Língua tadjique

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua tadjique (no alfabeto soviético: тоҷикӣ; no álfabeto bin Laden: تاجیکی; no alfabeto da sua mãe: tojikí) é um idioma bizarro, minoritário, considerado insalubre, que não faria diferença se não existisse, e não pertence a nenhuma família linguística por ser tão inútil e não passar de uma mistura bizarra de persa e russo.

Distribuição geográfica[editar]

No Tadjiquistão você precisa saber tadjique para quando for encontrado perdido nas estepes passando fome, saber pedir uma refeição sem confundir as palavras e por acidente acabar dizendo que quer dormir com a esposa do cara que te salvou.

O tadjique é falado no Tadjiquistão (como poderia se esprar) por 8% de sua população. Os outros 92% já descobriram que falar russo, ou até mesmo cazaque é mais negócio.

Há registros de alguns falantes do tadjique que vivem no Uzbequistão, mas é tudo a mesma bosta, as vezes eram até uzbeques bêbados que falando enrolado davam a impressão de estarem falando tadjique.

História[editar]

Um belo dia, que não entrou nos anais, um persa queria comprar uma cabra de um camponês uzbeque e observando este negócio estava um pacato cidadão tadjique. O persa disse: "Ramarala hana hala rama rala haamraranamala rama!" ao que o uzbeque respondeu: "Strostsky Skavurska Struvsky Isvodka" e assim surgiu o idioma tadjique, quando aquele pacato tadjique teve a péssima ideia de unificar aqueles dois idiomas.

Gramática[editar]

A gramática tadjique foi descrita pela primeira vez no Necronomicon, um manual antigo em língua tâmil, que data de 1997 a.C., que descreve os poderes sobrenaturais do idioma tadjique de causar gangrena e câimbra nos músculos da língua.

Detalhes sobre a gramática tadjique não existe, o pouco que se sabe é que não existe diferenciação entre minúsculas e maiúsculas.

Alfabeto[editar]

O tadjique pode ser escrito em até 8 alfabetos diferentes, variando do cirílico, árabe, persa, latino, klindon e até o alfabeto caprino. Os renomados 3 doutores da Grande Academia de Letras Tadjique em 1991 reuniram-se para definir qual seria o alfabeto do tadjique, e a resposta foi simples: "Todos, quanto mais letras mais fácil".

Frases úteis[editar]

  • Ghtdsadassad - Posso lamber sua ferida?
  • Tolololosdsuhjdf - Eu tenho um pássaro podre na minha bolsa, então eu sempre posso sentir o cheiro da morte.
  • Aaaaaaaaaaaaaaaaa - Pare ou eu atiro.
  • LOLOLOLOLOLOLO - Você é muito ruim para jogar pedra.
  • Strusdhgsdg Gengis Khan hama rala - Ah não histórias de Gengis Khan outra vez...
  • Prydybna dgoirtghs dyawpdio - O governo está nos forçando a ter aulas de gaita.
  • Rala rala na muchaca - Quanto custa sua irmã?