Língua somali

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua somali (Aff... somali) é um subgrupo da família das línguas Cthulhíticas (faladas por Cthulhu) que foi disseminada no nordeste da África por Nyarlathotep como plano para que seu nome e de seu amigo Cthulhu pudessem ser mais apropriadamente pronunciados.

História[editar]

A língua árabe no alfabeto árabe não é coisa para qualquer um conseguir aprender. Quando os muçulmanos ocuparam a Somália não foi tão fácil assim para os nativos aprenderem o árabe, então daquela confusão de línguas surgia a língua árabe escrita estupidamente errado que posteriormente daria origem ao dialeto somali (que depois transformariam em idioma).

Em 1974 durante o processo de independência da Somália (que dura até hoje) alguém teve a infeliz ideia de inventar a língua somali só para confundir todo mundo ainda mais. Agora tinha gente falando inglês, outros francês, outros árabe e isso só fortaleceu a guerra civil.

Como muitos falantes dessa língua fogem do país por dia, é difícil dizer uma estimativa correta de quantos falantes há dessa língua, porém estima-se que entre 57 e 10.000.000 de pessoas falem somali.

Distribuição geográfica[editar]

A língua somali é a oficial do Djibouti, Somalilândia, Puntland e Sealand. Acredita-se ser falado na Somália também, embora pesquisadores nunca voltem inteiros para comprovar.

Gramática[editar]

A língua somali utiliza o sistema baiano de gramática, pois é desenvolvido com uma completa falta de preocupação com qualquer tipo de norma, o que você escrever está valendo. É muito comum utilizar cupins e traças ao invés de lápis para escrever.

Como os somalis são quase todos surdos por causa das bombas que caem em Mogadíscio todo dia, eles precisam falam sempre gritando, o que justifica a quantidade absurda de vogais repetidas nas suas palavras. Por isso os somalis desenvolveram uma técnica de comunicação similar aos golfinhos, o que é representado no exemplo abaixo, como a adição ou não de algumas vogais podem mudar completamente o sentido de uma frase:

Aaaadaaanaaahaaa dhammaaaantiiiis wuuxuuuu dhaaaashaa isagoooo xoooor aaaaaaaaah xaaaanaaaaaaaaahh
 Hoje quero zebra assada para o jantar
Aaadaaanaahaa dhammaantiiiiiis wuuxuu dhaashaa isagoooooooooooooo xoooor ah xaaahh 
 Levei um coice de uma zebra

Alfabeto[editar]

Antigamente o somali utilizava o alfabeto árabe, mas uma pessoa com o mínimo de inteligência descobriu o alfabeto latino e suas 23 letras e meia, fica muito mais fácil de estudar. Mas quem liga afinal? As únicas pessoas que falam Somali moram na Somália, e como é de conhecimento de todos, possui uma população 100% analfabeta; sendo assim, o Somali em sua forma escrita é totalmente obsoleto.