Língua suaíli

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

A Língua suaíli é uma das línguas bantu mais faladas do mundo. Por ser bantu, talvez o ex-escravo que é seu bisavô talvez falasse bantu. Então comece a estudar com esse produto da Polishop já!!!!

História[editar]

Uma ótima falante do suaíli. Repare que ela tinha muita dicção

Não se sabe como e quando surgiu, pois os europeus tinham a excelente ideia de matar e destruir tudo por onde conquistavam. Todos os textos, livros, pinturas em cavernas e máscaras vodus foram queimados porque os cristãos europeus puros achavam que tudo que é preto relaciona-se com a macumba (o que ainda não mudou muito nos dias de hoje). Podemos saber, porém, que esses mesmos "seres inferiores" habitavam o Oceano Índico antes do ano ano 1000 AC, construindo pirâmides, fazendo cálculos matemáticos e executando com sucesso transplantes de fígado sem anestesia. Também se sabe que os muçulmanos e os nativos conversavam no século IX.

No Omã e no Golfo Pérsico os suaíli habitaram a região de Zanzibar e Pemba, difundindo a língua e o Islã para os grandes e ricos centros do mundo antigo, como Moçambique (?), Tanzânia (?), Quênia (?), Somália (?) e Madagascar (?).

Perto de 1800, os governantes estavam tão entusiasmados com a riqueza (?) dos Suaíli que fizeram rotas permantentes para estimular o comércio. Aì chegou a Alemanha com os nazistas e matou todo mundo, pronto, fudeu!

Gramática[editar]

Exemplo de texto suaíli:

Declaração Universal dos Direitos Humanos:


Watu wote wamezaliwa huru, hadhi na haki zao ni sawa. Wote wamejaliwa akili na dhamiri, hivyo yapasa watendeane kindugu



Tradução:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade, desde que não morem na África.