Língua tcheca

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua tcheca é um idioma europeu que pertence à família das línguas, e trata-se de uma versão do polonês com uma maior quantidade de "r", "k", "z" e acentos, sendo ligeiramente inteligível com o árabe e o eslovaco.

Distribuição geográfica[editar]

Ninguém quer saber muito da língua tcheca quando é mais interessante estudar os peitos tchecos.

A língua tcheca é considerada o idioma oficial da Eslováquia e portanto a língua mais falada naquele país, sendo possível encontrar seus falantes em outros países como Áustria, República Tcheca e Liechteinstein geralmente em isoladas fazenda onde não é hábito falar o alemão como nas grandes cidades.

Gramática[editar]

A gramática tcheca consiste em um alemão falado engraçado como se você estivesse prestes a sofrer um gravíssimo coma alcoólico, tudo sem esquecer de utilizar o menor número de vogais possível, como na seguinte frase tcheca: "Sťřč přsť skřž křk" um famoso ditado popular da Boêmia que traduzido para o português literalmente significa "Zonhei qui comi duaz gataz i acordei com una mocréia i um traveztí na ca".

Para escrever tcheco é muito fácil, pegue qualquer sentença ou texto em alemão, e acentue todas as consoantes com aquele circunflexo invertido, e coloque acento agudo em 50% das vogais (se encontrar alguma). Para falar tcheco também é fácil, apenas simule estar bêbado e falando em alemão.

Fonologia[editar]

Falar tcheco corretamente é uma experiência similar a ter seu estômago embrulhado pela ingestão excessiva de knědličký (prato tradicional tcheco sem tradução para o português, que consiste em javali assado na fogueira e refogado com cerveja e capim frescos). A grande quantidade do fonema "z" em quase todas palavras do vocabulário tcheco tem uma explicação histórica, pois todo bêbado tem a necessidade involuntária de morder a língua e provocar esse som, e a língua tcheca ao longo dos milênios se adaptou a esta necessidade do povo tcheco.

Uma letra em especial da fonologia tcheca é o "Ř", cuja pronunciação /zrtstrz/ só pode ser feita corretamente com o auxilio de piercings na língua.

Alfabeto[editar]

O tcheco sustenta-se no alfabeto latino, com características do alfabeto polonês, mas ao contrário do alfabeto ucraniano utiliza letras legíveis, que são:

Á À Ä Č Ď Ě CH Ì Í K Ň Ò Ó Ř Š Ť Ù Ú Ý Ž

Todas com acentos. Na verdade para os tchecos letras sem acentuação é que são como acentos para eles.

Frases úteis[editar]

  • "Kde mohu najít levné děvky?" - Onde posso encontrar prostitutas baratas?