Língua tagalo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Tá galo Cquote2.png
Google sobre Língua tagalo

Língua tagalo é uma língua morta, antigamente falada nas Filipinas, atualmente foi substituída pelo inglês, ingrês e inglês misturado com espanhol falado de uma maneira extremamente tosca.

História[editar]

Balagtas, o "Shakespeare" do tagalo.

A língua tagalo foi uma invenção dos espanhóis no século XVI como tentativa frustrada de tentar compreender os filipinos. O problema é que a comunicação local era muito baseada em fonemas gestuais e sons feitos com o ranger da parte interna das coxas, tornando o tagalo tradicional impossível de ser adaptado para qualquer idioma escrito.

Em 1593 é lançado o primeiro livro em tagalo, a Doctrina Ewokiana di bueno aprendier Tagalog, que buscava instaurar uma gramática para o tagalo. O resultado foi esse espanhol misturado com tailandês.

Distribuição geográfica[editar]

O tagalo ainda pode ser encontrado nas distantes comunidade rurais das Filipinas pois nas cidades grandes tem que se saber é inglês para conseguir algum programa com um aceitável nível de custo-benefício. O tagalo é ainda é sexta língua oficial dos Estados Unidos, muito falada no interior de Utah como forma de comunicação com marmotas domesticadas.

Gramática[editar]

A gramática tagalo é relativamente simples, toda sílaba tem uma vogal e uma consoante, o que torna o tagalo pelo menos legível.

Os sons a serem executados com a palma da mão sob a axila dobrada de modo a simular o som de um peido são representados pelos encontros consonantais "NG" (para um mais longo) ou "BL" (para um mais agudo e curto).

Alfabeto[editar]

O tagalo utiliza o alfabeto latino com algumas pequenas adições. O alfabeto oficial você pode ver abaixo:

A B C CH D E F G H I J K L M N Ñ NG O P Q R RR S T U V W WTF? X Y Z