Língua tártara

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua tártara (não confundir com "Língua com tártaro") é o principal dialeto da língua turcomena pertencente à família altaica (família de línguas que ninguém sabe escrever, apenas falar), muito falado no Acre e no Tartaristão. A verdade é que é exatamente igual a língua russa, apenas com um leve sotaque mongol.

História[editar]

Viu alguma diferença para a língua russa?

Quando os tártaros exportavam o seu molho tártaro para o Tadjiquistão eles tinham que falar em alguma língua. Eles arriscaram arranhar o tadjique, e dessa tentativa frustrada surgiu a língua tártara.

Posteriormente a União Soviética estuprou todos os tártaros, a antiga gramática foi banida para sempre, o último livro de gramática de Tártaro Tradicional foi trancafiada num mosteiro na Sibéria. Com o domínio russo o alfabeto cirílico foi instituído, pois aquele alfabeto combina com vodka. O único problema é que os tártaros não conseguiram mais se entender pela escrita (e muito menos os russos) e por isso é comum ver sua escrita em alfabeto latino (não que isso resolva alguma coisa, no final das contas todos falam em russo).

Distribuição geográfica[editar]

No atual momento, o tártaro é falado apenas por algumas comunidades de ciganos nômades do Tartaristão, pois os tártaros que moram na cidade e frequentam escolas já aprenderam o russo que é mais fácil e não vão mais se prestar a aprender o tártaro.

A língua tártara é ainda encontrada em Ufa e também em partes da Sibéria e outros lugares onde ainda se escreve com pena e tinta.

Gramática[editar]

A gramática tártara é completamente baseada na entonação fonética, não existem bem palavras mas sim níveis diferentes de volumes de gritos, cada tipo de grito representando uma palavra. Apenas os tártaros possuem ouvidos capazes de distinguir os diferentes níveis de decibeis para discernir uma palavra da outra.

Alfabeto[editar]

O tártaro utiliza oficialmente o alfabeto cirílico, mas como não existe ninguém para vigiar isso, é comum ver o tártaro escrito também em alfabeto latino, alfabeto árabe ou mesmo alfabeto atlântido.