Língua sundanesa

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua sundanesa é um dialeto do malaio amplamente falado nas montanhas da Indonésia pelo povo local jawa.

História[editar]

Cquote1.png Sialan! Abdi palay langkung mecenghul jero pilem Bentang Perang Cquote2.png
Jawa

O sundanês surgiu quando os holandeses tentaram, sem sucesso, transmitir ao povo de Java sua gloriosa língua neerlandesa, mas falharam miseravelmente pois a língua deles não passa de um alemão cagado e fica difícil. Então pegando retalhos desse conhecimento, inventou-se o sundanês.

Distribuição geográfica[editar]

Idioma encontrado apenas na Indonésia, se você tiver sorte (ou azar).

Gramática[editar]

Orangotangos são uma espécie ameaçada de extinção! Você precisa salvar esses nobres símios! Sabe onde eles vivem? Nas ilhas da Indonésia, onde as pessoas falam sundanês, por isso viaje para Sumatra e salve esses graciosos macacos das garras dos cientistas que os querem para realizar seus terríveis experimentos farmacológicos. Mas para se tornar um salvador dos orangotangos, você tem que antes aprender a falar a língua sundanesa.

O sundanês é uma psicodélica mistura de inglês, neerlandês, mandarim e malaio.

Não há muito o que se dizer sobre a gramática sundanesa porque ninguém sabe do que se trata. O importante é conhecer que a única forma de diferençar javanês de sundanês, é que o sundanês utiliza o prefixo su- antes de qualquer palavra

Alfabeto[editar]

O alfabeto utilizado pelo sundanês é o latino mesmo, mas se você ver um indonésio escrevendo sundanês da direita para a esquerda nem estranhe, ele apenas leu muito o Alcorão e por isso se acha um árabe.