Língua quirguiz

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua quirguiz (em quirguiz: Кыргыз тили, Кыргызча, Kyrgyz tili, Kyrgyzça, قىرعىزچا, قىرعىز تىلى, e sem qualquer jeito conhecido de se escrever a pronúncia em fonemas) é um dialeto do russo. Trata-se de um idioma bem bonito, perfeitamente compreensível e legível, exige apenas um QI superior à temperatura anal de um pônei tadjique que vive sendo molestado nos Montes Urais por um grupo de hippies cazaques foragidos dos lenhadores de Altai.

História[editar]

Cquote1.png Го░лень 50 цe§нт@в Cquote2.png Sim no Quirguistão também se vendem coxinha de rodoviária e eles tem palavras para isso.

Originalmente a língua quirguiz foi criada pelos camelos para se comunicarem. Posteriormente um grupo de primatas Homo Sapiens roubou aquela ideia e apenas aplicou toscamente no alfabeto cirílico.

Por muito pouco, na época da União Soviética, a língua quirguiz não foi erradicada. Uma pena que os Estados Unidos e a CIA não tenha permitido isso, só porque eles sabiam que os marcianos falavam quirguiz e precisavam de intérpretes.

Atualmente sabemos que os marcianos estão extintos, e a importância da língua quirguiz é tão relevante como um entrevista da Luciana Gimenez. Pr isso que não tem a opção "quirguiz" no Google Translate.

Distribuição geográfica[editar]

É muito comum nas fronteiras do Cazaquistão, também usado para se comunicar com empregadas domésticas, pedreiros e limpadores de privadas que vivem em Moscou. Se alguém eventualmente encontrar o Quirguistão com sorte poderá eventualmente encontrar um ser humano que talvez eventualmente saiba algumas palavras em quirguiz.

Gramática[editar]

A linguagem quirguiz é semelhante na sua construção à linguagem artificial Esperanto. Consiste em um monte de palavras das línguas mais diferentes e inteligíveis misturadas entre si, dando ao quirguiz uma grande versatilidade de variações de expressão. Por exemplo, o quirguiz tem mais de 50 palavras para o vocábulo 'leite de burra".

Alfabeto[editar]

Normalmente utiliza-se por convenção o alfabeto cirílico porque na maioria das vezes acredita-se que apenas esse tipo de alfabeto exista. Mas como alguns sons do quirguiz são inexistentes em qualquer outra parte do mundo, há o acréscimo das letras ң, ү, +, §, ө, ░, ¶.

Frases úteis[editar]

... Útil é você nunca ir para o Quirguistão, para não precisar falar esse troço...