Українська

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua ucraniana é um dialeto da língua russa falado pelos russos que moram na Ucrânia. O ucraniano parece russo, lembra russo, fala como russo, tem letras escrotas como o russo, só pode ser escrito após ingestão excessiva de vodka como o russo, mas não é russo, é ucraniano.

História[editar]

Não é Orloff, nem Smirnoff... então é ucraniana.

Nos tempos remotos quando a Ucrânia não tinha dono e os ucranianos viviam isolados do resto do planeta, eles se comunicavam telepaticamente, sem precisar o uso de nenhuma palavra, som ou escrita. Mas gradualmente, como resultado de mutações recessivas e ingestão cada vez maior de vodka russa, alguns desses ucranianos perderam a capacidade de telepatia, e foram obrigado a inventar um dialeto, o russo da Ucrânia, posteriormente, a língua ucraniana.

No início do século XX Lênin achou o vocabulário ucraniano muito limitado e como ele não passava de um bebâdo russo não entendia ucraniano, e graças à União Soviética fez o favor de construir várias escolas de língua russa no seu país amigo a Ucrânia, e como foi que os ucranianos retribuíram essa gentileza? Queimaram todas as escolas e insistiram que sua língua era a melhor do mundo.

Dialetos[editar]

  • Ucraniano do leste - Falado por 80% de russos, 12,10% de ucranianos, o resto é gente inútil.
  • Ucraniano do oeste - Falado por 50% de ucranianos, 25% de poloneses, 15% de tchecos, 10% de húngaros.
  • Ucraniano dos ciganos - Falado por ucranianos que viraram hippies e vagam pelo interior da Europa incorporando todo tipo de palavras de outras línguas a seu ucraniano.
  • Ucraniano Stepan Andriyovych Bandera - Falado por apenas 9% da população do extremo oeste. O dialeto menos estudado do ucraniano, difundido por Stepan Bandera, geralmente incompreensível para qualquer pessoa, mesmo os russos.
  • Ucraniano linguagem "literária" - 1% da população sabe essa forma de ucraniano, nem linguistas profissionais com diploma universitário sabem direito falar a norma culta de ucraniano.

Gramática[editar]

Um protesto na Ucrânia. Note como os cartazes em língua ucraniana são irrelevantes, fazendo-se necessário exercer o apelo visual para que se torne compreensível.

O ucraniano é uma mistura bem humorada de marciano com russo, com algumas características próprias.

O mais importante para você saber da gramática ucraniana é que cada ação tem seu próprio verbo, e você vai passar tanto tempo se embirutando com seu alfabeto escroto que sua cabeça vai explodir.

Alfabeto[editar]

O ucraniano utiliza o famoso alfabeto cirílico com alguns adendos, sendo por exemplo o único alfabeto no mundo onde o 3 é uma letra.

Uma letra especial é a Ҩ (minha bola direita) que tem som de "dsfsdtjf", e quando falada, tacitamente tal pronúncia ativa na mente de forma especial as ideias subversivas do interlocutor, através do inconsciente coletivo.

Foram muitas as tentativas frustradas de trazer o ucraniano para o alfabeto latino. O Latinka, como chama, não funcionou, afinal eram necessárias altíssimos índices de vodka.

Diferença entre russo e ucraniano[editar]

  • Я хочу водки.
  • Я хочу горілки.

Uma dessas frases é russa, e outra ucraniana. Viu alguma diferença? Não? Nem eu, nem ninguém, só os ucranianos são capazes de detectar a diferença.

Uma situação especial no alfabeto ucraniano diz respeito à letra "Я". O R ao contrário é a melhor forma de se diferenciar um ucraniano de um russo, pois um ucraniano o pronuncia "gyeeee" enquanto um russo o pronuncia "rrrrrrr".