Língua sérvia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua sérvia (српски језик; srpski srsjrst) é um idioma da família ucra-eslava-russa, língua nativa de grandes nomes como Marija Šerifović, Dejan Petković e Jackeline Petkovic.

Distribuição geográfica[editar]

То је оно што се дешава када српски војници претеривати ракију од шљиве.

O sérvio é a língua oficial Sérvia, mas devido às tensões naquele país e o perigo da Sérvia se dividir em Sér e Via, é muito provável que a língua sérvia precise ser adaptava para o dialeto sér.

Outro país que adota o sérvio é a Bósnia e Herzegovina (mais precisamente na região da Herzegovina já que não existe "língua herzegoviana" ao contrário da existente língua bósnia). Ao contrário da crença popular não existem falantes do sérvio na Croácia, os poucos falantes do sérvio naquele país na verdade são espiões remanescentes de Josip Broz Tito.

Dialetos[editar]

O sérvio possui alguns dialetos intiligíveis entre si, que são eles: croata, bósnio, macedônio, montenegrino e esloveno.

História[editar]

Num belo dia, um camponês da Albânia decidiu que queria aprender russo e como é evidente ele desistiu no meio. O seu caderno com os rascunhos foi descoberto por um grupo de eslavos que viriam ser conhecidos como sérvios, eles decidiram aceitar aquele achado como um sinal divino para adotar aqueles escritos como seu idioma oficial.

A língua sérvia foi uma das razões para o fim da Iugoslávia, devido ao completo desentendimento entre sérvios e croatas na hora que estavam jogando truco, uns diziam "Труцо" e outros "Trc".

Gramática[editar]

Em primeiro lugar é preciso entender que o sérvio é tão igual quanto o croata, bósnio e macedônio. Se você aprender algum desses outros idiomas e mais o russo você está apto para falar e escrever sérvio.

O sérvio possui 670 encontros consonantais distintos cada um com seu fonema próprio, mas não se sabe com exatidão este número devido à impossibilidade de traduzir este idioma para um alfabeto mais legível.

No sérvio transliterado onde é mais razoável o emprego de alguma gramática, escrever sérvio também não é muito difícil, basta reunir uma quantidade considerável de consoantes e coloque o sufixo "vic" em 50% das palavras e você pode ser problemas elaborar um texto em sérvio.

Alfabeto[editar]

O sérvio utiliza o alfabeto cirílico típico das tribos intocadas pelas realizações da civilização.