Língua turcomena

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua turcomena (Türkmençe, sem formas plausíveis de escrever a pronunciação) é um idioma urálico-altaico (ou seja, com alto grau de ureia em sua composição) falado, talvez, no Turcomenistão. Engana-se quem acha que seja uma fusão entre o turco e o armeno, não há nada bizarro no mundo que possa ser usado como comparação ao idioma turcomeno.

História[editar]

Cquote1.png Nji yylyn mayynda Dunya turkmenlerinin gumanitar birlesiginin prezidentligine saylanyldy. Cquote2.png
Antiga piada turcomena

Como toda história do idioma turcomeno está escrito em turcomeno, qualquer análise histórica dessa língua é mera conjectura. O único fato relevante que os historiadores e linguístas sabem do turcomeno é que não existe palavras cruzadas para o idioma turcomeno, pois não existem revistinhas grandes o bastante para as palavras turcomenas, e também que o objetivo desse tipo de entretenimento não deveria ser causar câimbra e gangrena no pulso por esforço repetitivo em escrever letras "Y".

Gramática[editar]

Este idioma é a coisa mais medonha que se tem notícia. Pegue por exemplo a inocente frase turcomena: "Milli Galkynys hereketinin we Yasulular maslahatynyn bilelikdaki Mejlisi Saparmyrat Turkmenbasyny Turkmenistanyn omurlik Prezidenti diyip yglan edilyar." Se você ficou com medo só de ler, não queira saber como se pronuncia isso, qualquer um diria que seu interlocutor está engasgado com um chiclete grudado em sua laringe obstruindo a passagem do ar tolhendo=-lhe o fôlego e agora ele agoniza indefeso diante de uma inevitável morte por asfixia, mas não, ele só está apenas pedindo um copo de leite de camela emprestado.

Sem falar que no turcomeno a mesma palavra para "sim" pode equivaler para "não", e as vezes também até para "olá", dependendo do contexto e da entonação. Por isso que na prática todos usam o idioma russo na hora de afirmar ou negar algo.

Alfabeto[editar]

Nem os turcomenos sabem dizer direito que diabos de alfabeto eles usam. É uma espécie de alfabeto latino com alguns desenhos do cirílico e outras coisas inventadas por Saparmyrat Nyýazow (o inventor e dono desse idioma) como os caracteres bizarros $, &, 󦻳, °º.