ingrês, uma vez que escrever em punjabi é um sofrimento e gasta mais tinta que arranhar o inglês.

Sabe-se que o punjabi foi utilizado na tradução do jogo Zero Wing para o inglês, quando os caracteres japoneses foram transliterados para o gurmukhi do punjabi, e estudantes punjabianos entregaram os textos para macacos babuínos executarem a traduação para o inglês. Depois, com o advento do Google Translate (que não inclui a opção de traduzir para o punjabi), essa prática caiu no esquecimento.

Distribuiação geográfica[editar]

A língua punjabi só existe em Punjab, e serve para compor os gritos agudos das divertidas músicas que embalam aquelas dancinhas que os indianos fazem o dia inteiro. E claro, 140 dos 578.000.000 imigrantes indianos nos Estados Unidos falam punjabi.

Alfabeto[editar]

Originalmente, o punjabi foi desenvolvido para o alfabeto gurmukhi, mas nem todo mundo sabe o que diabos é "gurmukhi"... muitos confundem com nome de Orc de algum RPG ou algum personagem secundário de O Senhor dos Anéis. Se bem que é difícil encontrar alguém que saiba o que significa "punjabi".. então tanto faz.

Alguns dizem de forma errado que estados de Himachal Pradesh e Haryana utilizam o alfabeto devanágari para o seu punjabi, mas na verdade eles apenas escrevem o hindi comum errado e os pesquisadores ingleses acham que é uma forma de punjabi.

E no Paquistão, o punjabi é escrito no alfabeto shahmukhi, que nada mais é que aquele gozado alfabeto árabe.

Frases úteis[editar]

  • आपके सभी आधार हमारे लिए संबंधित हैं - "All your base are belong to us".
  • क्या तुमने मौका अपने समय बनाने के जीवित रहने के लिए - "You have no chance to survive make your time".
  • चाल zif महान न्याय के लिए - "Mova zig para grande justiça".